Com a chegada do verão e o contexto de pandemia, você talvez esteja se perguntando como pode aproveitar a estação dentro de casa. Nós da Terraz Digital reunimos algumas dicas para você curtir o seu imóvel e entender de que modo a incidência dos raios solares e as escolhas na hora de decorar a sua casa influenciam na climatização e aconchego do seu lar. E mais: ao final, damos algumas dicas para quem está buscando um imóvel sobre como escolher a melhor posição solar na hora de alugar um apartamento.

 

Solstício de verão: afinal o que é?

Dia 21 de dezembro acontece o solstício de verão no Hemisfério Sul da Terra. É o momento em que o nosso hemisfério está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, de modo que os raios solares penetram perpendicularmente na superfície da metade Sul do planeta. O resultado: é o dia com maior luminosidade do ano e com menor duração da noite por aqui.

Para muitos povos antigos, a data coincidia com uma série de comemorações e festividades e era uma espécie de marco do começo de um novo ciclo. Um momento para celebrar a vida, a luz e a semeadura, além de adorar o Deus Sol. 

Na atualidade, o solstício marca o início do verão, uma estação que divide opiniões: há os que amam e se sentem mais vitalizados com as altas temperaturas, e há aqueles que costumam sofrer um bocado por causa do calor. Este ano, com a pandemia, o desafio pode ser ainda maior para quem segue tentando respeitar o distanciamento social. Mas existem algumas soluções criativas para aproveitar e tornar o ambiente de casa mais aconchegante nessa época do ano e conseguir relaxar e curtir o verão dentro de casa.

 

Aposte nas plantas e na estética urban jungle

Você pode criar um jardim, uma horta ou espalhar alguns vasos com plantas pelo apartamento. Para quem é mais ousado, a estética urban jungle, queridinha entre os millennials, permite criar composições expressivas com folhagens variadas. Costelas de adão, jiboias e samambaias estão entre as preferidas dos jovens urbanos. Elas podem ser combinadas ainda com as suculentas e os cactus como o Mandacaru, típico do Sertão Nordestino brasileiro. Mas atenção: antes de adquirir, é importante buscar saber qual tipo de luminosidade cada uma delas precisa – pleno sol, meia-sombra ou sombra – e a quantidade de água – que varia de acordo com a espécie e a estação.

As plantas trazem muitos benefícios além da estética. Nem todos sabem, mas elas ajudam a purificar o ar e a manter os ambientes úmidos, amenizando as altas temperaturas. Além disso, trazem um certo “respiro” à selva de pedras e concretos de que são feitas as grandes cidades, ajudando a relaxar e permitindo um contato maior com a natureza. Em um ano em que a preocupação com a saúde mental esteve tão em alta – com aumentos de casos de depressão, ansiedade e síndrome de burnout -, a rotina de cuidados com as plantas pode ser uma aliada para aumentar o bem estar e manter o foco no momento presente.

Se o seu imóvel tem sacada, o jardim vertical é uma intervenção simples e bonita que pode dar um charme único ao seu lar neste verão. Ele geralmente é feito a partir de um painel, blocos de cerâmica ou vasos meia-lua na parede. O resultado fica muito legal e é possível ainda criar uma horta com condimentos que podem ser usados em sua cozinha.

 

Mude a decoração com tecidos e materiais leves e naturais

Para quem está pensando em mudar a decoração, a dica é escolher objetos feitos com tecidos mais leves e naturais como o linho e o algodão. Também é possível dar uma renovada nas cortinas utilizando esses tecidos mais leves. Para sofás, mantas e poltronas, o recomendado é apostar em tecidos fáceis de higienizar.

Tapetes de sisal ou artesanais de malha também combinam com a estação e, para o mobiliário, materiais como o vime e a palha são apostas interessantes para dar um toque mais artesanal ao ambiente. Os cestos vêm sendo bastante utilizados e são um item versátil que ajudam a organizar e decorar diversos ambientes: da sala de estar ao banheiro, passando pelo home office, lavanderia, cozinha, despensa, jardim e sacada. 

