Guia Trindade: o bairro versátil e jovial de Florianópolis

Por Equipe Terraz

Na hora de buscar um imóvel para alugar, geralmente somos tomados por uma série de dúvidas, e uma das primeiras delas é a escolha do bairro ou região onde procurar. É uma região segura? Como é a vizinhança? Tem opções de serviços e comércio? O transporte público é acessível? E o trânsito?

Para ajudar a responder essas dúvidas, nós resolvemos criar alguns guias dos principais bairros de Florianópolis, e começamos por um dos mais queridinhos da cidade: o Trindade. Localizado na região central da Ilha, ao pé do Morro da Cruz, o bairro é o segundo mais populoso da capital catarinense e reúne uma série de atrativos. Vem com a gente para saber tudo desse bairro versátil e encantador!

 

Um pouco da história: dos casais portugueses ao cosmopolitismo universitário

A formação do bairro da Trindade está relacionada à chegada das primeiras levas de imigrantes das ilhas de Açores e Madeira, em Portugal, às terras catarinenses, em meados do século XVIII. Na época, a região era conhecida simplesmente como a localidade “de Trás do Morro”. Em 1853, ela passou a chamar freguesia da Santíssima Trindade.

Até meados do século XX, o Trindade era uma tranquila localidade açoriana. Foi apenas com a construção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na década de 1960, que o bairro começou a mudar, passando a receber estudantes e professores de outras cidades, estados e países. O processo de urbanização se intensificou na região e a densidade populacional aumentou consideravelmente. 

De lá para cá, o Trindade acompanhou a expansão da própria Universidade e dos investimentos na região. Hoje se caracteriza por ser um bairro moderno e bem cuidado, com muito verde e ruas bem pavimentadas e asfaltadas, garantindo a facilidade de circulação na região tanto a pé quanto de carro ou bicicleta.

 

Trindade como polo educacional e cultural de Florianópolis

A Universidade Federal é o coração do bairro e o que dá a ele o caráter jovial e movimentado. Ela aparece como a terceira melhor universidade federal do Brasil – atrás apenas da UFMG e da UFRGS – e a quinta colocada no país quando incluídas as estaduais e particulares, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2021, que avaliou mais de 1,5 mil instituições de ensino superior em 93 países. 

Com um Campus concentrado no Trindade e prédios modernos quando comparados a outras universidades federais, a UFSC conta com cursos de excelência em nível de graduação e pós graduação. Na última avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduações, realizada pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), 17 dos 56 programas avaliados foram conceituados com notas 6 e 7 – as mais altas do sistema e que confirmam a excelência internacional dos Programas de Pós-Graduação. Além disso, mais de 60% dos cursos obtiveram nota igual ou superior a 5.

A relevância acadêmica faz com que a UFSC atraia ao Trindade tanto estudantes quanto profissionais de diversas regiões do Brasil, além de intercambistas e pesquisadores de outros lugares. Atualmente, a comunidade acadêmica é composta de cerca de 70 mil pessoas, entre docentes, técnicos-administrativos, estudantes e público externo. Isso dá ao bairro um caráter cosmopolita, jovial e com elevado nível cultural e econômico. O perfil dos moradores da região são de pessoas com alto acesso à educação, cultura e lazer, que valorizam o bem estar, o consumo de qualidade e ideias e produtos inovadores. 

O Trindade oferece ainda o Teatro do UFSC, que antes da pandemia costumava oferecer espetáculos a um preço acessível, além de cursos e oficinas relacionados à arte e à cultura. No campus universitário há também o Centro de Cultura e Eventos, que conta com uma infraestrutura planejada para sediar eventos como simpósios, seminários, congressos, workshops e feiras. O espaço costuma receber uma série de eventos científicos e acadêmicos nacionais e internacionais. Em frente a ele, fica a Concha Acústica, onde costumam ocorrer shows ao ar livre.

 

Atrativo de investimento, ciência e inovação

Que Florianópolis é uma cidade com um enorme atrativo turístico a maioria das pessoas sabe, mas que ela é uma das capitais brasileiras com um dos maiores potenciais de inovação e tecnologia ainda é um dado pouco conhecido. Como exploramos em um post anterior sobre o caráter criativo da cidade, a Ilha vem sendo nomeada informalmente como Ilha do Silício, devido ao alto rendimento do setor de tecnologia na região.

