4 dicas para montar uma mesa posta

Compartilhar refeições é uma ótima forma de estreitar os laços familiares e de amizade. 

Valorizar esses momentos e investir tempo na organização deles é uma forma de demonstrar carinho e afeto para as pessoas que você gosta e que você quer manter por perto. 

E quer uma oportunidade melhor para isso do que as festas de final de ano, ainda mais depois de tantos meses de pandemia? 

Esse é o momento de usar aquela louça especial que você estava guardando, de reunir os amigos e de montar uma mesa, pensando com cuidado nos mínimos detalhes!

Confere só as dicas que a Terraz Aluguel Digital trouxe para você fazer bonito na sua ceia de Natal ou Ano Novo, especialmente se você será o anfitrião da vez. 

Nos acompanhe! Boa leitura. 

1. Como montar uma mesa posta completa

Uma mesa bem arrumada tem o poder de deixar as refeições muito mais prazerosas e de prolongar a permanência das pessoas nela.  

Lembre-se que você pode usar essas dicas não somente para o Natal e o Ano Novo, mas sempre que desejar tornar alguma refeição do dia a dia mais especial. 

As nossas dicas valem para um almoço, uma janta ou até para uma refeição mais descontraída, como um brunch, por exemplo. 

Em primeiro lugar, escolha uma toalha de mesa que combine com o restante da decoração. Escolha também guardanapos que combinem com a sua decoração, sejam de papel ou de tecido. 

Sob os pratos, você pode colocar um jogo americano ou um sousplat (sousplat significa prato de baixo, em francês). O jogo americano deve ficar abaixo de todo o conjunto para uma pessoa: pratos, copos e talheres. 

Os jogos americanos podem ser iguais entre si ou terem estampas diferentes, caso você queira compor uma decoração mais moderna e descontraída. Já o sousplat sustenta apenas o prato e pode ser usado sozinho ou em conjunto com a toalha de mesa. 

Você se interessa por decoração? Então confira o conteúdo Melhores sites e aplicativos para decoração, publicado aqui no blog. 

A disposição dos pratos irá depender basicamente do menu que será servido. Mas, via de regra, os pratos menores ficam sobre os maiores e os pratos de sobremesa são servidos apenas após a refeição principal. 

Lembre-se que pratos fundos são usados para sopa, caldo ou massas com bastante molho.

Se houver um prato pequeno de apoio para colocar pão, por exemplo, ele deve ficar na parte superior à esquerda do prato principal. 

Você também pode dispor de um prato menor para colocar os petiscos na mesa e uma taça a mais para degustar sucos ou drinks especiais. 

A grande diferença de uma mesa posta simples para uma mesa posta completa é o número de pratos e de talheres que serão colocados. Porém, isso irá depender dos pratos que serão servidos na refeição, como mencionamos acima. 

2. Como organizar os talheres 

Esse item pode trazer pânico para muitas pessoas, mas fique tranquilo! Você verá como é simples de organizar.

Os garfos sempre ficam do lado esquerdo, do menor para o maior, de fora para dentro. As facas e colheres ficam do lado direito, seguindo a mesma disposição de tamanho. 

Lembre-se que os talheres ficam do lado correspondente à mão que irá usá-los para cortar. Essa regra é baseada no estilo inglês de etiqueta, seguido nas mesas brasileiras há séculos.  

Já a colher de sobremesa fica colocada na posição horizontal, acima do prato. 

Uma dica: para evitar que os convidados coloquem talheres usados sobre a toalha da mesa, você pode adquirir descansos para talheres. É algo pouco comum, mas você encontra em lojas de utensílios para a casa. 

3. Como organizar copos e xícaras 

Se você pretende servir um café da manhã, brunch ou café da tarde, as xícaras e pires são um itens essenciais. Use as xícaras de café e de chá com os seus respectivos pires. 

Após as refeições principais algumas pessoas têm o hábito de beber café, então é interessante que você tenha essas peças também no caso de almoços ou jantares. 

Mas, você deve estar se perguntando: onde vão copos e taças? 

Coloque-os do lado direito, a partir da última faca, seguindo essa ordem: a primeira taça é a de vinho tinto, seguida da taça de vinho branco e de um copo para água.

4. Como decorar uma mesa posta?

Essa etapa é bastante pessoal! Você pode optar por uma composição mais exuberante ou mais discreta, a depender da sua preferência. 

Flores são sempre uma boa pedida: as suas cores dão vida e alegria para qualquer ambiente. Flores com cores claras dão um toque mais delicado à sua decoração, enquanto que flores com cores vibrantes dão mais energia e alegria ao evento. 

Se você quiser apostar em uma decoração mais elaborada, coloque um arranjo maior de flores no centro da mesa e as peças menores dos lados. 

Você gosta de cultivar plantas? Então confere o nosso conteúdo Plantas em casa: dicas das melhores opções para o seu apê

Se você tem uma louça “estampada”, dê preferência para toalhas lisas, ou com detalhes apenas nas barras. Já se a louça for branca, dê preferência às toalhas com estampas. 

Lembre-se que o ideal é que o arranjo de flores combine com os tons que predominam na decoração. 

Você também pode usar velas para criar uma atmosfera mais aconchegante, ou até mesmo luzes penduradas em algum lugar específico do cômodo. 

E aqui vai uma dica especial, para manter a composição da sua mesa: não sirva a comida em panelas. Sempre use travessas que combinem com o restante da louça. 

E então, você já organizou algum jantar com uma mesa formal, como “manda o figurino”? Conta para a gente nos comentários. 

Se tem vontade de tentar, esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. 

E se você está procurando uma casa ou apartamento para alugar ainda neste ano, em Florianópolis ou São Paulo, entre em contato com a Terraz! Alugue sem sair de casa e sem burocracia, em poucos cliques.