Vai alugar um imóvel em Florianópolis e quer se planejar financeiramente para essa nova etapa? Antes de tudo, é importante observar como anda o seu orçamento para que os valores referentes ao aluguel e demais despesas caibam nele.

Se você vai mudar de cidade, morar sozinho, dividir o aluguel com amigos ou casar, o planejamento financeiro para alugar um novo lar é indispensável. Por isso, confira algumas dicas que preparamos para você:

Faça um bom planejamento financeiro

Procure quitar ou renegociar dívidas pendentes. Assim, você reduz o comprometimento mensal e evita o efeito “bola de neve”. Você também pode utilizar o crédito pessoal para cobrir o saldo devedor do cartão de crédito e do cheque especial, que costumam ter juros maiores.

Procure saber claramente quais são as despesas fixas ao alugar um imóvel e evite extrapolar. Com o tempo, crie um fundo particular para garantir o pagamento das despesas mais importantes em caso de imprevistos.

É importante ter ciência de todas as despesas envolvidas, considerando, inclusive, o valor médio delas e o quanto vão impactar no orçamento mensal.

Crie uma planilha de despesas

Antes de alugar um imóvel, crie uma planilha no Excel e coloque todas as despesas previstas para o ano separadas por meses. Considere e inclua contas de água, luz, gás, aluguel, taxa de condomínio e internet. Assim, você mantém um balanço de todos os créditos e débitos e evita gastos desnecessários.

E atenção: é essencial que as despesas referentes ao imóvel não ultrapassem 30% da sua renda mensal. Os gastos devem incluir, pelo menos, o valor do aluguel, do condomínio e do IPTU.

Quando for alugar uma casa ou apartamento, verifique a existência de custos extras com a mudança. Confirme, também, como será pago o IPTU. Geralmente, é possível pagar o imposto à vista e ganhar um desconto.

Pesquise até encontrar o imóvel ideal

O que é morar bem para você? Isso varia muito de pessoa para pessoa. Existem moradores que priorizam morar perto do local de trabalho, estudo ou dos locais de lazer.

Verifique a situação do seu futuro imóvel (planta, espaço, diferenciais). Avalie o que é importante para você e evite deixar-se levar pela emoção, escolhendo um imóvel cujas despesas sejam compatíveis com a sua renda mensal.

Converse com quem você vai dividir o aluguel

Antes de dividir a casa com amigos ou familiares, entre em um acordo coletivo para dividir responsabilidades. É importante que cada morador repense sua forma de comprar e tenha disciplina para não comprometer despesas essenciais.

Atenção com o boleto do condomínio

Se você pretende alugar um imóvel que contenha taxa de condomínio, fique atento. Verifique se existem cobranças extras referentes a melhoria do prédio ou complexo. Se sim, realize o pagamento e entre em contato com a sua imobiliária para negociar a reversão do valor e desconto no valor da próxima parcela de aluguel.

Alugue com a Terraz Aluguel Digital

Está procurando por um imóvel para alugar e morar em Florianópolis? Acesse nosso site e confira nossas opções. A Terraz Aluguel Digital é uma plataforma 100% online que garante agilidade e segurança para você alugar um imóvel com tranquilidade e sucesso.

Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro dessas e de outras dicas que preparamos para você. E se tiver alguma dúvida ou quiser falar com a gente, clique aqui. Até a próxima!