Para qualquer pessoa, alugar o primeiro apartamento é sempre um grande passo. Ter o próprio espaço, as próprias coisas, o próprio cantinho é uma conquista e tanto, mas também é uma etapa cheia de desafios.  Um deles é fazer deste lugar o seu lar, fazer o imóvel ter a sua personalidade, o seu estilo. É claro que a primeira coisa que você pode pensar é que vai ter que gastar muito para decorar apartamento, mas isso não é verdade.

Com pesquisa, planejamento, criatividade e disposição você consegue deixar o imóvel com a sua cara e sem gastar muito. Quer saber como? Confira as nossas dicas para decorar apartamento alugado de forma econômica, inteligente e sustentável. 

Conheça bem o espaço

Encontrou o imóvel ideal? Então agora é hora de dar uma nova vida à tua nova casa. 

Por onde começar? Bem, a primeira coisa a fazer é conhecer bem o espaço. Meça os cômodos para saber o tamanho ideal dos móveis. Não esqueça que se a mobília for muito grande pode comprometer todo o ambiente ou te causar problemas como ter que devolver a compra e adquirir algo menor.

Por isso, antes de sair pesquisando preços e móveis, saiba o que o seu apartamento comporta. 

E atenção para as doações. É normal que ao mudar para a casa nova, seja tentador aceitar qualquer coisa. Mas nem sempre vale a pena. Veja se o imóvel ou utensílio está em bom estado e se vai combinar com o seu ambiente. Por exemplo, se a peça for grande demais pode se tornar um transtorno para você. Aceite, desde que seja realmente para agregar ao espaço e que tenha a sua personalidade.

Faça as contas

Pare, sente e coloque no papel os gastos com mudança, as novas despesas como condomínio e taxas de luz, água, entre outras e calcule o que sobra para a decoração. Este passo é fundamental para organizar não apenas as finanças, mas para dar foco e evitar aquelas comprinhas por impulso.

Sabendo exatamente o que você pode gastar, você vai ter uma lista de prioridades para te guiar na hora das compras. Ao chegar no novo imóvel, alguns elementos podem esperar um pouco mais. Porém, outros como cama, geladeira, fogão são utensílios essenciais para o começo da sua vida na nova casa.

Pesquise

Mediu o espaço, fez as contas, sabe as prioridades? Então, nada de sair comprando. Agora é a vez da pesquisa. E a internet está aí para te ajudar. Busque lojas diversas e verifique os valores dos móveis e peças que você precisa. 

Você vai ver que as ofertas são muitas e que será possível encontrar tudo que você deseja e com preço mais em conta. Mas, para isso, precisa pesquisar e muito.

Outra boa opção também é bater perna. Vá em brechós e acervos e procure por peças que sejam do seu gosto, que mostrem a sua personalidade e que são mais baratas. Lojas de móveis usados, por exemplo, também conservam peças mais acessíveis e que podem, inclusive, ser um diferencial na sua decoração.

Lembrando ainda que uma das tendências, não apenas nas decorações, mas em vários segmentos, é valorizar o retrô. Ou seja, móveis antigos, se são do seu gosto, geralmente, cabem no bolso e podem ser um diferencial para decorar o primeiro apartamento.

Use a criatividade para decorar o apartamento

Você sabe do que gosta. Sabe quais cores mais te atraem, quais peças são mais a sua cara. Talvez, neste primeiro momento você não vai conseguir ter a casa daquele jeito que você sonhou. Mas nem mesmo o orçamento apertado te impede de ter o lar com a sua cara. E isso não requer muito dinheiro não, mas sim criatividade.

Olhe em volta e imagine quais elementos você poderia incluir para colocar mais dua sua personalidade ao espaço. Quem sabe alguns quadros com fotos suas nas paredes, ou espelhos em determinados espaços. Aliás, eles são ótimos porque passam a impressão de que o lugar é maior.

Pesquise na internet mais opções e dicas de decoração que você mesmo pode fazer em casa, sem gastar muito, para dar aquele up na decoração. Use e abuse da criatividade e mãos à obra.

Móveis multifuncionais

Uma das soluções mais estratégicas e criativas de decoração são os móveis multifuncionais, ou seja, eles têm mais de uma utilidade, o que requer menos espaço, sendo aliados de qualquer ambiente. Por exemplo, no quarto você pode optar por uma cama com baú para guardar itens como roupa de cama.

Na sala, uma das alternativas, especialmente em imóveis menores, de um ou dois quartos, é o sofá-cama, principalmente para receber visitas. Outra escolha bem feita é o pufe-baú que além de dar um toque especial à decoração, ainda serve para guardar quaisquer itens.

Pintura

Precisa mesmo? Se você quer dar uma cor ao imóvel, prefira a sala ou cozinha. Em cômodos como o quarto opte por tons mais neutros e claros como o branco. Além de ficar bem com qualquer cor que você escolher para os itens de decoração, ainda deixa o espaço mais amplo, o que é excelente em apartamentos pequenos.

Se você não quiser fazer grandes mudanças no apartamento, afinal quando sair terá que devolver o imóvel nas condições que encontrou, uma tendência também é papel parede. Com diferentes estampas e variados preços, o papel de parede dá um charme a mais no ambiente e é ótimo para imprimir o seu estilo.

Plantas

As plantas são as queridinhas dos decoradores e não é para menos. Elas sempre tornam qualquer ambiente mais alegre, vivo e podem ser utilizadas de infinitas formas, natural ou não, desde as mais elaboradas e caras, até as mais simples, mas que também fazem toda a diferença.

Uma ideia é fazer e ter a sua própria horta. Se quiser saber mais, todas as orientações você encontra aqui.

Iluminação

Outra grande aliada de qualquer decoração é a iluminação. E ela pode estar inserida de diferentes formas. Invista naquele lustre ou abajur para a sala, ou em pendentes, cada vez mais em alta e que trazem modernidade ao ambiente, em lâmpadas embutidas nos armários ou luminárias de chão que dão sofisticação e requinte. 

E se quiser economizar, que tal usar velas? Elas também são bons elementos e não apenas para iluminar, mas sim para trazer aconchego e mais charme ao lar.

Se você não quiser fazer tudo sozinho na hora de decorar o apartamento, pode contar ainda com a ajuda de profissionais especializados. A Terraz Aluguel Digital te auxilia a encontrar o imóvel ideal, passa todas as dicas para locatários para dar este passo tão importante na vida e, claro, se precisar vai te orientar a fazer desta nova casa a sua cara, o seu verdadeiro lar.