#Decor: passo a passo de como pintar azulejos

Tem um apartamento alugado e quer dar uma cara nova para os cômodos, deixando-os mais bonitos e aconchegantes, mas não sabe por onde começar?

Para quem aluga uma casa ou apartamento, as possibilidades de reforma e mudanças na estrutura do imóvel ficam um pouco restritas. Porém, mudar a cor das paredes, seja em qual cômodo for, traz um novo ar para qualquer ambiente, além de deixar a decoração com a sua cara.

Você pode pensar que na cozinha ou no banheiro a única alternativa seria trocar todos os azulejos, não é mesmo? 

Mas existe uma outra opção: você pode pintá-los. Além disso, a pintura cobre possíveis manchas ou imperfeições, sem a necessidade de trocar todo o revestimento cerâmico. 

Se você está pensando em repaginar o seu apartamento alugado, confira o conteúdo: Aluguei e quero fazer uma reforma de apartamento: vale a pena?

Confira aqui no blog algumas dicas que trouxemos para você repaginar a sua cozinha ou banheiro, com uma boa mão de tinta (ou duas) e muita criatividade.

1. Use tinta adequada para azulejos

Atualmente, você encontra no mercado tintas específicas para a pintura de azulejos. São opções resistentes à umidade e que podem ser aplicadas diretamente na superfície, sem a necessidade da aplicação de uma camada protetora de algum produto previamente. 

Nesse caso, a tinta mais indicada é a epóxi à base de água. Você pode optar pelo acabamento acetinado, fosco ou semibrilho. A tinta epóxi é impermeável, sendo ideal para a limpeza de banheiros e cozinhas, por exemplo. Outra vantagem é que esse tipo de tinta seca em menos de uma hora. 

Para aplicá-la, use um rolo de lã de carneiro e, para os acabamentos, use um pincel.

2. Seja criativo!

Você não precisa pintar toda a parede de azulejos com uma única cor. Use a sua criatividade e imaginação para criar padrões diferentes e escolha mais de uma cor para repaginar o seu cômodo. 

Você pode pintar somente a porção inferior das paredes, usando uma cor única ou alternar entre uma cor e outra, como em um tabuleiro de xadrez. 

Apenas leve em consideração a paleta de cores dos móveis e das louças, no caso do banheiro. Você também pode escolher a cor de um móvel central como a mesa de jantar ou algum lustre, por exemplo, e aplicá-la em uma parede só, conferindo unidade visual ao ambiente.

Se quiser tornar a parede de azulejos a parte central da sua decoração, você pode apostar em uma paleta bem variada e colorida, pintando um azulejo de cada cor. Algo inspirado em uma estética dos anos 1970, que tal? Com certeza os olhos de quem entrar no espaço serão atraídos para o cantinho mais colorido. 

No banheiro, cores com tons pastéis ficam ótimas na pintura, como rosa ou azul, transmitindo um ar de tranquilidade e relaxamento. 

Apostar em formas geométricas na sua pintura é uma boa opção também. Aqui, uma dica é usar fita adesiva antes de pintar. Assim, você consegue demarcar bem o espaço da pintura e evita manchas no resto do cômodo.

3. Comece pela limpeza

Antes de iniciar a pintura, os azulejos precisam estar limpos. Passe uma esponja com água, detergente neutro e desengordurante, especialmente na cozinha.

Já o rejunte entre os azulejos pode ser limpo com uma escova de dentes. Se a superfície tiver algumas imperfeições, use um pouco de massa acrílica para deixá-la uniforme, porém ela pode demorar até 48 horas para secar bem, então leve esse tempo em consideração ao planejar a sua pintura.

Depois, passe uma lixa de alvenaria para dar o acabamento na superfície e limpe o pó com um pano seco. 

Apenas fique atento a um ponto: azulejos soltos devem ser colados ou substituídos. Somente a pintura não irá solucionar esse problema. Se houver um azulejo ou mais nessa situação, providencie a troca antes de iniciar a pintura. 

4. Hora de colocar a mão na massa

Agora você já escolheu quais cores vai usar, comprou a tinta, já pensou direitinho no desenho, pintou as paredes e demarcou o espaço com fita adesiva?

Então chegou o momento de colocar a mão na massa!

Antes, só mais uma dica: forre seus móveis, louça e eletrodomésticos antes de começar a função, seja com jornal ou plástico, para evitar manchas.

Misture a tinta com água em uma bandeja específica para esse tipo de trabalho e comece pintando sempre pelas bordas.

Passe o rolo na parede de azulejos em movimentos verticais, sempre na mesma direção. Quando terminar de pintar toda a superfície, espere secar e repita o processo. 

Pronto! Agora o seu banheiro ou cozinha já devem ter um pouquinho mais da sua personalidade, além de estar mais aconchegante. Não é tão difícil quanto parecia no início, não é mesmo?

E uma fica final: para a pintura não descascar ou descolorir, não use esponjas ou palhas de aço para limpar a parede. Tente manter a sua pintura intacta pelo maior tempo possível. 

Está procurando um imóvel para alugar em Floripa ou em São Paulo, mas não sabe se aluga um imóvel vazio ou mobiliado? Então confere esse conteúdo publicado aqui no blog sobre o assunto. 

E para que a sua reforma seja um sucesso e não uma dor de cabeça, não se esqueça de comunicar a pintura para a imobiliária e o proprietário do imóvel, já que ele precisa concordar com qualquer mudança na estrutura do apartamento. 

Na Vistoria de Entrada estão registrados todos os aspectos físicos do imóvel, então não esqueça desse ponto. 

No artigo 23 da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91 do Código Civil brasileiro), diz que o inquilino não pode fazer modificações internas ou externas sem a autorização do proprietário. Se isso não for respeitado, o contrato de locação de imóveis pode até mesmo ser suspenso. Portanto, fique atento a esse ponto!

Esperamos que as dicas da Terraz Aluguel Digital sejam úteis para você repaginar a sua casa ou apartamento! 

E conta para a gente, você que mora ou morou em apartamento alugado, já assumiu a barra de fazer uma reforma? Escreve para a gente nos comentários!