Se você já passou pelo processo de alugar um imóvel na forma tradicional ou conhece alguém que já vivenciou isso, sabe como pode ser trabalhoso. Isso passa pela escolha do imóvel, análise de cadastro (que por si só já é um processo que pode ser demorado), até, finalmente, conseguir pegar as chaves em mãos. Temos uma boa notícia: ultimamente, a modalidade que mais cresce na locação é o aluguel sem fiador.

O aluguel tradicional

O aluguel tradicional tende a ser algo burocrático e demorado. É preciso deixar documentos ou depender de horários específicos para visitar imóveis. Depois disso, ainda é necessário enviar uma tonelada de documentos do inquilino e do fiador para serem analisadas. E aí estava uma outra parte bem burocrática: encontrar um fiador.
Era preciso apelar para amigos, tios, padrinhos, familiares ou colegas de trabalho para serem fiadores. Ter documentos dessas pessoas muitas ocasiões acarretava em uma invasão de privacidade, já que entre os papéis exigidos estavam comprovantes de rendimentos entre outras coisas. Era um constrangimento necessário até pouco tempo, mas não é mais, com as novas formas de alugar sem fiador.

No aluguel tradicional, quando e se o cadastro é aprovado, ainda é preciso esperar um tempão para conseguir as chaves. Até mesmo a vistoria de entrada pode ser algo mais complicado que o necessário.

Aluguel sem fiador, como é possível?

Alternativas para esse tipo de garantia locatícia é o que não faltam atualmente. Ou seja, até então, o fiador era a garantia de que o inquilino iria pagar seus débitos, pois caso não pagasse, esse fiador ficaria responsável por isso.

Com o tempo, surgiram outras opções de garantias locatícias que substituem o fiador com vantagens de não precisar depender de outras pessoas.

Outras formas de garantia locatícia

Seguro-fiança

O seguro fiança é uma apólice de seguro feita no nome do proprietário e, geralmente, pago pelo inquilino, que vai garantir o pagamento do aluguel, caso a pessoa que alugou atrase os seus compromissos.
O valor é geralmente pago em parcelas mensais e varia de acordo com o custo do aluguel e a empresa contratada para cuidar do seguro.

Título de capitalização

Um título de capitalização é feito no nome do inquilino vinculado à locação daquele imóvel. Caso exista algum problema de inadimplência, o proprietário poderá sacar o valor do título para arcar com as devidas despesas.
No caso do contrato terminar e não acontecerem problemas, o inquilino poderá retirar o dinheiro com juros e correção do tempo em que ficou investido.

Caução

Nessa modalidade o inquilino utiliza algum bem como garantia do contrato. Pode ser um cheque, uma quantia em dinheiro ou até um bem material. Esse valor fica retido durante o contrato como segurança para o proprietário, no caso de algum problema com o pagamento do aluguel. Caso o contrato termine e não ocorra nenhum tipo de problema, o dinheiro retorna para o inquilino.

Locação sem garantia

É uma modalidade nova, que não exige nenhum tipo de garantia tradicional do inquilino. Na Terraz Aluguel Digital essa é a mais utilizada. Como a empresa utiliza uma plataforma de análise de crédito bem completa, se o candidato possuir um bom cadastro e histórico de consumo, ela pode indicar que não é necessário nenhum tipo de garantia.
Isso facilita pela praticidade e agilidade em fechar um contrato de locação. É uma forma de valorizar o bom inquilino e garantir o aumento da quantidade de contratos assinados em tempos de locação.

Vantagens da locação sem fiador

Uma das principais vantagens da locação sem fiador é depender apenas de si. Você assina o contrato e assume quaisquer problemas que venham a ocorrer. Não vai precisar recorrer a alguém para conseguir alugar um imóvel.
Isso te dá a liberdade de escolher o imóvel que quiser e não se preocupar em ter a sua análise de cadastro reprovada.

É confiável?

As modalidades de alugar sem fiador que o mercado oferece geralmente são confiáveis. No caso de dúvida, é sempre bom consultar o histórico da empresa para saber se ela é de confiança.
O seguro-fiança está vinculado a uma seguradora, enquanto o título e a caução a um banco. Então você não terá problemas com isso. No caso de aluguel sem fiador, o sistema de análise de crédito faz uma consulta rigorosa em todo o histórico da pessoa antes de aprovação do cadastro.

Casos recentes, como o da Brognoli Imóveis, comprovam esses benefícios. A imobiliária aumentou em 20% a quantidade de contratos fechados ao ano. Desses, cerca de 35% das locações fechadas foram realizadas sem a necessidade de garantias locatícias. A inadimplência dessas locações chegou a 1,5%. Um índice menor do que a inadimplência anterior da imobiliária.

O aluguel sem fiador veio para ficar. É uma forma facilitada e sem burocracia de alugar um imóvel. Chega de sofrimento e de processos complicados, você pode alugar um imóvel sem depender de favores de alguém. Quer alugar um imóvel? Fale com a gente! Basta clicar aqui.