É normal ao encontrar o imóvel ideal querer arrumar tudo para entrar logo na casa nova. Essa urgência ou ansiedade, no entanto, pode fazer com que os locatários atropelem algumas etapas importantes e cometam erros na hora de alugar um imóvel.

Para não “colocar a carroça na frente dos bois” vamos apresentar aqui os erros mais comuns na hora de alugar imóvel. Fique atento para escapar dessas armadilhas e evitar contratempos e prejuízos.

Fazendo o contrato

A gente sabe que essa parte é exaustiva, mas também é ela que te proporcionará total segurança e tranquilidade durante a vigência da locação. Mas somente se você fizer a sua parte.

Portanto, evite alugar direto com o proprietário, com um acordo verbal, sem nenhuma garantia para ambas as partes. Se fizer isso estará cometendo um erro muito grave. 

Não assine nada sem ler. E não leia por cima. Faça a leitura com toda atenção e nos mínimos detalhes. Questione qualquer norma que cause estranheza ou que esteja diferente do que foi acordado entre as partes. 

Não assine até ter plena certeza, entendimento e consentimento do que está documentado. É o contrato que vai reger a relação entre locatário, proprietário e imobiliária e é a garantia que você tem em casos de problemas e até mesmo nas situações em que o aluguel vai parar na justiça.

Fique atento ao índice de reajuste 

Os contratos podem ser de difícil compreensão, pois muitas vezes são elaborados com termos técnicos e jurídicos, por isso o recomendado é procurar um advogado para que analise o documento antes da sua assinatura. 

Redobre a atenção nos termos de reajuste dos valores, combine com a imobiliária ou com o proprietário qual será o índice que servirá de base para o aumento do aluguel e estabeleçam a data para isso. 

Geralmente a data escolhida é após um ano do início do contrato. Esteja atento também com relação às condições de pagamento e até sobre possíveis multas. 

Outra dica é: fique alerta sobre as condições do imóvel. Todos os detalhes devem estar descritos. Nunca é demais lembrar que ao sair é necessário entregar o imóvel do mesmo jeito que recebeu.  Caso contrário, você será responsável pelo dano e terá que realizar o reparo antes de devolver as chaves. Cada mínimo detalhe deve ser observado, desde um risco na parede a uma torneira com defeitos. E este laudo, antes de ir parar no contrato, deve ser feito após uma vistoria. 

Vistoria de entrada

Na Terraz Aluguel Digital, a vistoria é elaborada por uma empresa parceira, a Hauseful. Para saber como funciona o processo, acesse o conteúdo Preciso estar presente na vistoria de entrada?.

Porém, é importante que você como visitante faça a sua própria “checagem”. Neste momento, seja minucioso e verifique cada mínimo detalhe. Isso não é exagero, mas sim prevenção.

Abra as torneiras, analise se estão funcionando normalmente e se não há nenhuma rachadura ou dano em canos ou paredes. Se a energia elétrica estiver ligada, acenda as lâmpadas e examine as tomadas. Se o imóvel tiver alguma mobília, averigue e registre em qual estado os móveis se encontram. Qualquer defeito, anote. 

Não esqueça de olhar com cuidado os azulejos para identificar se não há nenhum defeito, rachadura ou qualquer outro comprometimento. Faça o mesmo com relação ao piso. Repita a análise cautelosa com o teto e a pintura do imóvel.

Essa vistoria é importante porque será elaborado um laudo, geralmente pela imobiliária, com toda a descrição do imóvel. Por meio da sua própria análise você consegue checar se os dados correspondem. Qualquer divergência, acione a equipe de consultores da imobiliária ou o proprietário para chegarem a uma solução. 

Localização

Antes de alugar imóvel, saiba exatamente qual a melhor localização para você morar. Independente da região, analise se ela é boa para a sua realidade, para o seu dia a dia. Por exemplo, muitas vezes um endereço mais afastado do seu trabalho ou universidade pode resultar em horas no trânsito, gastos com deslocamento e estresse.

Ou uma região mais centralizada e movimentada, mesmo com facilidade de acesso a diversos serviços, pode não ser a ideal se você procura por mais tranquilidade. Outra hipótese é você ter filhos e a localização escolhida não ter boas escolas ou áreas de lazer como praças para levar as crianças. 

Portanto, coloque no papel o que você busca, quais condições são prioridades, e procure por uma região que seja adequada à sua rotina. Um dos principais erros de locatários, especialmente os de primeira viagem, é alugar imóvel preocupando-se apenas com o valor da locação, sem lembrar que é comum o barato sair caro.

Para encontrar os melhores imóveis na Grande Floripa, Palhoça ou em São José, acesse o site da Terraz Aluguel Digital e encontre o imóvel ideal para alugar!

Planejamento financeiro

Outra falha, principalmente de quem aluga imóvel pela primeira vez, é não fazer as contas. Muitos consideram apenas o valor do aluguel, mas na verdade as despesas vão além. Elas incluem condomínio, luz, água, além de telefone, internet, TV paga, gás, entre outros custos mensais fixos. 

O locatário precisa considerar ainda o quanto vai gastar com itens essenciais como alimentação e deslocamento. Sem falar do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que é uma taxa de responsabilidade do proprietário, mas que na maioria dos contratos é repassado ao inquilino. 

Ou seja, tenha todas estas despesas em mente para tomar uma decisão pensada e planejada. 

Conte com orientação de profissionais para alugar um imóvel!

Outro erro bastante comum é querer fazer tudo sozinho, sem a ajuda de um especialista. Um profissional da área ou imobiliária vai te ajudar a realizar todas as etapas e a entrar mais rápido e com toda segurança na nova casa.

As imobiliárias são especializadas não apenas em anunciar o imóvel, mas também auxiliam locadores e inquilinos em todas as etapas: na vistoria, elaboração do contrato, análise cadastral, entre outros. Busque ajuda com quem mais entende do mercado.

E se você quer alugar imóvel na Grande Florianópolis acesse agora mesmo o nosso site e encontre o lugar perfeito. Na Terraz Aluguel Digital você consegue encontrar o imóvel ideal sem sair de casa. De forma virtual, rápida, prática, segura e também sem erros e chance para o azar.