Morar em um cômodo: como decorar um espaço pequeno

Quer ter o seu próprio espaço e acredita que um cômodo seria suficiente?

Há algumas boas alternativas no mercado imobiliário, como os JKs, kitnets ou lofts, que podem oferecer muito conforto e proporcionar o espaço necessário que você precisa no seu dia a dia.

Mas primeiro, uma curiosidade: você sabe o por quê do nome kitnet? 

A palavra vem do francês kitchenette ou pequena cozinha. Quanto ao JK, conta-se que na época do governo de Juscelino Kubitschek, na década de 1950, construíram-se muitos imóveis com essa configuração quarto e sala e os imóveis desse tipo passaram a ser chamados com o apelido do ex-presidente. 

Interessante, não é?

Agora, antes de saber como decorar um imóvel de um único cômodo, que tal entender primeiro quais as principais diferenças entre os imóveis que contam com somente um ambiente? 

Qual a diferença entre JK, kitnet, loft e studio?

O JK, assim como o kitnet, na verdade é formado por duas peças: a sala, o quarto, a cozinha ficam em um ambiente e o banheiro em outro. Esse é o único cômodo da casa que fica separado do restante. Geralmente esses imóveis têm entre 20 e 40 m². 

O que os lofts têm em comum com os JKs e kitnets é que contam somente com um cômodo. Porém, costumam ser imóveis mais amplos, com o pé direito alto e amplas janelas. Esse modelo de imóvel surgiu nos anos 1960 nos Estados Unidos e geralmente eram galpões industriais reformados e adaptados. 

Os studios também seguem um pouco essa linha, mas o quarto fica em um cômodo diferente, além de os studios estarem situados geralmente em um condomínio, que oferece alguma estrutura como serviço de lavanderia para os moradores.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses tipos de imóveis, veja como decorar um, sem erro!

Quais as vantagens de um apartamento de um cômodo?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que um apartamento pequeno pode ser bonito e também muito funcional. Quando se tem pouco espaço, você não vai querer desperdiçá-lo guardando coisas que não sejam úteis ou que você não tem muita certeza se quer mantê-las. 

Assim, o seu lar vai abrigar apenas o que é essencial e o que não pode faltar no seu dia a dia. Eleja quais são essas peças e abra mão do que você acredita ter um uso secundário. 

Além da funcionalidade e da praticidade, outro ponto positivo dos imóveis de um cômodo é a integração que eles proporcionam. Quem está na cozinha inevitavelmente irá interagir com quem está na sala, por exemplo. Essa é outra vantagem do imóvel com um único cômodo. 

O que não pode faltar?

Vamos falar de quais móveis, eletrodomésticos e objetos que não podem faltar na decoração do seu apê multifuncional?

Em primeiro lugar, o sofá! Muito provavelmente ele não vai servir apenas para assistir televisão. É no sofá que você fará suas leituras, irá receber visitas e até fazer refeições (vamos falar a verdade!). Por esse motivo, é bom investir em um apoio ou bancada para usar próximo ao móvel.

Um fogão com forno também é item essencial para a sua cozinha. Também considere ter uma máquina de lavar roupa para lavar e secar, já que provavelmente você não terá muito espaço no imóvel para estender as roupas.

Você também pode dispor de móveis que tenham mais de uma função. Por exemplo, a bancada da cozinha pode servir também de mesa de estudo ou trabalho e, algum móvel, como uma estante, pode fazer o papel de “divisória” entre dois ambientes. Outra dica para “separar” os cômodos é usar tapetes e colocar os móveis sobre eles, criando espaços delimitados. 

Você é do tipo que gosta de decorar o seu próprio espaço e não terceiriza essa função por nada? Então confere o conteúdo Melhores sites e aplicativos para decoração publicado no blog. 

Invista também em prateleiras e armários aéreos para aproveitar o espaço das paredes ao máximo. Outra dica é escolher móveis que tenham ângulos retos. Assim fica mais fácil “encaixá-los”, manter livres os espaços para circulação e manter uma estética organizada. Além disso, você pode acomodá-los nos cantos, aproveitando o espaço disponível de forma eficiente. 

Como podemos perceber, o planejamento é a chave para que o seu imóvel fique bonito e organizado!

Quer escolher alguma planta para o seu apartamento, mas não sabe por onde começar? Então veja o conteúdo Plantas em casa: dicas das melhores opções para o seu apê

Tintas e revestimentos

Ainda não sabe que cor colocar nas paredes? Tenha em mente que tons mais claros ou neutros dão uma sensação de maior amplitude aos ambientes, enquanto que tons fechados fazem com que o espaço fique menor. 

Lembre-se de combinar os tons com algum móvel ou elemento/detalhe de decoração da casa. Por exemplo, a cor de uma poltrona ou algum outro item. 

Quanto aos azulejos ou piso, também dê preferência para materiais que transmitam um ar de leveza. Madeira, por exemplo, pode dar a sensação de que o ambiente é menor do que realmente é. 

Como aproveitar bem o quarto?

Agora, aqui vão algumas dicas para você aproveitar ao máximo o espaço do seu quarto em um imóvel pequeno. 

Você pode usar espelhos na decoração, além de utilizar móveis mais baixos, que irão ocupar menos espaço e dar uma sensação de amplitude no ambiente.

Você também pode apostar na iluminação, destacando pontos específicos do quarto, o que dá a sensação de amplitude e também aconchego. 

E então, gostou de saber como organizar e decorar um imóvel de um único cômodo? Com certeza não é uma tarefa simples, mas com bastante planejamento e boas dicas, seu imóvel irá refletir bem a sua personalidade.  

E se você está procurando apartamento ou deseja anunciar um imóvel no Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou São Paulo, entre em contato com a Terraz! Aluguel rápido, fácil e descomplicado é na Terraz Aluguel Digital.