Como evitar fraudes e golpes ao alugar um imóvel online

Atualmente a gente faz tudo com alguns cliques. Compras, mercado, pagamento de contas, encontros, enfim. É possível até mesmo alugar ou comprar imóvel sem sair de casa. As vantagens e a praticidade de alugar um imóvel online são inúmeras. Mas não é só de coisas boas que é feito o mundo virtual.

Por isso, qualquer transação online requer cuidados extras, especialmente, quando a negociação envolve dinheiro e o compartilhamento de dados pessoais como é o caso, por exemplo, do aluguel e compra de imóvel.

Hoje 9 em cada 10 pessoas, antes de irem até uma imobiliária, buscam imóvel pela internet. A maioria também escolhe a nova casa ou apartamento por ali mesmo, indo visitar apenas aqueles que mais agradam. Com isso, garantem economia de tempo e energia, tanto para os possíveis locatários quanto para os proprietários.

Alguns até fecham o negócio sem nem ir visitar o imóvel, e todo o processo se dá pela internet. Uma modalidade muito comum, especialmente, nos aluguéis por temporada. Mas é aí que mora o perigo: fraudes, cobranças indevidas, anúncios e informações falsas e outros problemas também fazem parte deste mundo virtual e podem causar muita dor de cabeça e prejuízo.

Então, antes de fechar negócio e alugar um imóvel online, tome todos os cuidados para que o barato não saia caro. Confira e siga as nossas dicas e faça a escolha certa.

 

Escolha profissionais credenciados ao alugar online

Você até pode procurar imóvel sozinho, sem a ajuda de ninguém, mas na hora de fechar negócio busque por profissionais especializados. Para alugar e comprar imóvel, imobiliárias são sempre as melhores opções pela experiência de mercado, pelas facilidades que oferecem, por conhecer as opções para você tomar a decisão mais acertada.

Para ter total segurança, verifique se o corretor e/ou imobiliária têm registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, credenciamento importante para você ter certeza que, mesmo de forma virtual e sem conhecer quem te atende, terá um serviço de qualidade e de confiança.

 

Verifique os dados da propriedade e do proprietário

Encontrou o imóvel ideal? Não vá logo assinando o contrato. Se prefere fazer o processo de forma individual, cheque as informações da casa e de quem a anuncia. Verifique se a propriedade está devidamente cadastrada no Registro de Imóveis, confira se o pagamento do IPTU está em dia e busque saber ainda se o imóvel não tem pendências como dívidas, conflitos judiciais, penhora, divisão de herança, entre outros.

Alugar online requer cuidados redobrados! Procure informações também do proprietário ou de quem é responsável pelo anúncio. Analise as redes sociais e conte com a ajuda da própria internet para descobrir o que puder do anunciante do imóvel. Ao primeiro sinal de problema, reinicie a procura e encontre uma outra casa ou apartamento. 

 

Visite o imóvel

A evolução da internet e dos materiais é inegável e, mesmo do outro lado da tela, é possível visualizar todas as partes do imóvel. Será mesmo? Apesar das melhores imagens e vídeos, o ideal ainda é conhecer pessoalmente o local, mesmo optando por alugar online. É na vistoria que você consegue observar todos os detalhes, principalmente, as possíveis deficiências.

Além disso, é por meio desta visita que, ao identificar problemas, você pode indicar antes mesmo de entrar no imóvel e registrar tudo no contrato. Sem essa garantia, ao fim do aluguel, é você quem será responsável por consertar ou pagar os danos, inclusive aqueles que já existiam, mas que não foram informados e documentados.

Na visita você confere se as informações anunciadas online são realmente verdadeiras e terá a certeza que aquele local realmente é onde deseja morar. 

 

Desconfie de ofertas boas demais ao alugar online

Sabe aquela oferta maravilhosa, com valor bem abaixo dos demais anúncios? Então, essas são, geralmente, as que mais chamam a atenção e também as que têm grande probabilidade de ser golpe. Desconfie!

Para não cair na armadilha do “oferta exclusiva” ou “preço imperdível”, cheque todas as informações. Valores abaixo do mercado podem esconder futuras dores de cabeça como problemas na estrutura do imóvel, pendências judiciais, localização ruim, falta de segurança e verdadeiras fraudes. Lembre-se: alugar online, principalmente quando não envolve diretamente empresas do ramo imobiliário, requer cuidado extra!

 

Aluguel de Temporada (shorstay): atenção dobrada

Esta modalidade de locação é uma das queridinhas dos golpistas. Isso porque as pessoas que alugam por temporada, em sua maioria, moram em outras cidades, não conseguem visitar o imóvel e precisam confiar nos anúncios para alugar online e garantir suas férias ou feriado de desanso. É então que os mal-intencionados agem: anunciam com fotos e dados falsos e ganham dinheiro com reservas antecipadas. 

Para não estragar suas férias, siga alguns cuidados. O principal deles é não acreditar em tudo o que aparece na internet e buscar por portais reconhecidos e com credibilidade. Uma das formas de checar isso é conferindo as avaliações das empresas no Google e nas redes sociais.

Pesquise bem, analise os valores, tente saber mais sobre o anunciante, seja pessoa física ou jurídica, verifique informações da localização do imóvel, e, novamente, alerta máximo com os preços abaixo do mercado. Cuidado ainda com as exigências relacionadas a pagamento antecipado. Exija contrato e antes de assinar, leia e releia atentamente. 

Alugar online pode ser muito mais seguro quando você procura sites, portais e empresas conhecidas e bem avaliadas. Evite qualquer estresse durante as suas férias e entre em contato com uma empresa especializada. Só assim para ter o descanso merecido. 

 

Cuide com o contrato na hora de alugar online

O contrato é o acordo entre os envolvidos que estabelece os direitos e deveres de cada parte e também é a garantia caso algo não seja seguido. Portanto, leia com atenção e informe ao discordar com qualquer ponto.

Só assine depois de estar plenamente ciente do que está estabelecido. 

 

Busque a imobiliária referência no mercado

Já mencionamos antes da importância de escolher profissionais especializados. Mas ainda melhor do que ter corretores devidamente registrados é ter todas as garantias e vantagens de uma das mais reconhecidas imobiliárias com a aprovação e as melhores recomendações dos clientes.

Seja para qual for a sua preferência, por temporada ou anual, a Terraz Aluguel Digital tem inúmeras opções de imóveis na Grande Florianópolis. De forma prática, ágil, simples, segura, sem burocracia, sem fiador e, claro, seguindo as dicas acima, você busca, encontra e entra na sua casa nova e tudo feito pela internet, mas com todas as garantias e sem dor de cabeça. Alugar online não precisa ser arriscado, vem pra Terraz!