Não é de hoje que uma boa fotografia faz toda a diferença. Porém, nos últimos anos, com o crescimento e consolidação do meio digital, imagens de qualidade são a vitrine de pessoas e organizações. O mesmo acontece com o aluguel e venda de imóveis. Antes de mais nada, até mesmo a primeira visita ao local é feita de forma virtual. Por isso a foto de imóvel é tão importante. 

Quem está à procura de um novo lar geralmente faz uma pesquisa virtual prévia nos sites das imobiliárias. Por isso, a foto de imóvel deve ser bem feita, se possível com profissionais, para apresentar tudo o que precisa ser mostrado com qualidade e criatividade.

Também é preciso ter em mente que o preço do imóvel precisa estar adequado com a realidade da cidade e da região. Somente boas fotos não são capazes de garantir a locação. 

Se você é proprietário de imóvel e não sabe ao certo como fotografar o ambiente para atrair possíveis locatários, fique de olho nas nossas dicas. Vamos te ajudar a registrar fotos com qualidade que geram mais visibilidade nos anúncios online e, consequentemente, mais interessados.

Preciso contratar fotógrafo?

É claro que um profissional tem mais experiência e habilidade para fazer as imagens. Se puder, invista neste serviço, especialmente se for fotógrafo especializado em mercado imobiliário. Mas se não é este o seu caso, sem problemas. 

Não é obrigatoriamente necessário um fotógrafo e um equipamento caro para fazer a foto de imóvel. Como as câmeras dos celulares estão cada vez mais sofisticadas, você mesmo com seu smartphone e alguns truques vai conseguir ótimas fotos, sem gastar nada.

Antes de sair fazendo os cliques, confira se seu telefone produz imagens em alta resolução. Este detalhe é importante porque quanto mais qualidade tiver a fotografia, melhor será para conseguir clientes. Regule seu celular para a resolução máxima, cheque se há memória suficiente, apague arquivos e outras imagens, limpe a lente e garanta que seu aparelho está pronto para te ajudar a encontrar futuros inquilinos.

Organize o imóvel

Não apenas o celular precisa de um checkup, mas o imóvel também. É fundamental preparar tudo antes de fazer a foto de imóvel. Deixe tudo limpo e organizado. Se o espaço for mobiliado esse cuidado deve ser redobrado. Higienize bem todos os ambientes, deixe bem expostos os balcões, como de cozinha e da pia do banheiro, sem itens por cima. 

Retire alguns enfeites e preste atenção na decoração, mantendo apenas peças que agreguem ao ambiente. Lembre-se que decoração é algo muito pessoal e que o seu gosto pessoal como proprietário pode não ser o mesmo do cliente. Neste caso siga a regra do “menos é mais” e deixe o espaço o mais natural e clean possível. 

Outra dica para os proprietários é guardar fotos pessoais e da sua família do imóvel antes de fazer os registros. Dessa forma, a sua privacidade fica preservada e o espaço fica mais impessoal, contribuindo para que o interessado no imóvel se sinta mais confortável com a possibilidade de morar ali. 

Atenção a algumas técnicas

Fotografar é fácil, mas algumas técnicas fazem com que seu registro tenha um resultado bem mais interessante. A primeira das dicas aos proprietários ao fazer a foto de imóvel é: cuide com o enquadramento, ou seja, a escolha de quais elementos irão compor seu retrato. Teste e defina a melhor composição dos móveis e objetos antes de fazer o clique. 

Regule a posição da foto para que fique na mesma altura do olhar de quem está vendo o anúncio online. Evite fotografar de cima ou de baixo. Busque posicionar a câmera à frente do seu rosto para assegurar que a sua perspectiva seja a mesma de quem está visualizando no site da imobiliária digital.

Se não tiver muita prática ao fotografar e perceber que as fotos estão saindo trêmulas, encoste seu corpo em algum local como parede ou balcão, apoie o braço, estabilize a mão segurando o celular para só então disparar a câmera. Se tiver tripé, melhor ainda. Caso contrário, conte com a ajuda do próprio ambiente para ter mais firmeza e segurança em cada registro.

