Quando vale a pena alugar o seu imóvel mobiliado?

Alugar um imóvel mobiliado pode ter muitas vantagens. Mas, você sabe qual a ocasião mais adequada para isso? Quando alugar um imóvel mobiliado compensa a diferença de valor para o locatário?

Se você tem essa dúvida, confira o conteúdo que a Terraz Aluguel Digital preparou para ajudar você a entender melhor o assunto. 

Está pensando em colocar o seu imóvel para alugar em Florianópolis ou São Paulo? Então confere o conteúdo Mitos sobre colocar o imóvel para alugar em imobiliária e veja por que contar com o suporte de uma empresa especialista no assunto!

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar imóveis já mobiliados, já que a rotatividade de locatários está cada vez mais frequente no mercado. 

Dessa forma, muitas pessoas optam por não investir um grande valor em móveis novos ou outros itens de necessidade para a casa. Alugar um imóvel mobiliado acaba sendo muito mais prático e, dependendo da situação, econômico. 

Os principais perfis de pessoas que buscam imóveis mobiliados são novos casais, estudantes ou profissionais que precisam mudar de cidade, por exemplo. 

Se você é proprietário ou locatário, confira as informações que reunimos neste post, que com certeza irão ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas em relação ao aluguel de um imóvel mobiliado. 

Como avaliar se alugar um imóvel mobiliado vale a pena?

Na média, um imóvel mobiliado acaba tendo uma mensalidade 15% mais alta que a de um imóvel vazio. 

Se o locatário está saindo de casa e não tem nenhum móvel ou eletrodoméstico para começar a nova rotina, alugar um imóvel mobiliado pode ser um bom negócio. 

Além disso, o locatário economiza nos custos com a mudança, já que não vai precisar investir em um frete, por exemplo. 

Uma boa sugestão para fazer essa avaliação é listar quais móveis e eletrodomésticos o morador vai precisar e fazer uma estimativa do quanto iria gastar para comprar os itens novos, direto na loja. 

Depois, é preciso comparar o valor que será pago na mensalidade do imóvel mobiliado. Assim, será possível fazer uma comparação mais adequada à realidade. 

Para quem tem planos de dividir o apartamento com os amigos, alugar um imóvel mobiliado pode ser mais vantajoso, já que no futuro não será necessário fazer a divisão desses móveis e eles continuarão pertencendo à casa ou ao apartamento, evitando possíveis conflitos. 

Se você precisa de somente alguns objetos, por exemplo, liste e calcule o valor total. Depois, compare com a diferença de preço entre um imóvel mobiliado e outro vazio. Se a lista for pequena, é bem possível que valha mais a pena comprar os itens necessários do que manter uma mensalidade mais alta. 

Outra questão que precisa ser avaliada é: por quanto tempo a pessoa irá morar no imóvel? Se for algo temporário, por menos de um ano, por exemplo, faz mais sentido alugar um imóvel mobiliado e do que gastar montando uma casa do zero, que acabaria precisando de muito mais investimento. 

Para as pessoas mais ligadas à decoração, ficar com imóveis que não tenham muito a ver com o seu estilo pessoal pode ser um problema. 

É interessante dar uma boa pesquisada nos imóveis antes de fechar negócio, nesse caso, para não correr o risco de ficar com imóveis que não tenham a ver com o morador. 

Para muitas pessoas, parte do encantamento de ir para uma casa nova vem da possibilidade de planejar um espaço totalmente repaginado, com peças e móveis diferentes. Por isso, é recomendado levar esses aspectos em consideração quando estiver pesquisando imóveis mobiliados. 

É preciso avaliar o estado de conservação dos móveis 

Ao fazer a primeira visita, o possível locatário deverá avaliar com cuidado qual o estado de conservação dos móveis, para saber se vale investir nas peças e também comparar a sua avaliação pessoal com o que vai constar na vistoria de entrada do imóvel, elaborada pela imobiliária. 

Você sabe o que deve ser levado em consideração na primeira visita do imóvel? Confira o conteúdo Checklist: o que observar ao visitar um imóvel para saber mais

O locatário em questão também deve ter responsabilidade sobre os móveis e/ou itens eletrônicos, que deverão ser consertados se quebrarem ou estragarem por ação do locatário. 

Todos os objetos e móveis devem ser fotografados, descritos e testados durante a vistoria de entrada, que, na Terraz, é realizada sempre por uma empresa parceira. Até mesmo objetos pequenos, como enfeites, entram nessa avaliação, então fique atento. 

Para saber como é feita a vistoria de entrada na Terraz, confira o conteúdo O que é a Vistoria de Entrada?, publicado aqui no blog. 

Se houver algum defeito, de acordo com a Lei do Inquilinato, o proprietário fica responsável pelo conserto.

Outra característica importante em qualquer imóvel, independente se é mobiliado ou vazio, é a sua localização. Se o imóvel estiver próximo de universidades ou de centros financeiros, onde há maior procura, com certeza estará mais próximo do público interessado em uma locação. 

Como escolher a mobília para o imóvel 

Se você é proprietário do imóvel, nosso conselho é: escolha uma mobília mais discreta, que irá agradar a diferentes locatários em potencial. Tente escolher peças neutras, com cores como preto, madeira, branco, cinza ou tabaco, que têm mais chances de combinar com os itens do locatário. Evite peças muito extravagantes, por exemplo. 

Faça também uma lista de quais itens são considerados essenciais. Sofá, mesa de jantar, geladeira e armários de cozinha, além de máquina de lavar, são alguns dos itens essenciais em um apartamento mobiliado, que serão necessários para qualquer pessoa que for locar. 

E então, gostou de saber mais sobre em que situações vale a pena alugar um imóvel mobiliado? 

Nós, da Terraz Aluguel Digital, estamos aqui para ajudar! Seja você proprietário ou locatário, conte com a nossa equipe de consultores para ficar por dentro de tudo o que envolve o processo de locação.

Na Terraz, o aluguel é rápido, fácil e sem burocracia. Conte com a imobiliária que é referência em aluguel digital descomplicado, em Florianópolis e agora em São Paulo.