Adquirir a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Isso porque a ideia de morar em um lugar que é seu traz uma sensação de segurança e conforto. Comprar imóvel para alugar também figura entre os principais desejos das pessoas pelo retorno financeiro. 

Diferente de outros bens como automóveis que já desvalorizam assim que saem da concessionária ou ações na bolsa que têm um comportamento imprevisível, os imóveis, geralmente, não têm perdas financeiras ao longo do tempo. 

Ao contrário, com o passar dos anos ganham ainda mais valor, sendo lucrativos ao proprietário caso decida vender ou alugar. E é isso que vem acontecendo com cada vez mais frequência. Mais do que um sonho, adquirir imóvel tornou-se um investimento. 

Mas vale a pena mesmo investir em imóvel para locação? É exatamente isso que vamos te apresentar a seguir.

Vantagens de investir na locação de imóveis

A aquisição de imóveis pode ser uma boa escolha devido à valorização constante do mercado imobiliário. Mesmo em momentos de crise financeira como o que vivemos, esse segmento continua a crescer e se fortalecer. 

Apesar das adversidades, a pandemia mundial e o isolamento levaram as pessoas em todo o mundo a ficar mais tempo em casa e a procurar uma nova moradia para estar. Sendo assim, o mercado imobiliário segue em ascensão e permanece como uma ótima opção para quem quer investir. 

Devido à tendência de valorização do imóvel, dificilmente o proprietário, se um dia colocar o imóvel à venda, venderá por menos do que comprou. O mesmo acontece com relação ao aluguel, pois o preço pode subir a cada novo contrato de locação. 

É praticamente certo que o proprietário terá ganhos significativos com esse bem no decorrer dos anos.

Valor da mensalidade é influenciado pela inflação

Os lucros vêm ainda mais rápido se você conseguir pagar o imóvel à vista ou tiver uma boa quantia para dar de entrada. Quanto menor o valor financiado, maior o valor que sobra como um extra para você. 

Como a maioria dos imóveis atualmente é vendido por meio de financiamentos, os que são negociados à vista têm mais condições de conseguir um desconto maior. 

Além disso, mesmo que o imóvel saia por um valor mais baixo que o previsto, na hora de revender ou alugar você pode manter o preço de mercado, conseguindo assim vantagens desde o primeiro momento. 

Mas não é apenas por seguir em expansão que o setor imobiliário é considerado seguro e vantajoso. Regras básicas dão ainda mais garantias para apostar neste mercado. 

No Brasil, os contratos de aluguel são reajustados pelo INCC (Índice Nacional de Custo pela Construção) ou pelo IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado), dois índices que sofrem a influência da inflação. 

Desta forma, se os preços em geral subirem, o valor da locação aumenta da mesma forma, dando ainda mais segurança ao proprietário. 

Porém, para que este investimento realmente traga lucros é preciso estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Investir em imóvel para alugar

Se você comprar um imóvel e morar nele não irá ver vantagens financeiras a curto prazo, somente a longo prazo se resolver vendê-lo. Isso porque ao residir no local você ainda terá que arcar com as taxas básicas como IPTU e condomínio. 

Por isso, o ideal para quem busca ter lucros com imóveis é alugar. Ao conseguir um locatário você garantirá uma renda extra todos os meses. Entretanto, sem locatários você pode amargar prejuízos.

Antes de mais nada é necessário analisar quais são os fatores-chave que levam alguém a locar um imóvel. Assegure-se de que o local onde pretende investir está em boa localização, próximo a estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de gasolina, escolas, unidades de saúde, comércios, entre outros. 

Quanto mais acessível e segura a localização, mais facilmente você terá inquilinos.

Outro fator que também atrai mais interessados é o valor do condomínio: quanto mais barata esta taxa mensal mais chance de conseguir fechar negócio. Ter vaga de garagem é outro critério que faz a diferença na hora de alugar imóvel. 

O preço justo é fundamental para garantir que o imóvel realmente traga vantagens financeiras.

Rentabilidade

Ao colocar o imóvel para alugar é necessário analisar e definir o valor da locação. 

A quantia mensal não pode basear-se apenas no desejo do proprietário, mas deve refletir as características do imóvel como tamanho, condições, infraestrutura do condomínio, localização, além de estar de acordo com as possibilidades e com a realidade do público que busca locação em determinada região. 

Do contrário, a expectativa de lucrar com imóvel pode ser frustrada ao ficar com o local vago por muito tempo. 

Para verificar se o investimento vale a pena você deve calcular a rentabilidade antes mesmo de fechar negócio. Realize uma espécie de simulação e some todas as despesas que terá com o imóvel como valor da aquisição, impostos, possíveis reformas, entre outras. 

Assim você saberá quais gastos terá e já pode definir o possível valor do aluguel. Com tudo anotado e planejado fica mais fácil saber o lucro e o tempo do retorno financeiro. 

Não esqueça que se tiver dificuldade em negociar o imóvel para alugar, os custos de condomínio e taxas ficam sob sua responsabilidade. 

Por isso a importância de calcular tudo antes para evitar prejuízos. Outra dor de cabeça que você pode ter é o não cumprimento das obrigações por parte do inquilino. Lembre-se que a lei está do seu lado, oferecendo várias garantias para evitar este imprevisto.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse o conteúdo Aluguel sem fiador: como funciona

Conte com a orientação de uma imobiliária

De qualquer forma, o ideal é contar com os melhores profissionais do mercado para garantir que o seu imóvel será alugado. É o que você encontra na Terraz Aluguel Digital, a imobiliária digital especialista em locação na região da Grande Florianópolis.

Oferecemos todo o suporte e dicas para os proprietários, assegurando a locação sem burocracia, de forma fácil, prática e segura. 

Acesse o nosso site para saber mais e para ter a certeza que o seu investimento em imóvel para alugar terá um retorno rápido e vantajoso.