Você encontrou um imóvel que é a sua cara, está dentro do orçamento, mas para fechar o contrato é preciso fiador e você não tem para quem pedir? Calma. Apesar de esta ser a modalidade mais antiga como garantia nos contratos, não é a única forma de alugar uma casa ou apartamento. Existem outros métodos de aluguel sem fiador que também dão garantias ao proprietário e não te obrigam a ter outra pessoa para assumir essa responsabilidade.

É cada vez mais possível e acessível alugar sem fiador. A própria Lei do Inquilinato, nº 8.245/1991, no artigo 37, prevê outras formas de garantia que não precisam de fiador. Você pode optar por um seguro-fiança, depósito caução, título de capitalização ou pela análise de crédito, alternativa mais utilizada na Terraz Aluguel Digital.

As imobiliárias utilizam essas modalidades para assegurar que o pagamento seja devidamente feito aos proprietários. Mesmo que o inquilino não cumpra com as obrigações, essas garantias são executadas para que o dono do imóvel não tenha prejuízos. 

Antes de escolher qualquer uma das opções preste atenção na legislação para saber quais são seus verdadeiros direitos e deveres. Fique atento também porque a Lei do Inquilinato é bem clara ao estabelecer que “é vedada, sob pena de nulidade, mais de uma das modalidades de garantia num mesmo contrato de locação”. 

A norma determina ainda no artigo 39 que “salvo disposição contratual em contrário, qualquer das garantias da locação se estende até a efetiva devolução do imóvel, ainda que prorrogada a locação por prazo indeterminado”. E acrescenta que se a locação não estiver garantida por nenhuma modalidade, o locador pode exigir do inquilino o pagamento do aluguel e encargos até o sexto dia útil do mês que está por vencer.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, quer saber qual das modalidades é mais interessante para você?

Conheça com mais detalhes cada uma destas formas de aluguel sem fiador.

Seguro-fiança

É semelhante a outros tipos de seguro. A diferença, neste caso, é que apesar de ser o inquilino a contratar o serviço, o segurado é o proprietário do imóvel. A cobertura comum do seguro-fiança está relacionada, basicamente, ao valor do aluguel e taxas como condomínio e IPTU.

O seguro-fiança custa, em média, o equivalente a um aluguel e meio por ano. Essa modalidade vem se tornando bastante utilizada pela rapidez do pagamento em caso de inadimplência.

Mas para os inquilinos pode pesar um pouco no bolso. Ao final do contrato, e diferente de outras alternativas como o depósito caução, o valor pago não volta para o segurado. Portanto, essa é uma modalidade de aluguel sem fiador que pode não ser muito interessante para o locatário. 

Depósito caução

Nessa modalidade de garantia o locatário deve depositar na conta-corrente ou na poupança do locador uma quantia, em geral o equivalente a três vezes o valor do aluguel. Se cumprir com todas as despesas, o recurso é devolvido ao inquilino ao fim do período de contrato. Até encerrar esse prazo, o montante não pode ser usado por nenhuma das partes.

Essa modalidade é interessante para os proprietários dos imóveis porque além de assegurar que todo o pagamento será quitado, ainda é possível utilizar o recurso para o reparo de danos ou irregularidades constatadas na entrega do imóvel. 

O que neste caso também acaba sendo uma solução eficaz para os locatários que já terão como arcar com este novo gasto de qualquer forma ao devolver as chaves. Porém essa forma de garantia também pode apertar o orçamento.

Título de capitalização

Funciona como um fundo de investimento em que valores são depositados periodicamente e destinados ao proprietário em caso de descumprimento do contrato. Caso as obrigações sejam todas cumpridas, o montante retorna ao inquilino. Essa modalidade é semelhante ao depósito caução, mas, neste caso, o processo é feito por uma seguradora ou instituição financeira

O valor contratado varia, pois deve ser negociado entre as partes, porém na maioria dos casos é calculado de acordo com o valor do aluguel e dos encargos e não pode ser alterado. Caso haja inadimplência ou danos ao imóvel, o locador pode requisitar o resgate do valor. 

Além de dispensar a necessidade de fiador, essa modalidade é mais rápida do que as outras na análise e na liberação do contrato e exige apenas comprovação de renda, sem muita burocracia. 

Análise de crédito

A análise de crédito está se tornando a modalidade preferida dos inquilinos e imobiliárias, principalmente por ser mais fácil e rápida e beneficiar todos os envolvidos. Conhecida também como análise de CPF, neste método a imobiliária verifica se o CPF está regular ou se existem dívidas no nome do interessado. 

Por isso, antes de mais nada, verifique se todos os seus pagamentos estão em dia e se não há nenhum compromisso pendente. 

Como saber se você tem uma boa pontuação

Um dos principais fatores avaliados é se o cliente tem um bom score, ou seja, uma pontuação que indique uma boa relação do consumidor com o mercado. O score de crédito é uma pontuação que leva em consideração critérios como pagamentos em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados. 

Quanto mais alto o score, melhor o histórico do consumidor perante o mercado e mais chances de conseguir a aprovação do crédito para o aluguel residencial. Você mesmo pode conferir como está sua reputação na praça. Basta acessar www.serasa.com.br/score.

Um dos grandes diferenciais dessa forma de aluguel sem fiador é a celeridade. Em segundos, por meio de plataformas específicas, a verificação sobre o inquilino é realizada de maneira totalmente online e o resultado sai automaticamente, indicando a aprovação ou não para alugar imóveis. De forma rápida, segura, sem burocracia, sem gastos excessivos e sem dor de cabeça para nenhuma das partes envolvidas no processo de locação. 

Por isso, essa é uma das opções mais adotadas na Terraz Aluguel Digital, onde é possível encontrar sua casa nova sem precisar de fiador. Além de auxiliar a identificar a garantia que mais se encaixa a sua realidade, a Terraz oferece os melhores imóveis para alugar na Grande Florianópolis.

Você que está à procura de um imóvel para locação, basta alguns cliques para conhecer o seu no novo lar. Encontre o imóvel ideal sem sair de casa. Alugue fácil, rápido, seguro e sem fiador na Terraz.