Quais tipos de imóveis as pessoas procuram durante a pandemia?

“Fique em casa”. Provavelmente essa foi uma das frases que você mais ouviu e viu desde o início da pandemia de coronavírus. As medidas de enfrentamento à doença nos levaram a passar mais tempo nas nossas residências e estão transformando nossa maneira de ver e viver em nosso próprio lar. Isso justifica a busca por diferentes tipos de imóveis, que atendam melhor às nossas necessidades. 

Não é por acaso, por exemplo, que no último ano o setor de móveis foi um dos que mais vendeu no Brasil. De acordo com a mais recente Pesquisa Mensal de Comércio (PCM) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em março, as vendas de móveis e eletrodomésticos aumentaram cerca de 10% no último ano.

Um espaço, diversas funções

Os dados são um reflexo desse novo tempo que fez com que as casas se tornassem escritórios, academias, espaços de lazer e de entretenimento. Com o isolamento social, os lares abriram as portas para receber o trabalho, a escola e a faculdade, os amigos, a prática de exercícios, shows e tantas outras atividades, tudo de forma virtual. 

A parede da sala, a decoração do quarto ou os eletrodomésticos da cozinha tornaram-se nosso cenário. Ao ver na tela do computador ou do celular, passamos a observar ainda mais e melhor nosso próprio espaço. E assim enxergamos vários detalhes que gostaríamos de mudar neste ambiente tão íntimo, mas agora não mais tão reservado.

Se isso também aconteceu com você, bem-vindo ao novo normal. Além da decoração, de arrumar uma coisa ali ou outra aqui, muitos não apenas mudaram algo dentro de casa, mas optaram por mudar de casa. Pesquisas também indicam alta na procura e compra de novos imóveis e nos financiamentos. 

Segundo dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), de 2019 para 2020 houve um aumento de quase 60% no crédito imobiliário, batendo um recorde histórico. O saldo positivo deve-se à queda dos juros que eram de 11% em 2016 e atualmente estão em torno de 6%.

Lar diferente lar

Os que estão à procura de uma nova morada não buscam apenas mudar de ares. Geralmente, querem tipos de imóveis com mais espaço e ambientes específicos para essa casa “multiuso”. De acordo com uma pesquisa da Datazap sobre a influência do coronavírus no mercado imobiliário, para 62% dos entrevistados o imóvel precisa ter ambientes bem divididos

45% preferem morar em uma casa, ao invés de apartamento, devido ao espaço. Outros 9% mudaram as características que consideram ideais para escolher o novo endereço. Em março de 2020, esse número era de apenas 0,1%. 

Home Office

Assim que a pandemia chegou, o escritório passou a ser em casa e isso ocorreu no improviso. No entanto, com o passar do tempo e a possível institucionalização do home office por várias empresas, as pessoas não apenas se acostumaram a trabalhar onde moram, mas também a arrumar este espaço para ser funcional e com estilo mais profissional.

Por isso, atualmente esse é um dos requisitos básicos na hora de avaliar tipos de imóveis para mudar-se. Agora um quarto ou espaço extra para transformar em escritório tem sido fundamental na escolha do cliente, sendo, inclusive, um dos cômodos mais procurados.

Novos tipos de imóveis

Sabendo dessa tendência, o mercado já vem se reinventando para satisfazer o desejo dos compradores e pessoas que buscam imóvel para alugar pelos novos tipos de imóveis. Empreendimentos com espaços para home office separados do apartamento, em salas alternativas do prédio, ou locais próprios para que o escritório possa ser estruturado já integram a planta de diversos projetos residenciais. 

Além de levar o trabalho para casa, as pessoas agora também passam mais tempo com quem moram, e isso é o que está levando muita gente a buscar por imóveis com mais espaços para convivência. Locais com cômodos maiores podem ser a chave para conquistar novos moradores.

Lar novo e inovador

As plantas dos novos imóveis não devem ser apenas diferentes, mas inovadoras, apresentando soluções diversificadas e ousadas. É fundamental que os projetos atuais tenham espaços flexíveis que se adaptem às novas necessidades dos moradores. 

Mesmo em imóveis com espaços mais reduzidos é possível aliar o escritório e a convivência. Os ambientes devem ser projetados para integrar o trabalho e os momentos com a família. Em locais antigos a dica é usar a criatividade para fazer com que os velhos espaços estejam de acordo com as novas tendências.

Novas plantas e mais plantas

O que também vem acontecendo com cada vez mais frequência é: já que não é possível ir à natureza, a natureza vai até você. É assim que os ambientes estão sendo renovados e ganhando cara nova. Dos mais antigos aos novos projetos, o verde sempre está presente. Uma varanda, área externa, jardim interno, um hall de entrada com plantas, enfim, de diferentes formas a natureza está entrando nos lares, alternativa para as pessoas estarem na natureza, mesmo sem sair de casa.

E quando não está dentro ganha um lugar mais do que especial. Os chamados apartamentos com garden são cada vez mais cobiçados, sendo os primeiros a serem adquiridos nos novos empreendimentos. 

Apartamento garden é uma unidade térrea com quintais, jardins, ou piscinas e até mesmo com equipamentos de lazer

Cômodos em evidência 

Desde o começo da pandemia alguns cômodos tornaram-se os queridinhos ou ganharam mais atenção. Mesmo saindo ou devendo sair menos de casa, o hall de entrada está em evidência em boa parte dos lares. Isso porque esse espaço tornou-se mais do que recepção, agora é um cantinho para lá de importante. 

Nos novos projetos é comum que os clientes solicitem que a área de entrada tenha chapelaria, móveis para guardar os sapatos e para colocar álcool gel. 

A sala de estar já era muito frequentada, mas agora é ainda mais valorizada. Só que de maneira diferente. Antes era comum que este ambiente fosse pensado para receber visitas. Hoje, a sala é o ambiente de estar com a família, de convívio, de confraternização.

Mesmo com mais tempo para estar com quem mora, é normal querer um espaço só para si. Por isso, até mesmo o banheiro está mais disputado em tempos de pandemia. Em alguns lares este local é visto atualmente como um spa próprio. 

Quem ainda está avaliando diferentes tipos de imóveis atenta-se também para este detalhe: ter um banheiro mais espaçoso e aconchegante para garantir a rotina dos cuidados diários.

Alugue online

E se ficar em casa é a regra, como alguém vai encontrar um imóvel para alugar, uma nova casa? A tecnologia possibilita que todos possam estar praticamente onde quiser sem sair do lugar. E isso vale também para a busca e anúncio de imóveis. 

Na Terraz Aluguel Digital você anuncia com apenas alguns cliques. Se pretende colocar seu móvel para alugar acesse o nosso site

De onde estiver você realiza todo o cadastro de forma rápida, fácil e segura. Além disso, a Terraz oferece toda orientação e dicas aos proprietários para garantir a locação do seu imóvel mesmo em tempos de pandemia.