8 ideias de paisagismo para jardim

Você provavelmente consegue identificar quando um quintal ou jardim foi planejado. Isso se deve a um trabalho profissional de paisagismo de jardim. Quando existe um projeto por trás da organização do jardim, todos os elementos escolhidos para decorar e preencher o lugar têm uma função estética, mas também funcional

Durante o planejamento do paisagismo desse espaço, você irá escolher quais espécies de plantas deseja para compor o seu jardim, além de outros elementos como pedras, fontes, piso, mobiliário e iluminação, por exemplo.

Você pode e deve contar com a ajuda de um profissional para fazer o paisagismo do seu jardim. Dessa forma, há mais chances de que o espaço fique como você realmente deseja. Porém, se você não deseja investir dinheiro nisso neste momento ou tem um espaço mais reduzido, é possível aprender e organizar você mesmo o seu próprio jardim. 

Quer saber como? Então acompanhe o conteúdo que a Terraz Aluguel Digital preparou para você!

Quanto devo investir em um projeto de paisagismo?

Essa questão irá depender dos honorários do profissional de paisagismo que você contratar. A cobrança pode ser feita por metro quadrado que será trabalhado ou pelas horas de trabalho que o projeto irá demandar. 

Você também precisa levar em conta a execução (montagem) do jardim e, posteriormente, a manutenção, que será determinada pelo profissional. Somente o projeto para uma área residencial pode sair por uma média de R$ 3,3 mil, de acordo com sites especializados. 

No projeto você poderá ver o desenho/simulação, além da escolha de materiais, quais sementes ou mudas serão usadas, como funcionará o sistema de irrigação, por exemplo.

O profissional irá levar em conta qual o clima do local, como é a incidência de sol, o tamanho da área, além de problemas em potencial como a presença de um solo que seja pouco fértil, por exemplo.

Você gosta de investir na decoração do seu imóvel, para deixá-lo com a sua cara? Então confere o conteúdo #DoItYourself: como instalar prateleiras e ganhar espaço em casa? e veja essas dicas para organizar os seus objetos na sua casa. 

Posso investir no meu próprio projeto de paisagismo?

Se você tem um quintal pequeno e acredita que dá conta do recado, por que não? Para isso, aí vão algumas dicas que podem ser bem úteis!

Em primeiro lugar, escolha quais as plantas que irão se adaptar melhor ao seu jardim. Ao escolher uma espécie, procure saber o quanto de luz ela precisa receber durante o dia, se há espaço suficiente no seu jardim para o cultivo, procure saber também qual a época de floração e se existe a necessidade de algum cuidado extra.

Algumas espécies, para florescer, precisam de uma quantidade maior de fertilizante, por exemplo.

Como decorar o seu jardim?

Para tornar o seu jardim ainda mais agradável, inclua no seu projeto de paisagismo algum móvel. Assim você poderá passar mais tempo ali e com qualidade.

Um banco, gazebo ou redário, por exemplo, são boas ideias de móveis para o seu espaço verde. Mas, lembre-se que eles devem estar adaptados à área externa, isto é, devem ter uma pintura ou revestimento resistente às intempéries para que durem mais. 

Não esqueça da iluminação!

Em qualquer projeto que envolva arquitetura e decoração, a iluminação faz toda a diferença. No projeto de paisagismo é necessário prever também como será a iluminação, para destacar alguma planta específica ou elemento.

Ainda, uma boa iluminação ajuda a criar uma sensação de acolhimento. Você pode escolher lâmpadas verdes, que realçam as cores da vegetação, ou por uma iluminação mais tradicional, branca ou amarela.

Que tal colocar um percurso no seu jardim?

Você já deve ter visto esse elemento em um jardim planejado. O percurso direciona as pessoas e também ajuda a delimitar espaços no seu jardim.

Escolha qual material irá usar: madeira, pedra, cimento cru, etc. Não esqueça que você pode fazer uso de outros elementos para delimitar os espaços, como cercas-vivas, painéis ou uma parede verde, com a instalação de vasos, por exemplo.

Tenho um espaço pequeno. Posso investir em um projeto de paisagismo?

Mas é claro que sim! Mas tenha o cuidado de não exagerar no número de plantas ou colocar plantas muito grandes.

Escolha espécies que não crescem muito, especialmente se a área estiver situada na frente de casa para não cobrir o seu espaço. Opte por usar pedras decorativas, que ajudam a dar mais textura e cor para o ambiente.

Você também pode optar por criar um jardim somente com vasos de plantas, o que é uma ótima ideia para quem vive em um apartamento e tem uma área muito reduzida.

Ideais para grandes jardins

Se você dispõe de um grande espaço na sua casa, o seu leque de opções para o paisagismo do seu jardim aumenta e muito. Confira a seguir algumas ideias que são ótimas se você tem um jardim espaçoso:

– Jardim vertical;

– Trepadeira direcionada ao pavimento superior;

– Arbustos e flores menores para criar contraste e aproveitar melhor o espaço;

– Deck de madeira como um espaço para relaxar;

– Você pode construir um pequeno lago ou fonte, com uma ponte de madeira para enriquecer a decoração. 

Como fazer um jardim de inverno?

O diferencial do jardim de inverno é que ele pode ser montado em casa. O ideal é que você monte o jardim próximo a uma fonte de luz, como uma janela ou clarabóia (abertura feita no teto do imóvel, geralmente no sótão).

O melhor é escolher espécies de plantas mais baixas como maranta, lírio da paz, peperômia, espada de São Jorge e jibóia, por exemplo.

Como não há sol ou vento para fazer a água evaporar, use pedrinhas ou uma areia mais fina no vaso para que a água possa escoar. Faça um furinho na base do vaso e coloque um prato embaixo, para não molhar o piso. 

É preciso também investir em adubação e nutrientes, já que as plantas não terão fontes naturais para isso. 

E então, gostou das nossas dicas? Que tal achar a casa ideal para fazer o paisagismo do seu jardim novo? Conte com a Terraz Aluguel Digital para isso! Acesse o nosso site e encontre o seu novo lar.