Por Equipe Terraz

 

Alugar um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil. Primeiro é preciso pesquisar as melhores opções, depois visitar os imóveis e, ainda assim, quando definido qual é o mais interessante, pode ser uma burocracia para fechar o contrato, pegar as chaves e, finalmente, se mudar. Nesse ponto é possível que você se pergunte: aluguel direto com proprietário é um bom negócio? 

Vamos ver algumas questões sobre esta prática que pode ser arriscada.

Contrato no aluguel direto com proprietário

O contrato de aluguel direto com proprietário pode trazer alguns problemas. Cláusulas inválidas, abusos, falhas e imprecisões. Tudo isso pode lhe trazer dores de cabeça posteriores.

Com uma imobiliária, tudo isso está garantido e conforme a Lei do Inquilinato, que rege a relação entre inquilinos, proprietários e imobiliárias.

Reajustes

Esse é outro ponto que costuma dar problemas aos inquilinos quando locado direto do proprietário. Caso não haja um contrato e o acordo ocorra somente “no verbal”, o proprietário pode querer exigir reajustes fora de hora e até mesmo abusivos.

Você deve e pode se proteger com um contrato que apresente todos os termos muito bem definidos. Os contratos de imobiliárias costumam ter reajustes anuais e podem seguir diferentes índices de atualização, mas costumam ser de confiança.
Além disso, caso necessário, a negociação do reajuste pode ocorrer com a ajuda de profissionais.

Obras

A Lei do Inquilinato determina que pequenos reparos sejam feitos pelo inquilino e no caso de danos estruturais (salvo não terem sido provocados pelo inquilino), fica por conta do proprietário. Quando se aluga direto, o proprietário pode enrolar, ou até não fazer reparo nenhum se necessário.

Geralmente, no aluguel direto com o dono não é feita a tradicional vistoria. Com ela, você pode listar tudo o que apresenta problema no imóvel e se proteger de problemas futuros.

Ao fazer a sua locação com uma imobiliária, tudo isso é feito e você tem a segurança de não ter que desembolsar um dinheiro que não estava esperando para pagar por algo que não é sua culpa.

Taxas e impostos

Ao fazer o contrato de aluguel com uma empresa séria, o inquilino já sabe quais impostos e taxas ficarão por sua conta. Geralmente IPTU, condomínio (sem fundo de reserva), seguro incêndio e até uma taxa de conservação de imóvel (que não é obrigatória). Isso ajuda na hora de se planejar e saber exatamente o que você terá que pagar.

Sem isso, o proprietário pode querer exigir e deixar sob sua responsabilidade encargos que não deveria. Por isso é importante saber os seus direitos e melhor ainda: alugar com uma imobiliária.

Sem a burocracia da imobiliária

Depois de analisar esses pontos você já deve ter se dado conta dos riscos que pode ser o aluguel direto com o proprietário. Mas, ainda assim, você quer evitar a burocracia de uma imobiliária, certo? Pois então fale com a gente!

A Terraz Aluguel Digital é uma plataforma de locação 100% digital. Ela oferece velocidade, facilidade e zero burocracia para alugar um imóvel. Ao fechar um contrato com a gente você tem todos os benefícios e seguranças de alugar um imóvel com uma imobiliária, sem as partes ruins como a papelada desnecessária. Fale com a gente e descubra.