Por Equipe Terraz

Na hora de escolher um imóvel para alugar pode surgir a dúvida de qual é o tamanho ideal de apartamento ou casa para você e sua família.

Não há uma regra muito clara de quantos metros quadrados uma pessoa precisa para viver confortavelmente. A tendência dos imóveis, na verdade, é diminuir cada vez mais e investir em aproveitar os espaços de forma inteligente. Apartamentos para uma pessoa chegam a ter menos de 15 m², o que pode parecer muito pouco, mas já é extremamente normal em países como o Japão. No Brasil, já temos alguns modelos com proposta parecida, apesar de ainda causarem certo espanto à população.

Por isso, ao pensar em qual o tamanho ideal de um apartamento é preciso levar em consideração as opções disponíveis no mercado e as necessidades que você e sua família têm a curto e médio prazo. Imóveis mais novos, em geral, têm plantas de 1, 2 ou 3 quartos, dificilmente mais do que isso, salvo pelos imóveis de alto padrão. O tamanho dos ambientes em imóveis construídos recentemente também costuma ser bastante reduzido. Por isso, se busca por cômodos amplos, um apartamento mais antigo pode ser o que você procura.

Qual o tamanho ideal de um apartamento

Em geral, studios e quitinetes apresentam de 20 a 30m², os apartamentos de 1 quarto, que tem separação de ambientes e projetados para abrigar um ou dois moradores, têm entre 40 m² e 50 m². Apartamentos de 2 quartos, pensados para comportar uma família de 3 ou 4 pessoas, costumam ficar na média de 55 m² a 80 m². Os apartamentos de 3 quartos, para famílias com 2 filhos ou mais, partem dos 70 m² ou 80 m² para cima.

Um ponto importante para se considerar é que o tamanho ideal de um apartamento pode ser diferente do tamanho ideal de uma casa, por exemplo. No caso dos apartamentos, boa parte do espaço que você terá disponível é a área privativa do apartamento, além dos espaços de uso comum. Isso é importante, principalmente, para pessoas que sempre moraram em casas, onde, além da própria casa, há áreas como sótão, porão ou área externa com outras construções como churrasqueira, edícula, depósito, garagem.

Essas áreas extras são muito utilizadas para armazenamento de itens que não são utilizados com frequência, e isso não é possível em um apartamento. Por isso, pode ser necessário desapegar de alguns itens, investir em soluções de aproveitamento de espaço ou alugar um apartamento com um cômodo extra e mais espaço.

Qual o tamanho ideal de uma casa

Na hora de calcular qual o tamanho ideal de uma casa, o tamanho dos cômodos e do espaço de armazenamento dentro da residência pode ser um pouco menor. Isso porque, como já citado, há outros espaços extras onde é possível armazenar itens.

As áreas externas da casa também são muito utilizadas para receber a família e os amigos em dias de tempo bom e, portanto, as áreas de convivência da casa podem ser um pouco menores pois não precisam acomodar tantas visitas. Porém, mesmo assim, há algumas dicas de metragens mínimas para os cômodos que podem ajudar a viver com mais conforto.

Para quartos, por exemplo, a metragem mínima indicada é 12 m², se houver apenas um quarto na residência. No caso de um imóvel com mais de um dormitório, o quarto principal costuma ter em torno de 12 m² e os outros podem ter cerca de 9 m². No dormitórios é necessário levar em conta que o comprimento de uma cama é de no mínimo 1,80m, e a largura do cômodo não pode ser menor que essa medida.

Outras metragens mínimas para os ambientes de uma casa são:

• Sala: 12m², com largura mínima de 2m
• Cozinha: 4m², com largura mínima de 1,5m
• Banheiro: 1,5 m², com largura mínima de 0,80m
• Corredor: largura mínima de 1m
• Garagem: largura mínima de 2,5m para 1 veículo

Como escolher um imóvel para alugar

Existem alguns fatores que você precisa levar em consideração para calcular o tamanho ideal de apartamento para você. Confira quais são:

Número de moradores

Esse é, com certeza, o mais óbvio fator para se levar em conta. Por exemplo, uma pessoa sozinha ou um casal podem se dar bem num apartamento pequeno de apenas um quarto. Mas se colocar um ou dois filhos na conta, com certeza quartos extras serão necessários.

Animais de estimação

E quando falamos do número de moradores não queremos só dizer os moradores humanos, não! Quem tem bichinhos de estimação sabe que eles são parte da família e precisam ser levados em conta na hora de decidir qual o tamanho ideal de um apartamento ou casa.

Se você tem um cão de porte grande, por exemplo, pode ser extremamente inviável alugar um apartamento muito pequeno e, provavelmente, uma casa com quintal grande seja uma opção melhor. Já gatos e cães de porte menor costumam se adaptar muito bem em apartamentos, mas optar por um imóvel que tenha sacada pode ser muito bom para o bem-estar do seu bichinho.

Outro cuidado necessário é que muitos condomínios não permitem caminhar com o cachorro nas áreas coletivas, demandando que o dono passeie na rua. Por esse motivo sugerimos conhecer as regras de condomínio, e as redondezas antes de alugar.

Estilo de vida e prioridades

O tamanho ideal de apartamento também depende dos hábitos, estilo de vida e prioridades da sua família. Por exemplo, se você trabalha em casa, com certeza um apartamento com quarto extra para transformar em escritório pode trazer um ótimo benefício para você.

Se você ama cozinhar, vai precisar de uma cozinha maior, enquanto alguém que quase nunca faz refeições em casa pode optar por um apartamento com uma cozinha pequena. Outro exemplo seria uma pessoa que gosta muito de receber amigos e família em casa e, provavelmente, vai priorizar uma sala de estar e de jantar grande. Já alguém que prefere ficar sozinho conseguiria viver com uma área de convivência menor.

Enfim, a dica aqui é listar o que é indispensável para você e a sua família e, assim, priorizar quais ambientes precisam ser maiores para acomodar tudo que você precisa.

Infraestrutura do condomínio

Os condomínios hoje em dia contam com muitas áreas comuns e serviços compartilhados, o que pode diminuir a sua necessidade de ter algumas funcionalidades em casa. Um exemplo disso são condomínios com lavanderia compartilhada, o que elimina a necessidade de uma área de serviço no apartamento.

Outros condomínios também têm espaço de armazenamento, escritório compartilhado, academia e área gourmet para receber amigos, entre outras opções. Por isso, antes de decidir se um apartamento tem o tamanho ideal para você, considere também as áreas compartilhadas.

Tempo que pretende morar no apartamento e planejamento do futuro

Ao calcular qual o tamanho ideal de um apartamento ou casa para você, pense também no futuro. Num apartamento alugado, pode ser que você fique apenas alguns anos naquele imóvel, mas mesmo assim é importante considerar como as suas prioridades podem mudar enquanto você residir ali.

Você pretende comprar um carro? Então já precisa considerar isso e buscar um imóvel que tenha vaga de garagem ou estacionamento por perto. Outras mudanças que podem ocorrer são um novo animal de estimação, visitas de familiares ou até mesmo o aumento da família.

Procurando imóvel para alugar?

Com a Terraz Aluguel Digital, você pode ter mais tempo para se preocupar com as questões que realmente importam no processo de aluguel, como essa, de escolher o tamanho de ideal de apartamento para você e sua família. Com a gente, tudo acontece sem burocracia e o fechamento do contrato não vai tomar tempo nenhum. Você consegue fazer tudo online, pelo site. Acesse e confira!