Guia: os melhores bairros em Florianópolis para morar

Florianópolis é praticamente uma unanimidade: todo mundo que mora ou visita se encanta pela magia da cidade. Seja na Ilha ou no Continente, a cidade oferece uma infinidade de lugares paradisíacos. Se você quer descobrir quais os melhores bairros em Florianópolis para morar, acompanhe!

Além das mais de 100 praias espalhadas pela região e das riquezas naturais, o município se destaca pela cultura, pelas tradições, pela arquitetura e pela gastronomia. Apesar de Floripa ter encantos por toda parte, alguns lugares conseguem ser ainda melhores do que outros quando o quesito é fixar residência. Se você é de outra cidade e está pensando em morar na capital de Santa Catarina ou se já mora na Grande Florianópolis, mas pretende se mudar, não deixe de conferir este conteúdo. 

Vamos apresentar os melhores bairros em Florianópolis a partir de alguns fatores que fazem toda a diferença no dia a dia como perfil dos moradores, acessos e facilidades, segurança, proximidade de comércio, universidades e escolas, entre outros. 

Quer saber onde morar em Floripa e ter ainda mais qualidade de vida? Então confira as nossas dicas!

Uma cidade em duas

Florianópolis se diferencia da maioria dos municípios porque é duas em uma. Aqui você pode escolher entre morar na Ilha ou no Continente. Mas como fazer essa opção? Depende muito da sua rotina. 

Apesar do crescimento expressivo da região continental nos últimos anos, ainda é na Ilha que está concentrada a maior parte do comércio, de indústrias, empresas em geral e de órgãos públicos.

É muito provável que você trabalhe ou estude na parte insular. Ou seja, se morar no Continente terá que atravessar a ponte todos os dias, o que pode ser um problema devido ao trânsito que segue intenso nos horários de pico.

Além desse fator, o Continente é ótimo para morar. Com cada vez mais infraestrutura, locais de lazer, acesso a serviços como shoppings, unidades de saúde, postos de gasolina, escolas, farmácias, enfim, com tudo que você precisa para viver bem. 

os melhores bairros para morar em Floripa

 

Região insular concentra boa parte do comércio e empresas

Já a Ilha é onde tudo começou e ainda segue sendo o palco da maioria dos eventos que ocorrem na cidade. Abriga desde o centro da política, da estrutura administrativa e organizacional do estado, até os centros de inovação e empresas de tecnologia, uma das principais fontes de economia de Florianópolis, além de os mais diversos pontos turísticos. 

Quem escolhe morar na Ilha foge do trânsito para atravessar as pontes, mas esbarra em outros trechos também de muito movimento. Aliás, quem vive em Florianópolis sabe que o fluxo de veículos é intenso e ficar parado no trânsito pode virar uma rotina. 

Ainda assim, a Ilha é onde estão alguns dos locais mais badalados e procurados como Jurerê e Canasvieiras e é onde estão duas universidades públicas: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

É na Ilha que estão outras instituições de ensino privadas, shoppings, diversos restaurantes, Centro de Eventos, entre tantos outros atrativos que fazem essa ser a Ilha da Magia.

Quais os melhores bairros?

Centro

O Centro é o coração da cidade. Apesar da predominante atividade comercial, o bairro abriga centenas de condomínios residenciais. 

Opções de moradia não faltam, variando de prédios antigos aos recém construídos, imóveis enormes aos mais compactos, com preços que se encaixam em todos os bolsos e se adequando às mais diferentes realidades. 

No entanto, quem pretende morar no Centro deve ficar atento aos valores dos condomínios. Nessa região é comum os prédios serem mais antigos ou terem menos moradores, o que, por vezes, torna essa taxa mais cara, se comparada a outros bairros em Florianópolis. 

Agronômica

Pertinho do Centro está a Agronômica, bairro predominantemente residencial. Muito procurado por famílias, o local tem excelente infraestrutura com praças, escolas, unidades de saúde e hospital infantil, além de estar bem próximo à Beira-mar Norte e ter o Centro Integrado de Cultura, que recebe diversos espetáculos artísticos. 

O bairro está localizado bem no centro da cidade, o que facilita o deslocamento para qualquer região. Abriga diversos condomínios residenciais e oferece opções mais antigas e recém lançadas, com o que há de mais moderno no mercado  imobiliário. 

Em termos de valores, é uma região mais valorizada, o que pode refletir no bolso, mas vale por ser um dos bairros em Florianópolis com a melhor qualidade de vida da cidade.

Itacorubi

Nos últimos anos, o Itacorubi passou por uma verdadeira transformação e hoje consolida-se como um dos locais mais agradáveis para se morar. Assim como a Agronômica, o bairro está na parte central do município, o que agiliza de certa forma o deslocamento para qualquer lugar. 

O bairro destaca-se ainda por ser o endereço do maior campus da universidade pública de Santa Catarina, a UDESC, e ficar pertinho da UFSC. Por isso, abriga centenas de estudantes e tem moradias que se adaptam a todos os bolsos

Também está próximo a dois shoppings e é uma das principais passagens para pontos turísticos como a Lagoa da Conceição. 

Devido ao aumento dos prédios e do número de moradores, um dos desafios de quem mora no Itacorubi é enfrentar o trânsito que costuma ser bastante intenso.

Jurerê Internacional

Famoso internacionalmente, Jurerê é o polo de quem busca qualidade de vida. Durante a baixa temporada é um dos melhores destinos para quem quer tranquilidade. Mas no verão o sossego é completamente transformado pelo movimento e pela agitação.

Quem pensa em morar no local precisa preparar o bolso porque é uma das regiões mais privilegiadas e caras. De toda forma, o investimento vale a pena pela qualidade de vida e por tudo que o bairro mais famoso de Floripa oferece.

Coqueiros

Atravessando a ponte, você encontra o Coqueiros, bairro que reúne tudo o que é preciso para morar bem. Começando pelo Parque de Coqueiros, o maior da cidade. O bairro também é cada vez mais conhecido pela gastronomia, tendo atualmente uma das mais procuradas vias gastronômicas.

Além de excelente infraestrutura, o bairro conta com a natureza, com praias e muita beleza natural. Com comércio variado, escolas, postos de gasolina, unidade de saúde e próximo de tudo, seja da ponte ou de outras regiões do Continente, Coqueiros também cresceu muito nos últimos anos.

Para morar pode ser um local caro. Mas basta procurar bem para perceber que, assim como em todos os bairros, há moradias de vários tipos, com diferentes preços e que podem se encaixar em diferentes realidades.

Estreito

O Estreito tem um diferencial para lá de especial. É onde você chega ou de onde parte quando passa pela Ponte Hercílio Luz. Além do principal cartão postal de Floripa, o bairro tem infraestrutura completa com diversos serviços, comércio, entretenimento como a Avenida Beira-mar Continental, ótima para passeios ao ar livre e a prática de atividades esportivas.

 

Ponte Heríclio Luz

 

Se você busca a região para morar, saiba que há ótimas opções de condomínios residenciais, com valores que variam. Procurando bem, ainda mais se tiver a ajuda da Terraz, certamente você encontrará o seu bairro ideal. 

Outros bairros que vale a pena destacar são João Paulo, Santa Mônica, Ingleses, Cacupé e Campeche, que vêm se desenvolvendo de forma impressionante, além de serem ótimas opções para morar. 

Escolher um bairro para viver depende muito do estilo de vida que você busca. De toda forma, a Terraz Aluguel Digital te ajuda. Sem sair de casa você pode encontrar o imóvel dos seus sonhos. Acesse o site e descubra os melhores bairros em Florianópolis para você morar.