Dicas para fazer uma parede geométrica sem erros no seu quarto ou sala

Todo mundo, em algum momento, olha para casa e pensa em mudar algo. O que é totalmente normal, ainda mais em tempos de pandemia quando todos estão mais em seus lares. Mas pode vir aquela dúvida: como dar uma nova cara ao ambiente sem gastar muito?

É aqui que a gente entra. Porque sabemos como transformar a sua casa de forma simples, fácil e barata. E tem mais: nem precisa contratar ninguém. Você mesmo pode fazer. 

Se você é antenado nas tendências de decoração já deve conhecer essa técnica. Mesmo que você não esteja muito atualizado sobre o assunto, ainda assim já pode ter visto em algum lugar uma parede geométrica.

Este tipo de parede nada mais é do que uma pintura em formas geométricas e está super em alta. Além de modernizar, transformando qualquer espaço, ainda é simples de fazer. Pode ser feita em qualquer cômodo e há uma infinidade de opções e formatos. As cores também variam, mas sempre dão um ar de jovialidade e contemporaneidade ao ambiente.

Gostou da ideia, mas está com dúvida em qual local da casa fazer a parede geométrica? A nossa recomendação é pintar no cômodo que mais está te incomodando, aquele que você está achando que não combina mais com você ou com a casa. Se preferir, faça a pintura em mais de um espaço. Basta usar formatos e cores diferentes.

Para não exagerar, opte por cores mais vivas em um ambiente maior e mais aberto como, por exemplo, a sala, e escolha cores neutras para o quarto. Assim, você dá nova vida a dois espaços, de maneiras diferentes, mas ainda com modernidade e sofisticação.

Quer saber como fazer? Anote tudo porque vamos te ensinar o passo a passo para você entrar nessa tendência e deixar sua casa mais colorida, atual e renovada.

Antes de colocar a mão na massa, pesquise, conheça os vários estilos de parede geométrica, escolha o que mais você gosta e mais se adequa ao seu ambiente, defina as cores que serão utilizadas e vá às compras.

Você vai precisar de:

– lata de tinta da cor ou das cores escolhidas;

– 1 rolinho pequeno para pintar;

– 1 pincel;

– fita crepe (de preferência, a mais larga);

– bandeja de pintura;

– sacola plástica, papelão ou lona para proteger o piso. 

Passo a passo para a parede geométrica

  • Proteja a casa 

O primeiro passo é proteger os espaços. Retire qualquer objeto ou móvel de perto do local da pintura. Cubra o chão com lona ou material da sua escolha em toda a extensão da parede que será pintada. Proteja também o rodapé. Pode ser com a lona, prendendo com fita crepe. Ou passe apenas a fita adesiva, que também deve ser usada no limite entre a parede e o teto, caso a pintura seja feita até em cima.

  • Delimite as formas na parede

Após definir a forma geométrica que vai pintar e as cores utilizadas, cole a fita crepe na parede, formando o desenho. Cuide para não formar bolhas. Siga o modelo escolhido para executar com precisão e tenha paciência ao colocar a fita para que fique reta. Se achar melhor, use uma régua ou fita métrica para te ajudar a não entortar. As fitas mais largas ajudam a guiar a direção correta da linha. Por isso, prefira usar este modelo. 

  • A Pintura

Pegue uma das cores que serão utilizadas, despeje na bandeja de pintura e comece a sua obra de arte. Inicie pela parte mais alta da parede porque se cair algum pingo abaixo, você ainda vai pintar e pode consertar. Aplique a tinta, preenchendo as formas, até a cor ficar uniforme.

Depois, repita o processo, mas agora com a outra cor escolhida. 

Se tiver mais cores, faça tudo de novo. Um tom por vez.

  • Retire a fita crepe

Espere a tinta secar bem e, então, tire as fitas que delimitaram as cores e o formato da parede geométrica. Se no seu modelo, a fita crepe serviu não apenas para facilitar a pintura, mas também é a divisória entre as formas, ficando com a cor original, você acaba de terminar a sua parede geométrica. 

Mas se quiser pintar também estes limites em branco que ficaram, siga para o próximo passo.

  • Passe de novo a fita

Cole novamente a fita crepe, mas agora em cima das pinturas já secas e prontas. Nesta etapa, tenha muita atenção. Primeiro, verifique se realmente a tinta está seca. Segundo, passe a fita bem juntinho das linhas já pintadas. Aplique a próxima cor e espere secar bem.

  • Retire a fita e está pronto!

Quando a tinta estiver seca, retire todas as fitas. E sua parede geométrica está pronta.

Fácil, não é mesmo? Para te ajudar ainda mais há vários tutoriais na internet que também ensinam o passo a passo e mostram diversas formas geométricas que podem ser utilizadas.

Esta técnica está na moda, sendo utilizada não apenas para dar cara nova a imóveis usados, mas também para trazer irreverência e criatividade em projetos recém-lançados. 

A parede geométrica fica bem em qualquer lugar e em todos dá uma renovada na decoração. Pode tornar um lugar mais descolado, assim como torná-lo mais requintado. Depende das formas escolhidas, que são uma infinidade, e das cores. Sobre as cores, a orientação é que combinem ou sejam no mesmo tom das utilizadas na sua decoração.

A parede geométrica tem variados padrões e é utilizada para muito além da decoração. Pode delimitar ambientes de forma sutil, deixar o ambiente mais divertido ou mais alegre, como no quarto de crianças, por exemplo. Pode ser usada como uma espécie de cabeceira para as camas ou para destacar outros móveis e ainda para criar espaços mais charmosos, aconchegantes. 

Para que sua casa fique realmente de cara nova, faça a sua parede geométrica harmonizar com os demais elementos da sua decoração, como quadros e espelhos nas paredes, e torne a faça a sua moradia ser a última tendência.

Posso fazer parede geométrica ao alugar imóvel?

Pode, sim. Mas lembre-se que ao sair do imóvel você terá que devolvê-lo nas mesmas condições em que recebeu. Portanto, terá que pintar a parede da cor original para devolver o imóvel. 

Em toda alteração é importante avisar previamente o proprietário e a imobiliária para que você não tenha nenhuma dor de cabeça.

Agora que você já sabe como fazer a pintura geométrica é hora de colocar a mão na massa, ou melhor na tinta, usar e abusar da criatividade e fazer da parede geométrica a sua obra de arte.