Quer saber como valorizar o imóvel para acelerar a locação? Acompanhe!

Você tem imóvel ou pretende investir na compra de apartamento ou casa para alugar? Se sim, saiba que este é considerado um dos investimentos mais seguros atualmente. Tanto que nem mesmo a crise prejudicou o segmento imobiliário que segue alcançando patamares históricos.

Antes de escolher o que comprar ou de colocar seu imóvel para locação, alguns fatores devem ser considerados para fazer com que o seu bem seja ainda mais valorizado e, claro, mais rentável.

Algumas características são fundamentais quando se pensa no potencial de valorização do imóvel. Tanto para quem já tem um e está querendo alugar quanto para quem vai comprar visando um rendimento futuro, a médio ou longo prazo. Entenda como questões como localização, segurança e estado de conservação são formas principais de como valorizar o seu imóvel. 

Aproveite a boa fase do setor

Se você está buscando imóvel para comprar, essa é a hora. Mas não espere muito. A taxa de juros está baixa, o que facilita o crédito e diminui o valor do financiamento. 

No entanto, somente neste ano, a Selic, taxa básica de juros, já teve dois reajustes e os especialistas afirmam que outros devem ocorrer até o fim de 2021. Mas, por enquanto, está a 4,25%, bem abaixo de anos anteriores. Se a sua ideia é investir em imóvel, faça logo. 

Mesmo que você não possa investir muito, há diversas opções de imóveis no mercado e cada vez mais benefícios oferecidos pelos bancos para facilitar e fechar o financiamento. 

Como valorizar o imóvel e torná-lo mais rentável

Algumas características sempre foram da preferência dos clientes, mas algumas começaram a ganhar destaque após a pandemia do novo coronavírus. Vamos falar de cada um delas a seguir.

Localização

Esse é um dos requisitos que mais influencia no valor, seja para locação ou venda. 

Quanto melhor a localização e quanto mais fácil o acesso a vias principais, além da proximidade a serviços de supermercado, farmácia, escolas e universidades e unidades de saúde, mais valorizado é o imóvel e maior o valor que pode ser cobrado.

A localização vai além. A segurança também precisa ser considerada. Quanto mais tranquila a região, maior a chance de atrair interessados e maior o preço. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores. Quanto melhor, mais elevado será o retorno. 

Estado de conservação do imóvel

Se você está olhando imóveis para comprar é claro que ficará incomodado se o espaço não estiver em boas condições, não é mesmo? E se mesmo assim resolver investir, vai querer negociar para que o valor seja mais baixo.

O mesmo ocorre com quem vai alugar. Se o local estiver em boa conservação, certamente, mais rápido será alugado e maior será o valor do aluguel. 

Mesmo que você tenha imóvel usado, há como dar um novo aspecto ao local Se você não sabe como valorizar o imóvel, tenha em mente que uma reforma é o melhor investimento que você pode fazer. 

Realize as melhorias necessárias e mantenha o imóvel sempre nas melhores condições. 

Quantidade de cômodos

A quantidade de cômodos e o tamanho do imóvel estão diretamente relacionados ao valor do metro quadrado da região. Portanto, quanto maior o imóvel, melhor a distribuição dos cômodos e se ele estiver situado em uma localização valorizada, mais elevado o aluguel. 

Por falar no tamanho do imóvel, após a pandemia o mercado imobiliário identificou novas tendências dos consumidores. E uma delas é a busca por apartamentos ou casas mais amplos, com ambientes bem divididos, de preferência com algum cômodo que possa ser transformado em escritório para o home office.

Outra tendência são as áreas que favorecem a convivência, já que agora as famílias passam mais tempo reunidas em casa e com algum espaço para jardim interno ou varanda.

Mobília e decoração

A mobília é outro elemento que interfere no valor da locação. Apartamentos mobiliados, com armários planejados e eletrodomésticos, fazem toda a diferença para quem vai alugar e também para o bolso de quem aluga.

É claro que estruturar o imóvel com móveis e eletrodomésticos requer um gasto considerável, mas que tem retorno. De maneira geral, para imóveis mobiliados é possível cobrar de 20% a 30% a mais no preço do aluguel. 

Para saber mais sobre os critérios usados pelos inquilinos para escolher ou não um imóvel mobiliado, acesse o conteúdo no blog: Vale a pena alugar imóvel mobiliado

Há ainda especialistas que estimam que ações simples e que não pesam tanto no bolso, como instalar aparelho de ar condicionado, trocar o piso ou melhorar o banheiro, podem elevar em até 30% o valor do bem e do aluguel. 

Um projeto de design de interiores, mesmo que simples, já faz bastante diferença na valorização do seu imóvel. Se o apartamento é mobiliado, é importante que o inquilino “se apaixone” no momento que entrar no imóvel. Nesse caso, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. 

Pavimento

O valor segue na mesma proporção e altura do imóvel: quanto mais alto o apartamento, maior o valor do aluguel. Há levantamentos que apontam que em um mesmo prédio a diferença de valor entre o primeiro e o último andar pode ser maior do que 50%. 

Infraestrutura do condomínio

O que também colabora para valorizar o imóvel é a infraestrutura do condomínio. Espaços como salão de festas, piscina, academia, playground, elevador, entre outros, agregam valor ao bem como um todo e também somam ao aluguel.

Independente se você já tem imóvel ou se vai investir, o ideal é contar com os melhores profissionais do mercado para garantir a maior rentabilidade para a propriedade.

Grupo Brognoli oferece soluções para valorizar o seu imóvel

Conheça o IRent, serviço exclusivo da Brognoli que realiza a reforma completa do imóvel, sem nenhum custo ao proprietário. 

Por meio do IRent, o dono do imóvel usufrui de um contrato de 60 meses de aluguel. Isto é, independente se o imóvel está alugado ou não, a Brognoli e o IRent garantem os valores previstos no contrato e o proprietário não tem preocupação com cobranças, manutenções e reformas durante o período de contratação. 

Clique aqui para tornar o seu imóvel IRent!

Independente se o imóvel é em Palhoça, Florianópolis, São José, a Brognoli + Beupse digitaliza o seu imóvel e otimiza os cômodos com decoração, móveis, entre outros.

Com esse serviço 100% gratuito, todo o seu imóvel é digitalizado e é possível simular as melhorias e mudanças que você deseja fazer, ampliando o valor de aluguel e, consequentemente, a rentabilidade.

Conte com a gente para tornar o seu imóvel ainda mais rentável. Acesse agora mesmo o site da Terraz Aluguel Digital, a maior especialista em imóvel para alugar na região da Grande Florianópolis. 

Confira todas as nossas orientações e dicas para proprietários e saiba como valorizar imóvel e também como tornar o seu bem ainda mais rentável e vantajoso.