Quando você precisa recorrer à justiça, procura um advogado. Se está com algum problema de saúde, marca uma consulta com um médico. Quando você quer dar aquele tapa no visual, corre no salão de beleza. Se tem qualquer imprevisto com o automóvel não demora a encontrar uma oficina. 

Por que nessas e em tantas outras situações a gente nem pensa duas vezes e busca  um profissional especializado? Queremos a certeza de que o serviço será de qualidade, realizado por quem tem experiência e capacitação, sem improvisos ou amadorismo.

É assim que acontece também com a locação de imóveis. Você até pode arriscar e tentar sozinho alugar sua casa ou apartamento, assumindo sozinho a tarefa de administrar o imóvel. Porém, pode levar mais tempo para você conseguir um interessado, você terá que se responsabilizar pela redação do contrato, não fará a vistoria de entrada e corre o risco de lidar com a inadimplência do inquilino, já que não terá acesso às garantias. 

Mas por que se preocupar com isso se pode contar com toda a ajuda, orientação, expertise e qualidade de uma imobiliária

“Além de todas as vantagens, você pode fazer todo o procedimento de forma simples e rápida do conforto da sua casa enquanto se mantém seguro nesse período de pandemia.”

E se você está com algum imóvel para locação, mas ainda não decidiu se vai confiar seu patrimônio aos cuidados de uma empresa especializada em administrar imóvel, continue a ler este artigo em que reunimos dicas para os proprietários para saber em detalhes como a atuação de uma imobiliária faz toda a diferença.

Alugue sem sair de casa

Já imaginou alugar seu imóvel sem precisar se preocupar com visitas, vistorias, contratos e encontros com possíveis locatários? É exatamente isso que acontece quando você opta por uma imobiliária. Melhor ainda quando tudo pode ser feito pela internet, como é o caso da Terraz Aluguel Digital.

Ao confiar sua casa ou apartamento a quem entende do assunto, você fica tranquilo, enquanto os profissionais fazem tudo para e por você. Todos os processos, desde a vistoria de entrada, passando pela infraestrutura do imóvel e condomínio, chegando ao momento da visita, incluindo até mesmo a assinatura do contrato, podendo ser feita de forma online sem a necessidade de se deslocar até o local, garantindo segurança,tranquilidade e velocidade aos locadores e inquilinos.

Divulgue de forma efetiva

Este é um dos maiores diferenciais de quem escolhe ter uma imobiliária para administrar o imóvel. Pela qualidade e profissionalização, os anúncios conquistam maior visibilidade e, consequentemente, você terá mais interessados no imóvel, aumentando a velocidade com que o seu imóvel é alugado.

Muito além dos cartazes e placas, o anúncio digital pode ser visto por pessoas em todo o mundo por meio dos sites das imobiliárias, que têm uma infinidade de acessos. 

Atualmente, quem busca apartamento ou casa para alugar faz a primeira procura e visita de forma virtual. Por isso, a importância de ter seu imóvel divulgado nos sites mais acessados como o da Terraz

Contato com os clientes

Uma divulgação ampla e estratégica desperta o interesse de diversos clientes. 

Aqui, como nas demais etapas do processo de locação, você não precisa se preocupar em manter um relacionamento com os interessados ou acompanhá-los nas visitas. Já pensou ter dezenas de interessados e ter que estar presente sempre?

Deixe isso para quem é especialista e vai saber apresentar as qualidades do seu imóvel. A Terraz, em parceria com a Hauseful, é responsável por essa etapa e também por disponibilizar os hosts, moradores locais que fazem o papel de anfitriões e acompanham na visita. 

A imobiliária também se encarrega de fazer a vistoria de entrada, momento em que são analisados e registrados todos os detalhes do imóvel. Além disso, a empresa tem competência para a elaboração e redação do contrato, o que possibilita segurança jurídica a todos os envolvidos. Assim, é garantido que ao final do contrato de locação tudo esteja nas mesmas condições de quando o imóvel foi alugado. 

O melhor é que essa ponte entre proprietário e inquilino não se encerra quando o negócio é fechado. Ao contrário, vai muito além, existindo durante toda a vigência do contrato. Desta forma, em qualquer situação é a imobiliária que fará a intermediação entre você e o locatário, o que evita vários incômodos e dores de cabeça.

Imagina ter que se estressar a cada imprevisto. Ou ter que encontrar a solução para qualquer problema. E pior: ter que cobrar e ficar em cima quando o pagamento não ocorre no dia combinado. 

Todos esses percalços de convivência podem ocorrer, mas com imobiliária você não vai se incomodar. Todas as tratativas são intermediadas quando a imobiliária assume a função de administrar o imóvel, gerando o menor desgaste ao proprietário do imóvel. 

Cuidado com o imóvel

Com a contratação da imobiliária não é apenas a sua paz que será conservada, mas o seu imóvel também. Com uma empresa especialista na área todas as medidas serão tomadas para garantir a conservação da casa ou apartamento.

Para isso, é realizada a vistoria minuciosa do imóvel, fundamental para garantir que na entrega das chaves o local vai ser devolvido nas mesmas condições que estava quando alugado. 

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) determina que o locatário deve “restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal”. A imobiliária, por sua vez, vai garantir o cumprimento da legislação e a entrega do imóvel na melhor condição.

Escolha do cliente

Se você for colocar o imóvel para alugar por conta própria, como vai saber que aquele interessado tem realmente condições de alugar seu imóvel, que ele não tem pendências no mercado e que não trará futuras dores de cabeça? Não tem como saber, não é mesmo?

Mas com uma imobiliária te auxiliando, esse processo também torna-se mais seguro. A empresa vai identificar o perfil dos locatários, analisar seu histórico, avaliar os documentos, solicitar garantias como a análise de crédito ou seguro-fiança.

Todas essas etapas evitam complicações futuras como o atraso ou não pagamento do aluguel, gerando maior segurança e tranquilidade para fechar o negócio. 

Taxa de administração

Talvez esse seja o fator que faz com que a maioria dos proprietários não procure uma imobiliária. A taxa de administração de aluguel é um valor cobrado pela imobiliária para administrar o imóvel, exercendo todas as funções mencionadas anteriormente. 

O valor desta taxa é o equivalente a uma pequena porcentagem do preço do aluguel. Diante de tudo o que é realizado pela imobiliária, da segurança em confiar seu imóvel para quem tem experiência e qualificação, o pagamento dessa taxa é um investimento

Alugar imóvel sem imobiliária é muito mais difícil e pode demandar mais tempo, energia e trabalho. Sendo assim, se o local demorar a ser alugado vai gerar prejuízos, já que as taxas básicas de IPTU, condomínio, luz, água, entre outros, continuarão sob a sua responsabilidade. 

Por isso, ter a orientação e auxílio de quem é especializado certamente vai ser essencial para que o seu imóvel seja alugado mais rápido, de forma prática, segura e totalmente profissional. Você receberá todas as vantagens que uma imobiliária proporciona por uma taxa de administração de 8% do valor do imóvel. 

Se você tem casa ou apartamento e quer alugar o mais rápido possível e, ainda, não ficar se preocupando com os problemas que podem ocorrer durante o período locado, conte com a Terraz para ajudar você!  Acesse o site e alugue seu imóvel de forma simples e rápida sem precisar nem sair de casa.