Por Equipe Terraz

 

O desejo da casa ou apartamento próprio é o sonho de muitas pessoas. Mas será que comprar um imóvel é a melhor opção para você? Será que o aluguel é a opção mais conveniente? É o momento certo para adquirir um imóvel?

Cada um de nós se encontra em um momento de vida ideal para tomar a decisão correta. Sempre que há mudanças de fases, como o início de um novo ano ou mudança de trabalho, e a dúvida sobre comprar ou alugar um imóvel também costuma acompanhar alguns processos.

Para te ajudar a fazer o melhor negócio, levantamos alguns pontos que devem ser considerados na hora dessa decisão.  Comprar e alugar um imóvel têm propósitos bem diferentes. Confira!

Investimento

Primeiramente, é preciso considerar o tipo de mudança que está disposto a fazer. E isso não diz respeito a mudar de casa, apenas. Comprar ou alugar um imóvel têm propósitos bem diferentes.

Por exemplo, para comprar um imóvel você precisa ter consciência de que o investimento é alto e, em caso de financiamento, irá ocupar boa parte da sua renda mensal. Se você optar por um financiamento, além das parcelas que podem durar anos. Além dos custos anuais com impostos e taxas municipais. 

Uma das grandes vantagens de alugar um imóvel é justamente o preço. O valor do aluguel tende a ser menor que o das parcelas de um imóvel próprio.

Em contrapartida, uma das grandes vantagens de comprar um imóvel, é apostar na valorização do mesmo.

Permanência

Optar pela compra de um imóvel é uma ótima opção para quem deseja investir ou pretende morar por anos em um mesmo lugar. Mas, se a mudança ainda não é madura ou definitiva, comprar um imóvel pode não ser o melhor a se fazer.

Nesse caso, deve-se considerar alugar um imóvel. Apesar do tempo mínimo de contrato, a locação tende a ser um compromisso a curto prazo, principalmente se comparado à compra. Um contrato de locação dura em média 30 meses e usualmente contém a cláusula de “fidelidade” de apenas 12 meses.

Além disso, rescindir um contrato de locação, é bem mais simples do que vender um imóvel em que você não deseja mais morar.  A possibilidade de renovar ou rescindir o contrato são duas das grandes vantagens de alugar um imóvel. Mudar-se para um novo bairro por causa do trabalho ou família fica bem mais fácil e menos burocrático. Porém, ressaltamos que:

Além de prestar atenção na duração do contrato, ao alugar um imóvel, você deve tratar esse apartamento ou casa como sendo um bem seu, visto que ao contrário do que muitos acreditam, nem todos os danos ou manutenções necessárias são de responsabilidade do proprietário. 

Tomando as devidas responsabilidades, você não fica “preso” a um lugar, podendo fazer planos e arriscar oportunidades, sem precisar se preocupar em vender o imóvel comprado. 

Essa opção se torna ainda mais atrativa para estudantes e pessoas no início da carreira que ainda estão em fases instáveis da vida. Alugar um imóvel oferece mais liberdade e não demanda investimento tão alto.

Manutenções, consertos e reformas

Se por um lado ter o próprio imóvel oferece liberdade para quebrar paredes e personalizar os ambientes, por outro, é bom lembrar que sendo inquilino toda e qualquer alteração no imóvel deve ser previamente acordada com o proprietário e/ou imobiliária. Além do mais, um imóvel bem preservado facilita em muito a tão temida vistoria final, que garante que o imóvel foi entregue nas mesmas condições em que foi locado.

Outro ponto a se ressalta, é a redução de gastos com manutenções, já que é dever do proprietário realizar manutenções estruturais, como uma infiltração após a mudança do inquilino. Mas lembre-se: caso o dano estrutural tenha sido causado pelo inquilino, ele é quem deve corrigir.

Resumindo:

Decidir entre comprar ou alugar um imóvel depende de muitos fatores. O seu momento atual, como deseja investir o seu dinheiro, quanto está disposto a gastar com manutenção, todos esses são pontos relevantes para pensar na hora de tomar a decisão correta para você!

Pense com calma e tenha planejamento.

Terraz Aluguel Digital

Se a sua decisão for alugar um imóvel, no site da Terraz Aluguel Digital você encontra diversas opções e ainda conta com diversas facilidades para o inquilino:

  • Processo de locação 100% digital
  • Tour virtual dos imóveis no site
  • Agendamento da visita online
  • Análise de crédito em 15 minutos
  • Locação sem fiador, sem seguro-fiança e sem custo adicional

A Terraz Aluguel Digital é uma plataforma que possibilita locação de imóveis de forma 100% digital, de forma rápida e sem burocracia. Vem fechar contrato com a gente! Acesse o site para encontrar diversas opções de imóveis para alugar.