Dicas: como decorar um apartamento alugado

Pode ser próprio ou alugado, não importa. A gente quer logo decorar a casa para que ela tenha a nossa cara. É claro que quando não somos os proprietários, qualquer alteração no imóvel requer mais cautela e também a consciência de que ao fim do contrato o local deve ser entregue nas mesmas condições que foi recebido. Mas também é óbvio que isso não impede de colocar a tua personalidade no ambiente e deixar a casa do teu jeito. O melhor é que há uma infinidade de formas e recursos para tornar o espaço a sua cara e nem é preciso grandes mudanças no imóvel ou gastar muito.

Como a gente sabe que decorar a casa, deixar tudo com o seu estilo, é uma das etapas mais prazerosas, buscamos e reunimos várias opções e estratégias para que a casa tenha a sua cara.

Quer saber como? Confere todas as nossas dicas.

 

Pesquise

Ninguém quer jogar dinheiro fora. Segure a empolgação e antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, pesquise. Veja referências. A internet está aí e oferece uma variedade quase infinita de ideias, modelos e orientações para decorar. Use e abuse deste universo inteiro e gratuito com dicas para decorar seu apartamento.

Provavelmente, você já tem as suas preferências. Anote tudo e dê aquele Google para saber como realizar todas as suas vontades sem pesar no bolso. Depois, defina aquilo que vai realmente compor a sua decoração. 

 

Meça os ambientes

Mesmo que você saiba o que fazer em cada canto da casa, ainda não é hora de ir às compras. Primeiro meça os ambientes para saber o que cabe em cada lugar. Pior do que ter a casa sem nada é ter a casa amontoada de coisas, com móveis e objetos maiores do que o espaço.

 

Garimpe itens de decoração

Se você quer imprimir o seu estilo na casa, mas não pode gastar muito, garimpe. Busque móveis e peças decorativas em lojas de móveis antigos e acervos. Com pesquisa e disposição você encontra itens incríveis e até exclusivos que darão um toque especial e único à sua decoração.

Se você não gosta de utensílios usados, não tem tempo para ir a lojas de móveis antigos ou se já foi e não encontrou nada que gostou, volte a garimpar, mas agora na internet. Há diversas lojas e sites com vendas de produtos de todo tipo e para todos os bolsos. Certamente, seja o que for, com a ajuda da internet você vai encontrar. 

Mas se prefere ir presencialmente nas lojas também o faça com muita boa vontade para pesquisar e andar bastante. Se tem as finanças bem resolvidas e pode comprar sem um levantamento de preços, ótimo. Do contrário, o recomendado é bater perna e ir de loja em loja até identificar quais estabelecimentos têm as peças mais interessantes.

E já que está indo pessoalmente não esqueça de analisar a qualidade dos produtos. Lembre-se que, às vezes, o barato sai caro. Escolha os itens com o melhor custo-benefício.

 

Use a criatividade para decorar seu apartamento

Ao decorar a casa dá vontade de arrumar tudo de uma vez só. Mas nem sempre o orçamento permite. É comum optar por comprar isso ou aquilo e, geralmente, a escolha é sempre dos móveis, eletrodomésticos e peças essenciais. O resto vai ficando para quando der. Quem disse?

Uma forma de decorar a casa toda, mesmo sem dinheiro sobrando, é usar a criatividade. Você já pesquisou, viu referências, conhece as tendências, definiu o que quer fazer e, provavelmente, sabe que muita coisa pode ser feita por você. Ou seja, use a criatividade e mãos à obra. 

Pesquise tutoriais na internet e vá dando forma à sua decoração. Uma das grandes tendências é a parede geométrica, perfeita para imprimir a sua personalidade ao imóvel, sem gastar muito, e que consiste na pintura em formas geométricas que moderniza e transforma qualquer espaço. 

Essa é apenas uma opção, mas há inúmeras outras para você adotar na sua casa. Seja restaurar um móvel, pintar determinado cômodo, instalar papel de parede, mudar o revestimento do sofá ou das almofadas, trocar as cortinas ou montar arranjos de flores, enfim. 

Aliás, a criatividade pode ser usada, sem precisar colocar a mão na massa. Alguns recursos como quadros com fotos pendurados nas paredes ou sobre móveis, espelhos, ótimos porque passam a impressão de que o lugar é maior, e plantas são sempre coringas da decoração, transformando qualquer ambiente.

 

Plantas

Por falar em plantas, elas dão vida à casa. Além de muitas serem baratas, ainda são ótimas para decorar seu apartamento, já que o tornam mais alegre, mais vivo, com cara de lar.

É óbvio que as naturais são melhores para trazer esse ar mais aconchegante, mas exigem cuidados e carinhos diários, o que nem todo mundo tem tempo e disposição para fazer.

Se você sabe que não consegue manter uma plantinha natural, opte pelas artificiais. Talvez o efeito não seja tão surpreendente, mas ainda assim o verde vai dar charme à sua moradia.

Outra ideia, mas esta é realmente para quem gosta de planta é ter a sua própria horta. Se quiser saber mais, todas as orientações você encontra aqui.

 

Iluminação

Certamente você já trocou a lâmpada alguma vez e sentiu aquela diferença, não é mesmo? Isso porque a iluminação transforma uma casa e, claro, é aliada da decoração. 

Não só a cor da lâmpada ou a voltagem muda o ambiente, mas você pode usar a iluminação de diferentes formas, o que vai representar exatamente o seu estilo, os seus gostos.

Invista naquele lustre, abajur, pendente ou em outro tipo de luminária que é mais sua cara. Além dos tantos modelos que existem, outra tendência que veio para ficar são as lâmpadas embutidas nos armários ou luminárias de chão que dão sofisticação e requinte. 

E se quiser economizar que tal usar velas? Elas também são bons elementos, iluminam e trazem um certo charme ao lar.

Além das nossas dicas, você conta ainda com a ajuda de profissionais especializados. A Terraz Aluguel Digital te auxilia a encontrar o imóvel ideal e te orienta a decorar seu apartamento e deixá-lo com a sua cara. Acesse terraz.com.br e tenha o seu lar doce lar.