Aluguel fácil: saiba como alugar um apartamento sem fiador

Para muitos estudantes e profissionais autônomos, mais difícil do que as provas, atividades acadêmicas e compromissos de trabalho é a locação de imóvel. Encontrar o lugar ideal que caiba no orçamento e depois ainda torcer para ter toda a documentação aprovada pode ser uma preocupação para quem busca imóvel. Mas temos boas noticias: hoje em dia é cada vez mais comum a modalidade de aluguel sem fiador e nós vamos explicar como ela funciona!

Mas saiba que tem como passar por essas etapas de forma fácil e simples. Primeiro porque pesquisando direitinho e no lugar certo você vai encontrar a casa, apartamento ou kitnet com as características que você busca e, especialmente, sem pesar no bolso.

Além disso, hoje há várias modalidades que facilitam a locação. Aliás, você sabia que consegue alugar sem precisar de fiador? É isso mesmo. Por meio de diferentes opções, o locatário fecha negócio, sem dificuldade. Afinal, se é para se preocupar que seja com os compromissos da universidade, não é mesmo?

Para te ajudar, reunimos todas as dicas para você alugar imóvel de forma fácil e rápida. 

Garantias de locação no aluguel sem fiador 

Assim como na universidade que é preciso cumprir as disciplinas de todos os semestres, ao alugar imóvel também tem etapas que não tem como pular. Uma delas é a escolha da garantia de locação, fundamental para assegurar que o compromisso será efetivado, mesmo em caso de imprevistos e inadimplência por parte do inquilino.

Entre as modalidades de garantia, a mais comum é a de fiador. No entanto, nos últimos tempos outras alternativas foram criadas e atualmente essa categoria não é a mais frequente e tampouco a preferida dos locadores, locatários e até das imobiliárias. O aluguel sem fiador é uma realidade que democratiza o acesso a imóveis em um contexto de flexibilização.

A própria Lei do Inquilinato, nº 8.245/1991, no artigo 37 prevê outras formas de garantia que não precisam de fiador. Você pode optar por seguro-fiança, depósito caução, título de capitalização, análise de crédito.

Antes de escolher qualquer uma das opções preste atenção à legislação para saber quais são seus verdadeiros direitos e deveres. Fique atento também porque a Lei do Inquilinato é bem clara ao estabelecer que “é vedada, sob pena de nulidade, mais de uma das modalidades de garantia num mesmo contrato de locação”. 

Vamos conhecer as modalidades de aluguel sem fiador? Vem com a gente!

Seguro-fiança

Na Terraz Aluguel Digital essa é uma das garantias mais recomendadas aos clientes. Isso porque esta modalidade é semelhante a qualquer outro tipo de seguro, como de veículo. A principal diferença é que, neste caso, o segurado não é quem paga a apólice, mas sim o proprietário do imóvel. 

O seguro-fiança custa, em média, o equivalente a um e um aluguel e meio por ano. Esta modalidade vem se tornando bastante utilizada pela rapidez do pagamento em caso de inadimplência. Ao final do contrato, e diferente de outras alternativas como o caução, o valor pago não volta para o segurado. 

Depósito caução

Nesta garantia de aluguel sem fiador o locatário deve depositar na conta-corrente ou na poupança do locador uma quantia, em geral o equivalente a três vezes o valor do aluguel. Se cumprir com todas as despesas, o recurso é devolvido ao inquilino ao fim do período de contrato. Até encerrar, o montante não pode ser usado por nenhuma das partes.

Título de Capitalização

Funciona como um fundo de investimento em que valores são depositados periodicamente e serão destinados ao proprietário em caso de descumprimento do contrato. Caso as obrigações sejam todas cumpridas, o montante retorna ao inquilino. Essa modalidade é semelhante ao caução, mas neste caso o processo é feito por seguradora ou instituição financeira. 

O valor contratado varia, pois é negociado entre as partes, mas na maioria dos casos é realizado de acordo com o valor do aluguel e dos encargos e não pode ser alterado. Caso haja inadimplência ou danos ao imóvel, o locador pode requisitar o resgate do recurso. 

Análise de Crédito

Esta é outra modalidade de aluguel sem fiador que vem se tornando a queridinha dos inquilinos por ser fácil e rápida. Neste método, a imobiliária verifica se o CPF está regular ou não e se existem dívidas no nome do interessado. Portanto, ao escolher essa garantia tenha certeza de não ter nenhuma pendência. 

Para ser aprovado na análise de crédito é necessário ter um bom score, ou seja, uma boa relação com o mercado. O score de crédito é uma pontuação que leva em consideração critérios como pagamentos em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados. 

Quanto maior o score, melhor o histórico do consumidor perante o mercado, e mais chances de conseguir a aprovação do crédito para o aluguel residencial. E você mesmo pode conferir como está sua reputação na praça. Basta acessar https://www.serasa.com.br/score/.

Um dos grandes diferenciais da análise de crédito é a celeridade. Em segundos, por meio de plataformas específicas, a verificação sobre o inquilino é realizada, totalmente online, e o resultado sai automaticamente, indicando a aprovação ou não para alugar imóvel. 

Aluguel sem fiador com Cartão de Crédito

Na Terraz Aluguel Digital você pode optar ainda por ter como garantia o pagamento via cartão de crédito. Para esta modalidade, a imobiliária tem a parceria do CredPago e o inquilino também não precisa de fiador. 

Por meio do CredPago, a imobiliária insere os dados do cliente e em menos de 1 minuto a plataforma analisa o cadastro. Se aprovado, o inquilino recebe um e-mail para ler e aceitar os termos de serviços e prosseguir para o pagamento. Na sequência, o cliente realiza o pagamento das taxas, podendo parcelar em até 12x no cartão de crédito e pronto, está firmado o aluguel sem necessidade de um fiador! 

Sem fiador, sem caução, sem comprovação de renda, com análise instantânea, diferentes formas de pagamento e parcelamento em até 12 vezes. Bom, não é mesmo?

Isso tudo porque a gente sabe que a vida de estudante nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é apertada financeiramente. Então, a Terraz oferece essas e várias outras vantagens para assegurar que você entre com tudo na sua casa nova.

Garanta o melhor desempenho ao procurar o seu imóvel. Acesse agora mesmo https://www.terraz.com.br/ e encontre o imóvel ideal sem nem sair de casa. Alugue fácil, rápido, seguro e sem fiador.