#DoItYourself: como instalar prateleiras e ganhar espaço em casa

Se você usar a criatividade há diversas alternativas para renovar a decoração da casa e até para tornar qualquer espaço mais funcional, prático e, claro, com a sua cara. E o melhor: há várias ideias que não pesam no bolso e que podem ser feitas por você mesmo, o famoso #doityourself. Uma delas é a instalação de prateleiras e nichos.

Existem diferentes modelos, tamanhos, formatos e materiais de prateleiras. Dependendo de como você usá-las, elas podem trazer personalidade, aconchego e praticidade aos ambientes do seu lar.

Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar? Não tem problema. Hoje vamos te ensinar o passo a passo e tudo o que você precisa para fazer e ter em casa uma ou mais prateleiras e nichos. 

 

Para que usar prateleiras e nichos

Prateleiras e nichos têm variadas funções. Independente do que você deseja no seu ambiente, sempre dão um up na decoração. Mas são grandes aliados, especialmente, de espaços com metragens reduzidas.

Seja no quarto, na sala, banheiro, na varanda ou sacada e até no corredor, as prateleiras são ótimas opções para ganhar mais espaço de circulação em casa, para organizar objetos como livros, colocar itens, peças decorativas e plantas, para guardar utensílios como a louça na cozinha, para ser de fácil acesso como produtos de limpeza na área de serviço, para modernizar e alegrar a casa. 

Assim como as inúmeras formas, os motivos para inserir prateleiras e nichos na decoração também são variados. Mas algo é comum a todos: quem opta por esse tipo de recurso torna o ambiente mais versátil, mais funcional e moderno.

 

Como usar prateleiras

Essa pode ser a melhor ou a mais difícil das questões. Porque as prateleiras e nichos podem ser usados e combinados de tantas formas que é até complicado escolher.

Se, por acaso, essa for a tua situação comece definindo o tamanho da prateleira que você pretende instalar. Meça a parede ou local onde a estrutura ficará e cuide com as proporções para não ficar ou parecer maior do que o ambiente.

Perceba que as prateleiras e nichos devem harmonizar com a decoração da sua casa e com o cômodo como um todo, inclusive com o tamanho do mesmo. Escolha ainda a posição exata para que a prateleira não atrapalhe a circulação dos moradores ou que fique em local com perigo de alguém esbarrar e até se machucar.

Pesquise as diversas formas e formatos das prateleiras e nichos e escolha o que mais combina com os móveis e com o seu ambiente. De acordo com a sua vontade e realidade você pode escolher por uma única prateleira, por mais de uma, por estante vertical e até por uma composição de nichos que, aliás, é tendência e dá sofisticação ao espaço.

A cor, a textura, o material e o formato também variam muito. O ideal é escolher direitinho aquilo que mais agrada, medir a parede, definir qual o tamanho, comprar o que é necessário para, então, colocar a mão na massa. 

 

Tipos de prateleiras mais comuns 

É claro que você pode usar e abusar da criatividade e “brincar” com a decoração da sua casa ao instalar prateleiras combinadas com nichos que formam uma espécie de estante. No entanto, se você está começando agora a instalar estes suportes e não pretende ser tão irreverente assim, opte pelo básico.

Neste caso, as prateleiras com mão francesa ou com suporte embutido são excelentes alternativas.

 

 Prateleiras com mão francesa

Já ouviu o termo mão francesa? Se já conhece, ótimo. Caso contrário, a gente explica. Mão francesa é o suporte utilizado, neste caso, abaixo da prateleira para fixar a mesma na parede. Há diversos tipos, dos mais tradicionais a alguns modelos retrô, mas todos ficam expostos. 

Opção muita utilizada, por exemplo, em quartos de crianças para colocar brinquedos ou para organizar livros. Muitas vezes são instaladas duas prateleiras deste tipo, uma mais alta do que a outra e desalinhadas, sendo uma mais para a esquerda e outra para a direita. Essa irregularidade na posição dos suportes gera um ar de modernidade ao ambiente.

 

Prateleiras com suporte embutido

Diferente das com mão francesa, estas prateleiras têm o suporte escondido. São elegantes e proporcionam requinte ao espaço. São utilizadas de diferentes formas, mas uma das mais comuns é como parte da decoração.

 

Nichos

Os nichos diferem das prateleiras nos formatos, mas, em resumo, têm as mesmas funções: decorar, organizar, facilitar, otimizar o espaço. 

São, geralmente, quadrados ou retangulares e há quem os compare com armários, só que abertos, com objetos à mostra e muito mais modernos.

Podem ser instalados de incontáveis maneiras, inclusive em composição com prateleiras tradicionais. Quando alinhados passam uma ideia maior de seriedade, ótimo para escritórios, por exemplo. Já irregulares criam um ambiente mais descontraído e com muita personalidade, ideal se a intenção é deixar a casa com a sua cara.

 

Como instalar

Seja qual for o suporte que você escolheu, a instalação é simples e muito semelhante. Verifique apenas se o que você comprou está com tudo o que precisa. Normalmente, já vem o kit completo com parafusos, buchas. E tenha em casa alguns itens. São eles:

 

– lápis comum

– furadeira

– fita métrica

– chave de fenda

– plástico, se quiser cobrir para não sujar os móveis e o chão.

 

Passo a passo

Está com tudo em mãos? Então agora é hora de instalar a sua prateleira:

 

  1. Meça – com a fita métrica meça e defina a altura e a posição que a estrutura será fixada.
  2. Desenhe – com lápis e fita métrica marque na parede o local exato onde será a instalação. Verifique se o material está nivelado.
  3. Marque – apoie o suporte na parede e faça as marcações onde deverão ser feitos os furos. Meça e tenha atenção à distância entre cada ponto. 
  4. Fure – agora é hora de pegar a furadeira e fazer os furos, seguindo à risca as marcações. Ao terminar, coloque as buchas na parede e insira os parafusos nos locais adequados.
  5. Veja se está reto – confira se os pontos estão bem alinhados, na mesma reta. Se sim, utilize a chave de fenda para apertar os parafusos.
  6. Encaixe a prateleira – se o modelo escolhido é a com mão francesa, neste momento posicione a prateleira sobre o suporte. Para fixar você pode escolher alguma cola específica ou parafusos. Mas se você preferiu a com suporte embutido ou nicho, já está pronto.
  7. Verifique mais uma vez – cheque novamente se a prateleira ou nicho está firme e pronto. Sua casa já está de cara nova.

 

Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre as tendências de decoração e deixar o seu apartamento alugado a sua cara, através de paredes geométricas, plantas e outras ideias criativas, continue acompanhado o nosso blog e tenha sempre a sua casa atual, renovada e moderna!