Quanto às cores, a maioria sabe que os tons claros ajudam a absorver menos calor, então essa é uma dica de ouro para o verão. Além disso, as cores claras têm o efeito de acalmar e iluminar o ambiente, por isso dê a preferência para os tons pastel, branco, bege e até mesmo o cinza claro. Também é possível combiná-las com outros tons alegres, como azul, verde, laranja, rosa e amarelo, e os tons terrosos ou que remetem à vegetação, ao mar e ao clima tropical.

 

Crie um espaço de relaxamento 

Uma ideia interessante para aproveitar o seu imóvel no verão é bolar um espaço exclusivamente voltado para relaxar. Um cantinho “zen” que proporcione prazer e tranquilidade direcionado para hábitos que você cultiva e que lhe fazem bem: ler um livro, estudar, meditar, praticar yoga, ouvir música ou simplesmente descansar e desconectar ao final de um dia cansativo. 

Para isso, escolha um local bem ventilado e silencioso e reúna almofadas, pufes e tapetes para andar descalço, um móvel confortável como poltrona ou qualquer outro item que achar necessário para fazer deste um espaço de relaxamento. Se for utilizar de noite, uma luminária de piso pode dar um charme extra e iluminar indiretamente o espaço. Outra possibilidade é apostar em uma rede e futons para sentar no chão. Um cesto com o tapetinho de yoga e outros materiais de exercício pode ser o gatilho ideal para lembrar você de se exercitar todos os dias. 

Complete a decoração com velas, quadros, incensário, amuletos de proteção pessoal e objetos que lhe tragam boas lembranças. Mas atenção: evite acumular muitos itens. A desorganização pode prejudicar a desconexão e o relaxamento. Aposte no minimalismo e faça deste o seu espaço para você desacelerar, curtir e descansar. 

 

Bônus: saiba como escolher um imóvel com a posição solar ideal para você

Um imóvel com incidência de raios de sol adequada pode fazer toda a diferença tanto no verão quanto no inverno. Mas como saber se um imóvel tem ou não uma boa posição solar é uma dúvida que muita gente tem na hora de escolher um para morar. Para isso, é preciso entender a localização em relação ao nascer e ao pôr do sol: imóveis voltados para o lado norte terão iluminação garantida praticamente o dia todo durante o ano inteiro, sendo a posição geralmente mais valorizada ao comprar ou vender uma casa ou apartamento.

O sol no horário da manhã é menos intenso, o que confere aos cômodos uma sensação térmica mais agradável no verão. À tarde, o sol costuma esquentar mais, deixando as peças mais abafadas. Por isso, deve-se dar preferência para imóveis que recebam os raios solares pela manhã, especialmente nas salas, quartos e escritórios, que são as peças que costumamos mais utilizar ou transitar no dia a dia. Isso acontece quando esses cômodos estão voltados para a face leste ou norte, garantindo luminosidade e calor na medida certa.

A incidência do sol vai depender ainda da disposição do imóvel, distribuição e tamanho das aberturas ou esquadrias e do entorno do prédio – se há outras construções próximas ou grudadas ou árvores grandes, por exemplo. Por isso, fique atento e visite o imóvel quantas vezes for necessário antes de tomar sua decisão. Se estiver com pressa e querendo alugar um apartamento rápido, não esqueça de verificar e perguntar sobre a posição solar dos cômodos para o corretor.

Está querendo alugar apartamento ou quer conhecer as melhores opções de imóveis em Florianópolis para alugar? A Terraz Digital pode te ajudar. Nossos corretores e especialistas vão te ajudar a encontrar o melhor lugar onde morar em Florianópolis e o melhor: você pode alugar o seu apartamento rápido e digitalmente. Fale com a gente!