10 dicas de como dividir o seu quarto em dois

Se você mora em um imóvel pequeno, já sabe que a criatividade é um dos seus principais aliados para distribuir bem os móveis no espaço e tornar o seu lar o mais confortável possível.

Com a permanência do home office, mesmo no período pós-pandemia, a necessidade de rearranjar os espaços para acomodar o escritório se fez presente. 

Ou talvez você precise de um cantinho na casa para montar um espaço zen de meditação, por que não?

Não importa qual a função que você vai dar para esse novo espaço: que tal conhecer algumas maneiras criativas de dividir o seu quarto em dois? Ficou interessado?

Então acompanhe o conteúdo que a Terraz Aluguel Digital preparou para você! Confira formas criativas e também elegantes e funcionais para aproveitar melhor o cômodo.

1. Como dividir o quarto com cortinas

A cortina não serve somente para bloquear a luz das janelas. Por ser um objeto bonito e elegante, pode ser um ótimo separador de ambientes. Você pode escolher cortinas das cores de algum móvel ou da parede, por exemplo, ou mesmo branco, deixando a decoração mais clean.

O único problema é que as cortinas não isolam uma peça acusticamente. Então, se mais de uma pessoa habitar o cômodo e, com funções diferentes, isso pode atrapalhar. Porém, se você mora sozinho/a, isso não será um incômodo.

2. Como dividir o quarto usando tapetes

Uma outra boa ideia é usar tapetes para delimitar os ambientes. Já mencionamos essa dica no conteúdo Morar em um cômodo: como decorar um espaço pequeno, publicado aqui no blog da Terraz (LINKAR)

A chegada do frio é mais um argumento para você investir em tapetes na sua casa. Ao colocar embaixo da cama, por exemplo, e do outro lado colocar embaixo da mesa de home office e da cadeira, você já está criando dois ambientes diferentes no mesmo espaço.

Aproveite e invista tapetes com cores que contrastem com a tonalidade do piso, para reforçar a ideia de divisão dos ambientes.

3. Como dividir o quarto usando plantas

Aqui você tem algumas opções. E se você é fã de plantinhas e adora adquirir uma espécie nova cada vez que sai para passear, essa dica é para você!

Confira o conteúdo Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para dentro de casa ou do apartamento e escolha sua plantinha sem erro! 

Você pode usar um vaso com uma planta maior, no chão, ou até mesmo adotar plantas pendentes, por exemplo, para dividir os ambientes.

Além de trazer tranquilidade e personalidade para o ambiente, as plantas também purificam o ar e fazem bem para a sua saúde. Só benefícios!

4. Como dividir um quarto com paredes de vidro

Se você pensa em separar o ambiente com uma estrutura mais sólida, talvez seja uma boa ideia investir em paredes de vidro. Porém, somente uma folha é suficiente. 

A grande vantagem de uma parede de vidro é que ela não obstrui a passagem de luz no ambiente. Você pode adotar vidros fumês, por exemplo, para ter mais privacidade. Trata-se de uma solução que torna o ambiente mais elegante e clean.

5. Como dividir um quarto com móveis funcionais

Quem sabe dividir o cômodo com um móvel como uma estante? Ou talvez um móvel mais baixo, como um baú ou um rack, que pode servir também para você armazenar algum item? Nesse caso, tudo depende da forma que você irá organizar as coisas.  

6.  Como dividir o quarto com um biombo

Outra boa sugestão é o conhecido biombo. Você com certeza já viu um na cenografia de algum filme. É uma solução clássica, que proporciona intimidade ao ambiente e também o torna funcional.

Essa é uma peça que irá fazer parte da decoração. Você encontra biombos produzidos a partir de diversos materiais: madeira de bambu, metal, vidro e ferro forjado são alguns deles.

7. Como dividir o quarto usando cores diferentes

Já pensou no fato de que as cores são uma forma de comunicação e também de organização? Se você tem filhos, por exemplo, dividir o quarto com as cores preferidas de cada filho, seja na roupa de cama ou em tapetes, e até mesmo na estampa de algum estofado, é uma forma de dividir o ambiente.

Além disso, as cores dão vida e personalidade a qualquer cômodo. Portanto, invista nas cores no momento de dividir e decorar o seu quarto. 

8. Como dividir o quarto com espelhos

Os espelhos também são um item de decoração indispensável. Você provavelmente precisará de um espelho de corpo inteiro, então por que não colocá-lo para dividir algum ambiente no seu quarto?

Um espelho com apoio e um aspecto vintage pode ficar muito interessante na sua decoração, seja qual for. 

9. Como dividir o quarto com MDF

Menos robusto que uma parede de madeira, a divisória em MDF cumpre a sua função e também pode ser útil para expor algum quadro de decoração ou até mesmo pendurar a televisão. 

O MDF é um material com um preço mais acessível que a madeira, mas que apresenta a mesma durabilidade e sensação de aconchego. Além disso, você encontra o MDF em uma grande variedade de cores e estilos. 

10. Como dividir o quarto com uma parede de gesso

O gesso é o material que mais irá se assemelhar com a alvenaria dessa lista.

A instalação de uma divisória de gesso é rápida e você poderá revesti-la com papel de parede ou pintura, normalmente. Essa é uma solução interessante para quem quer uma divisória com mais estrutura, que realmente dê a sensação de divisão de um cômodo. 

E então, gostou das dicas que trouxemos neste conteúdo? 

Para nós da Terraz é um prazer ajudá-lo a encontrar o seu lar e também fazer com que o imóvel que você alugou fique com a sua cara, além de elegante e confortável. Continue acompanhando as dicas para a sua casa aqui no blog da Terraz e não perca nenhum conteúdo.