Não perca o foco. Nos celulares mais avançados basta clicar no meio da tela que o próprio aparelho corrige o foco. Nos equipamentos mais antigos, a cada nova foto verifique se todos os elementos estão completamente nítidos para então fazer o clique. 

Cuide com a luminosidade

Enquadramento, composição, foco, ângulo, todos esses detalhes fazem diferença na foto de imóvel, mas nada é tão primordial quanto a luz. Escolha sempre a iluminação natural e opte pelos horários em que essa luz é ainda mais aliada da fotografia. O meio da manhã é o período mais favorável. O fim da tarde, também conhecido como golden hour da fotografia, também pode render boas imagens, mas tenha cuidado porque à noite os registros podem não ter o resultado esperado. 

Fotografe todos os cômodos, de todos os ângulos

Já faz tempo que não é mais preciso controlar o número de cliques para não acabar o filme. Agora, com celulares com bom espaço na memória, é possível realizar centenas de imagens de todos os locais e ângulos. Uma das maiores frustrações de quem busca imóvel é olhar o anúncio online e ter poucas fotos disponíveis. O interessado quer, antes mesmo de ir pessoalmente ao local, conhecer todos os cantinhos da casa ou apartamento. E isso se faz por meio das imagens.  

Portanto, não economize. Mas isso não quer dizer que você deve sair fazendo os registros de qualquer jeito. Em cada cômodo faça fotos de diferentes ângulos, mostrando ao máximo cada espaço. Dê preferência para fotos na horizontal (com celular deitado) que capturam uma maior amplitude ambiente. 

Dois locais que muitas vezes são esquecidos pelos proprietários nos anúncios são a fachada e a garagem. Não esqueça de fotografá-las também. E aproveite a ida até a garagem e já faça fotografias dos espaços comuns, em caso de condomínios. Piscina, playground, salão de festas, hall de entrada do prédio, entre outros ambientes, são um atrativo e tanto para conquistar mais visibilidade e interesse ao seu imóvel.

Use e abuse da criatividade

O proprietário conhece o imóvel melhor do que ninguém. Portanto, sabe quais ambientes do imóvel que pode explorar. Registre detalhes de acabamentos como gesso ou mármore ou outro diferencial do espaço. Use a criatividade ainda para capturar elementos que agreguem valor ao imóvel como a vista da janela.

Selecione e, se preferir, edite

Após a sessão, selecione as melhores fotos e se mesmo assim quiser mais qualidade na foto de imóvel é possível contar com o auxílio de aplicativos de edição. Esses recursos podem ser usados para ajustar a luminosidade, regular a cor, cortar a imagem, entre outros. 

Para muitos nem será preciso baixar um aplicativo, porque vários celulares também oferecem essas ferramentas. Porém, não “pese a mão” na edição, inserindo elementos que não correspondem à realidade do imóvel. 

Agora é hora de selecionar as fotos. Nesta etapa é preciso organização e cuidado para que a visita online dos possíveis locatários seja agradável e atrativa. 

Na hora de selecionar uma sequência, pense que você está apresentando o imóvel a alguém. Escolha as fotos em uma sequência estratégica, começando pelas partes mais interessantes. Assim como acontece em publicações nas redes sociais e anúncios de toda espécie, a primeira impressão é a que fica. Portanto, impressione e encante desde a primeira fotografia.

Terraz Aluguel Digital

E se você pretende alugar sua casa ou apartamento, mas está na dúvida onde anunciar imóvel, na Grande Florianópolis, você conta com um grande parceiro: uma imobiliária 100% digital. A Terraz garante a negociação do aluguel de forma totalmente online, auxiliando em todos os processos.

Há vantagens também para o locador que pode fazer todo o negócio sem sair de casa. Acesse agora o nosso site e alugue ou encontre seu imóvel de forma rápida, prática e segura.