Corpo são, mente sã: melhores bairros de Florianópolis para se exercitar

Se você quer espantar a preguiça, mas não sabe por onde começar, vamos te ajudar. Separamos também quais os melhores bairros de Florianópolis para se exercitar.

Florianópolis desponta como uma das capitais brasileiras com a população mais ativa do país. Os espaços à beira-mar, parques, praças e praias são ambientes agradáveis e adequados para a prática de exercícios. Caminhadas, corridas, jogos coletivos, surf, yoga, bicicleta são boas opções que, além de colocar a saúde em dia, servem como um estímulo devido aos cenários sempre surpreendentes.

Com tantos locais ao ar livre não tem desculpa para quem quer seguir os treinos, sendo possível manter-se saudável fora da academia. Muitas cidades, mesmo as que não são litorâneas, oferecem alternativas para quem não quer ficar parado. 

E mesmo que os municípios não ofereçam tanta infraestrutura, é possível se exercitar sem ao menos sair de casa. Há uma infinidade de vídeos, tutoriais e aplicativos que orientam e incentivam a realização de atividades. Com criatividade, foco e disposição, nada segura quem busca uma vida saudável. Essa é uma escolha fundamental, especialmente em tempos de pandemia.

Confira a seguir as dicas da Terraz!

1. Crie uma rotina

Se você já tem o hábito de se exercitar, mas por algum motivo precisou parar por um tempo, ou malhava na academia mas preferiu mudar, possivelmente já sabe quais atividades mais te agradam. Se o seu caso é diferente e você resolveu sair do sedentarismo e buscar uma rotina mais regrada, o primeiro passo é escolher o exercício que mais se encaixa à sua realidade.

Se possível, vá a uma consulta com um médico, realize exames e peça auxílio a um profissional de educação física. De toda forma, respeite seu corpo e seu tempo. No começo, o condicionamento nem sempre é bom, por isso não opte por uma atividade que exija muito esforço. 

Comece fazendo caminhadas. Aos poucos aumente o trajeto e apresse o passo. A persistência e constância resultarão em fortalecimento, melhorando sua performance e resultados.

Para esportes com determinado grau de impacto como corridas, o recomendado é a busca por um orientador que ensine a prática e os cuidados para evitar imprevistos desagradáveis. Bicicletas, skates, patins, além de exigirem a técnica, também demandam o uso de equipamentos de segurança e proteção.

Além do esporte, defina também quando você vai praticá-lo. Ter disciplina e constância é fundamental para obter resultados. Mas para que isso aconteça, o cronograma deve respeitar a sua rotina. Estabeleça o horário que pretende treinar e o local. Busque algum espaço que seja viável e próximo da sua residência ou do trabalho. Do contrário, a distância já pode virar desculpa para ficar em casa. 

Estipule quantos dias da semana e por quanto tempo vai realizar a atividade. Se preferir, inicie com 30 minutos de caminhada e vá aumentando. O mesmo é válido com relação à periodicidade. Pode começar com duas ou três vezes na semana e vá adequando. Com o tempo você vai perceber que o que agora pode ser difícil logo torna-se um hábito.

As mesmas dicas valem para quem opta por treinar em casa ou no condomínio. Pegue leve e aos poucos aumente a intensidade e a repetição do exercício.

2. Você não está sozinho

Mesmo que esteja em casa, no condomínio, na rua ou na praça, você não precisa estar sozinho para praticar alguma atividade física. A internet e os incontáveis recursos como tutoriais e aplicativos estão aí para te acompanhar e ajudar a ter uma vida mais saudável. No meio online vídeos diversos com aulas de dança, treinos para fazer em casa, yoga, entre outras práticas, estão disponíveis e muitos de forma gratuita. 

Há também aplicativos com diferentes finalidades que estão acessíveis a um clique. 

Destacamos alguns:

– Nike Training Club: disponibiliza diversos tipos de treinos gratuitos que vão desde força e cardio até sessões de yoga e mobilidade, independente do nível de condicionamento. 

– Freeletics Bodyweight: mais voltado a treinos de alta intensidade, a versão grátis do app tem 22 treinos HIIT com peso corporal, 27 exercícios, 5 aquecimentos e desaquecimentos, corridas e tiros curtos. 

– Runtastic: um dos aplicativos mais populares do mundo para monitorar o desempenho das corridas, o Runtastic está disponível para Android, iOS e Windows Phone. A versão gratuita é uma boa companhia para acompanhar sua performance.

Além destes, apps como Endomondo, FitNotes, Adidas Running by Runtastic, Google Fit, BTFIT, Desafio 30 Dias Fitness, MyFitnessPal podem ser grandes aliados da sua vida saudável.

3. Você está em Florianópolis: aproveite!

Além da tecnologia, outro grande estímulo para a prática de exercícios é o ar livre. E neste quesito Florianópolis está com tudo. Além das belezas naturais espalhadas por todos os cantos, há espaços públicos que facilitam a prática de esportes. 

Conheça agora os melhores bairros de Florianópolis para se exercitar:

– Centro: na área central, a avenida mais conhecida da cidade oferece sete quilômetros de extensão para a prática de atividades. Além da calçada que permite caminhadas e corridas, a Avenida Beira-Mar Norte tem infraestrutura como ciclovia, quadras de beach tênis e equipamentos para alongamentos. 

– Continente: a Beira-Mar Continental também consolidou-se como sinônimo de exercício. Ciclovia, pista de caminhada e academia ao ar livre estão disponíveis para manter o  corpo são e a mente sã.

– Coqueiros: também no Continente, o Parque de Coqueiros é um incentivo a mais para quem busca vida saudável. A pista de 850 m divide-se entre os que caminham, correm, os que passam de bike ou patins e os que estão apenas passeando. A infraestrutura somada à paisagem consagra o local como o principal parque da cidade.

– Costeira do Pirajubaé: o parque da Costeira do Pirajubaé é um ambiente único em Florianópolis, com quadras esportivas, pista de skate e ampla área, ideal para colocar o corpo para mexer. Em toda a orla também há ciclovia. 

Outras boas escolhas são as praias e como elas não faltam em Florianópolis há opções para cada gosto, em cada região. Caminhadas, corridas e até jogos coletivos na areia podem tornar a praia ainda mais proveitosa. 

Já para quem une o útil ao agradável, ao praticar esportes e se refrescar na água, há points famosos como a Praia Mole e Praia da Joaquina e outros que, com tamanha beleza, fazem bem para a alma e para o corpo.

Em casa, no condomínio, na rua, na praça, no parque, na ponte, na praia. Não importa onde. 

Agora que você já sabe quais os melhores bairros de Florianópolis para se exercitar, exercite-se e coloque-se como prioridade. Florianópolis pode ser uma das capitais com os habitantes mais ativos do país, mas a sua parte só você pode fazer. Essas são as dicas da Terraz Aluguel Digital para manter o corpo são e a mente sã fora da academia.