Dividir apartamento: vantagens e desvantagens

Sair da casa dos pais, especialmente para estudar, é um grande passo. Mas, muitas vezes, por melhor que seja essa conquista, ela pode pesar no orçamento. Por isso, muita gente opta por dividir apartamento. 

Economicamente falando essa escolha é acertada. Afinal, mais pessoas morando no mesmo local representa mais gente para dividir as contas, os afazeres domésticos, mas também pode ser sinônimo de mais problemas e até divergências.

Para que você não passe por isso, elaboramos uma lista das vantagens e desvantagens de dividir, dos aspectos que devem ser considerados na hora de escolher com quem dividir, como definir as regras dentro de casa e os acordos de convivência.

Além disso, você sabe o que é coliving? Vamos te explicar direitinho como funciona e aí é só decidir o que é melhor para você. Pegue o caderno, anote ou dê aquele print nas nossas dicas. A aula sobre dividir apartamento começa agora.

 

Vantagens de dividir apartamento

Economia ao dividir as despesas

É claro que para 9 em cada 10 pessoas a economia é a principal vantagem. Ao dividir apartamento você divide as despesas de acordo com o número de pessoas que mora no local, o que possibilita que vocês residam em um local melhor, sem que cada um gaste tanto. Mas esse também pode ser um quesito que gera conflitos, por isso é fundamental que todos cumpram com suas obrigações.

 

Divisão das tarefas domésticas

Além dos gastos, essa é outra parte ruim de sair da casa dos pais onde, geralmente, a gente tem tudo na mão. Mas ao ir morar fora essa obrigação passa a ser sua. O que fica mais fácil ao dividir, já que terá mais pessoas para ajudar na organização da casa. 

Para que nada manche a boa convivência, definam as regras da limpeza. Com organização e respeito entre todos, o local estará sempre em ordem, sem que os afazeres domésticos sobrecarreguem um ou outro. Mas, assim como as despesas, esta vantagem pode virar um problema se algum dos moradores não colaborar como deve.

 

Ter sempre companhia 

Se você sempre morou com sua família pode estranhar ao ir morar sozinho. É claro que uma casa só para você tem suas vantagens. No entanto, ter alguém para compartilhar o dia a dia, para trocar experiências e ideias, não é nada mau. 

Mesmo que você opte por morar com alguém que não tenha tanta intimidade, permita-se conhecer o outro. Quando possível façam refeições juntos. E seja gentil sempre. Pequenas atitudes significam muito. Não deixe de oferecer alguma comida ou de convidar para ir a determinado lugar. Um bom dia, boa noite, um favor tornam a convivência mais agradável. 

 

Crescimento pessoal

Certamente dividir apartamento pode ser uma das experiências mais enriquecedoras. Morar com colegas requer paciência, espírito coletivo, bom senso, empatia. Nem sempre vai ser como você quer. Muitas vezes você vai ter que ceder. E outras vai ter que engolir em seco determinadas situações.

Se algo te incomoda ou está fora das regras acordadas, fale, mas de forma serena. Tente sempre manter a calma pela harmonia da casa. Pense no coletivo e quando necessário se coloque no lugar do outro. O dia a dia é sim desafiador, mas com diálogo, serenidade e respeito entre os moradores, tudo fica bem e em paz.

 

Desvantagens de dividir apartamento

Gastos 

Não tem jeito, os boletos vão chegar. E o pior é que não é só o aluguel, tem condomínio, luz, água, internet, além de alimentação, produtos de higiene, deslocamento e tantos outros gastos que surgem no dia a dia e que agora será você o responsável por pagar. Faça as contas e, mesmo ao dividir, tenha certeza que vai dar conta de tudo.

 

Privacidade

Essa pode ser não só uma desvantagem como pode render muita dor de cabeça. Por isso, mais uma vez: estabeleçam e sigam as regras de convivência. Quem vai morar com você veio de um outro lar, com uma cultura, educação, princípios e valores. Vocês não são iguais e é provável que apareçam divergências.

É necessário que cada um respeite as características do outro e que não ultrapasse os limites. Mesmo não morando mais com os pais, você não será totalmente livre para fazer o que quiser. Ao contrário, você deve ter cuidado para não incomodar ou invadir a privacidade do outro.

 

Bagunça

Mesmo que, a princípio, vocês não liguem para a sujeira, em algum momento a bagunça vai incomodar e, pode ter certeza, será motivo de brigas. Evite a fadiga. Mantenham as áreas comuns da casa arrumadas. De preferência, definam uma rotina e uma organização do apartamento. E se alguém, por acaso, não colaborar, conversem e busquem a melhor solução. A desordem pode tornar a casa um caos e bagunçar a convivência. Definam Diálogo e organização é sempre a melhor solução, 

 

Visitas 

Já imaginou chegar em casa e dar de cara com alguém que não conhece ou que não foi convidado por você. Pois é, isso acontece muito ao dividir apartamento. E nem sempre pode ser uma experiência agradável. De novo: definam as regras com relação a visitas e ao levar qualquer convidado comunique o colega com antecedência. Em todos os casos, use o bom senso e coloque-se no lugar do outro. 

 

Atritos

Toda relação pode ter atritos e dividir apartamento não é diferente. Em alguma discordância entre os moradores, procure manter a calma e o diálogo. Converse, fale o que não te agrada, o que não está dentro do que acordado e resolvam a situação. 

Não deixe que algo pontual se torne maior ou que um estresse corriqueiro vire uma desavença sem volta. Um lar doce lar precisa de diálogo, bom senso e respeito entre todos.

 

Coliving: o que é e como funciona? 

Coliving são espaços de moradia compartilhada onde pessoas dividem o mesmo local. Apesar de recente, esse estilo de vida tem atraído muitos adeptos, tornando-se uma tendência urbana cada vez mais comum. 

Nos colivings, cada morador tem o seu quarto, mas os demais cômodos são compartilhados. Assim, as pessoas vivem em comunidade de forma colaborativa, ajudando umas às outras, contribuindo com as tarefas da casa ou apartamento e, claro, compartilhando ideias, experiências e o dia a dia. 

 

Tanto na modalidade tradicional quanto em coliving, a Terraz te ajuda a encontrar o melhor imóvel. Por meio do Brog Easy, uma parceria Terraz e Divid, você não se preocupa com nada. 

Além de ter os melhores imóveis da Grande Florianópolis, o Brog Easy é perfeito para quem quer alugar de forma rápida, simples, sem burocracia e sem incômodos, antes e depois de assinar o contrato. Só aqui você aluga e tem apenas uma conta para pagar. 

Quer saber mais? Acesse terraz.com.br ou a página do BrogEasy e preocupe-se apenas em ir bem nos estudos.