Qualquer ambiente fica mais aconchegante quando há um toque de natureza. Plantas dão vida aos espaços e sempre são bem-vindas na decoração. Porém, muitas pessoas optam por fazer delas muito mais do que elementos decorativos e tornam a horta em casa uma espécie de parte da família ou aliadas da saúde e da alimentação. 

Horta em casa traz diversos benefícios

Seja em casa ou apartamento, o cultivo de uma horta é uma excelente alternativa para garantir temperos e hortaliças saudáveis, livres de agrotóxicos, mas cheios de cuidados e carinho. 

Além disso, cultivar uma horta em casa ou apartamento em casa pode ser uma tarefa compartilhada entre todos da família, rendendo bons momentos  de confraternização e promovendo a conscientização sobre a importância do consumo de vegetais. 

A criação de uma horta caseira é uma estratégia ainda mais eficaz em tempos de pandemia. Com os alimentos à mão, não é necessário sair para comprar os produtos, seguindo assim a regra “fique em casa” e evitando a contaminação até mesmo direta dos produtos expostos nos supermercados.

É óbvio que esses cultivos exigem certo espaço, o que é mais comum em casas com quintais. No entanto, é crescente o número de pessoas que optam por ter horta em apartamento. Com boa vontade, criatividade, algumas adaptações e pouco gasto é possível ter o seu próprio cultivo. 

Quer saber como? Então segue as dicas da Terraz Aluguel Digital

Espaço

Se você mora em casa, provavelmente espaço não é problema. E se reside em apartamento também não. Afinal, para quem quer criar sua própria horta há diversos recursos, mesmo em áreas pequenas. Pode ser uma sacada ou um cantinho da sala, na cozinha ou na área de serviço. Mais importante do que o tamanho é se o local escolhido recebe luz do sol, o que é fundamental para o desenvolvimento das plantas. 

Em casas, o quintal é um dos locais mais adequados. Porém, se o espaço for reduzido, assim como nos apartamentos, é possível cultivar os vegetais em vasinhos de diversos materiais e dimensões. Vasos de ferro, de plástico, jardineiras e até horta vertical e vasos suspensos podem ser opções para quem quer ter seus próprios temperinhos.

Para que a criação da horta em casa ou horta em apartamento não pese no bolso você pode ainda ser criativo e utilizar materiais reutilizáveis como garrafas pets e potes de sorvete. Já para quem pretende investir mais ou que não tem tanto tempo para cuidar das plantas no dia a dia, uma das escolhas podem ser os vasos autoirrigáveis.

Luminosidade

A planta não pode ficar escondida. Ela necessita de luz natural e também do seu olhar e cuidado diários. Ao escolher onde a horta vai ficar, perceba quais são os espaços que recebem mais luminosidade. 

Pode ser o quintal, a sacada, alguma parede no caso de horta vertical, parapeito de janela. Não importa o local, desde que tenha bastante iluminação, afinal luz é o principal alimento das plantas. 

Quais espécies de planta escolher

Não são todas as plantas que se dão bem em apartamentos e espaços menores. Então antes de iniciar sua horta em casa ou apartamento pesquise não apenas os vegetais que você quer ter em casa, mas sim aqueles que têm mais chance de se desenvolver no seu  lar.

Para te ajudar montamos uma lista das espécies favoritas para hortas em apartamento e os principais cuidados: 

  • Salsinha e cebolinha: além de serem ótimos temperos, essas duas ervas compartilham tranquilamente o mesmo espaço. Assim, você pode colocá-las no mesmo vaso e regá-las a cada dois dias;
  • Manjericão: com sabor único, o manjericão requer um cuidado mais exclusivo. É recomendado plantá-lo sozinho em um vaso onde receba bastante sol. Precisa de, no mínimo, quatro horas de iluminação natural por dia e muita água;
  • Alecrim: com cheiro e gosto marcantes, o alecrim é uma ótima pedida pois se adequa com facilidade em locais frescos e não necessita de luz direta e nem tão regular;
  • Hortelã: essa erva que é sinônimo de frescor não exige muita água e pode ser regada de dois em dois dias. O importante é que esteja em um vaso com furinhos que permitam a liberação do excesso de água; 
  • Orégano: tempero oficial das pizzas, o orégano necessita de luz solar direta e bastante água para crescer bem;
  • Coentro: essencial na culinária mexicana, não é um tempero que agrada a todos os paladares. O coentro também exige cuidados específicos. Deve ser plantado na primavera e regado no mínimo três vezes na semana. Ainda, quanto mais sol maior o sabor;
  • Louro: o louro é uma das poucas ervas que cresce bastante e por isso precisa de um vaso maior. Deve ficar em um local que não receba luz direta.

Outras plantas como tomilho, erva-cidreira, sálvia, espinafre e rúcula, pimenta e até tomate-cereja e alface, se seguidos os cuidados necessários, podem ser plantados em hortas de apartamentos.

Mão na terra

Após escolher o espaço e selecionar as plantas é hora de colocar a mão na terra. O plantio é simples, mas fique atento a alguns cuidados. Além das sementes e mudas, dos vasos ou demais recipientes escolhidos para montar sua horta em casa ou apartamento, você vai precisar de terra, húmus (matéria orgânica que serve como fertilizante) e pedras de brita. 

Comece pelas pedras, colocando-as no fundo do vaso, isso auxilia na drenagem. Na sequência, misture duas partes de terra para uma de húmus e insira no vaso. Plante a muda e revolva um pouco a terra em volta até a muda ficar totalmente coberta.

Cuidados básicos

Além da luz solar, não esqueça que as plantas precisam ser regadas frequentemente. Pesquise mais sobre cada espécie e regue de acordo com a necessidade de cada uma. Para garantir o crescimento dos vegetais, adicione adubo a cada três meses. E sempre que a planta apresentar folhas amareladas e secas, retire-as. 

Espaço adequado, luz solar, água, adubo são elementos básicos para qualquer plantio. Porém, lembre-se que atenção e carinho às suas plantinhas podem ser os ingredientes principais para fazer uma horta dar certo e se tornar o cantinho mais especial e saboroso da sua casa. 

Quer conferir imóveis perfeitos em Floripa para montar a sua hortinha particular? Então entre no site da Terraz e faça a sua pesquisa. Nossa equipe está preparado para atendê-lo e apresentar as melhores propostas.