O Trindade certamente é um dos bairros que condensa esse potencial, uma vez que as mentes e cérebros “inovadores” que as startups procuram são aqueles que frequentam os cursos e eventos da UFSC. O ecossistema de startups e as parcerias entre universidades e centros tecnológicos vêm formando a nova geração de empreendedores e uma força de trabalho qualificada para os principais desafios que o mercado e a sociedade enfrentam na atualidade.

Existem hoje 14 empresas juniores vinculadas à UFSC, reunindo alunos, pesquisadores e docentes dos cursos de engenharias, design, administração de empresas, economia, contabilidade, controle e automação, nutrição, entre outros. Para quem deseja investir e empreender, o Trindade certamente é uma das melhores opções na cidade: ali, será possível encontrar tanto profissionais qualificados quanto consumidores e clientes sedentos por produtos e serviços inovadores e de qualidade diferenciada.

Comércio e serviços: o Trindade tem de tudo

Se você é um futuro morador, saiba que o bairro dispõe de uma gama incrível de opções em termos de comércio e serviços. Não falta nada no Trindade. Na Rua Lauro Linhares, a principal e que atravessa todo o bairro, é possível encontrar uma variedade gastronômica de restaurantes, cafés, pubs e cervejarias, hamburguerias, confeitarias, padarias, além de centros comerciais, lojas de utilidades, bancos, farmácias e academias de ginástica. O Trindade conta ainda com outros serviços como laboratórios médicos, estúdios de yoga e pilates, escolas de idioma, hostels, postos de gasolina, lojas de materiais, cartório, lotérica, hospitais e clínicas de saúdes, escolas, praças e bancas de revistas. 

Para quem gosta das facilidades dos centros comerciais e shoppings, o Iguatemi tem mais de 120 lojas com grifes nacionais e internacionais, lojas de varejo, óticas, perfumarias, moda praia e esportiva, artigos para presentes, entre outros. Além disso, conta com sete salas de cinema da Rede Cinesystem. Outra opção é o Trindade Shopping, que além das lojas e da praça de alimentação, conta com duas torres comerciais que reúnem serviços que vão de escritórios de advocacia e arquitetura a estética, podologia, odontologia, psicologia, entre outros. 

Junto ao Centro Comercial São Francisco, localizado na Praça Santos Dumont, encontra-se o Supermercado Imperatriz, o que facilita o dia a dia dos moradores e frequentadores do bairro. O Max&Flora Center, na já citada Lauro Linhares, também conta com mais de 30 lojas que trazem praticidade à vida na região, sendo possível visitá-lo a pé ou de bicicleta.

No bairro também encontram-se o Centro de Ensino da Polícia Militar, o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires e o clube Paula Ramos, que oferece uma série de opções de lazer aos seus sócios. 

Transporte e moradia

O Trindade conta com um dos seis terminais integrados de transportes de Florianópolis, o Terminal Trindade ou simplesmente TiTri, no qual é possível pegar ônibus para as regiões central, leste e norte da Ilha. Quem anda de carro, os acessos ao centro e às praias do norte são bastante tranquilos e fáceis de localizar, com sinalização nas vias principais. O Trindade fica a 10km da Lagoa da Conceição, 12km da Praia Mole e 14km do Campeche. A distância em relação ao Centro e Rodoviária é de 8km.

O bairro dispõe de condomínios residenciais com infraestrutura de lazer, quadras, salão de festas, segurança e arborização. Alguns deles abrigam mais de mil moradores, como o Itambé, com 27 prédios e 405 apartamentos. Opções de moradia não faltam na região e boa parte dos apartamentos são bem iluminados e arejados, alguns contando com sacada e churrasqueira própria. 

Ficou interessado em viver nesse bairro querido e versátil de Florianópolis? A Terraz te ajuda a encontrar a melhor opção para você. Comece 2021 com uma nova moradia, morando perto de tudo e em um dos melhores bairros que a capital catarinense oferece.

Até a próxima!