Seguro fiança: como funciona e como escolher o seu

Há até alguns anos, para alugar um imóvel era necessário ter fiador, o que muitas vezes causava dificuldades ao locatário, que precisava encontrar alguém interessado em assumir essa responsabilidade. Porém, de um tempo para cá, apesar de ainda ser bastante popular, essa não é mais a única forma de garantia possível para a locação. Confira no conteúdo a seguir como funciona a modalidade do seguro fiança.

A própria Lei do Inquilinato, nº 8.245/1991, no artigo 37 prevê outras formas de garantia que não precisam de fiador. Você pode optar por um seguro fiança, título de capitalização e análise de crédito.

As imobiliárias utilizam essas modalidades para assegurar que o pagamento seja devidamente realizado aos proprietários. Mesmo que o inquilino não cumpra com as obrigações, essas garantias são executadas para que o dono do imóvel não tenha prejuízos.

O que diz a legislação

Antes de escolher uma das opções de garantia é preciso estar atento à legislação para saber quais os verdadeiros direitos e deveres. Além disso, a Lei do Inquilinato é bem clara ao estabelecer que “é vedada, sob pena de nulidade, mais de uma das modalidades de garantia em um mesmo contrato de locação”.
A norma determina ainda no artigo 39 que “salvo disposição contratual em contrário, qualquer das garantias da locação se estende até a efetiva devolução do imóvel, ainda que prorrogada a locação por prazo indeterminado”.

Apesar de cada modalidade ter vantagens e prever obrigações ao inquilino ao mesmo tempo em que promove garantias ao proprietário e imobiliárias, uma delas vem se tornando a principal escolha. Somente em 2020, o seguro fiança cresceu 76% em comparação ao ano anterior.

Mas, por que as pessoas estão cada vez mais optando por essa garantia? Será que para você essa modalidade também é a mais adequada na hora de alugar um imóvel?

A Terraz Aluguel Digital vai responder todas as suas dúvidas e trazer algumas dicas que te darão a certeza necessária para saber se essa será também a sua garantia locatícia.

O que o seguro fiança proporciona

É semelhante a outros tipos de seguro. A diferença, neste caso, é que apesar de ser o inquilino a contratar o serviço, o segurado é o proprietário do imóvel. A cobertura comum do seguro fiança está relacionada, basicamente, ao valor do aluguel e taxas como condomínio e IPTU.

O seguro fiança custa, em média, o equivalente a um aluguel e meio por ano. Esta modalidade vem se tornando bastante utilizada devido à rapidez do pagamento em caso de inadimplência. Porém, ao final do contrato, o valor pago não volta para o segurado.

Então, qual a vantagem desta modalidade para o locatário? A primeira facilidade nesta opção é poder fazer todo o processo de forma independente, sem precisar de ninguém como fiador. Outra vantagem é que o seguro fiança é mais barato do que o caução, por exemplo, alternativa bastante comum, mas que pesa no bolso.

No seguro fiança os valores partem, geralmente, de 1,5 vezes o valor do aluguel, mas variam de acordo com a renda disponível do locatário. A cobertura básica do seguro fiança locatício assegura o pagamento do aluguel ao proprietário em casos de inadimplência do inquilino.

A apólice pode ser mais ampla, incluindo outras situações como pagamento de multa por rescisão antecipada do contrato, ressarcimento por danos provocados ao imóvel. e até serviços assistenciais como chaveiro e encanador, além do seguro incêndio, obrigatório em todos os contratos de locação.

Os itens cobertos pelo seguro fiança devem ser de comum acordo entre locatário e locador. A forma de pagamento desta garantia varia de seguradora para seguradora, mas muitas delas parcelam em até doze meses. Período que, na maioria dos casos, corresponde ao período de validade do contrato de locação. É importante frisar que quanto maior o número de parcelas, mais alto será o valor do seguro fiança.

Vantagens para locador e locatário

Para o locador esta é talvez uma das melhores modalidades. Não apenas pela segurança de não amargar prejuízos, mas pela rapidez com que o impasse é resolvido e o dinheiro recebido. A grande segurança para o proprietário é saber que em casos de problemas com o locador, a seguradora é que tomará a frente e será responsável pelo pagamento.

Para o locatário, o maior diferencial é não precisar recorrer a nenhum familiar ou terceiro para ser seu fiador e evitar a burocracia destes processos. O seguro fiança pode também ser a única solução nos casos em que o possível inquilino apresenta alguma incompatibilidade na análise de crédito.

Algumas imobiliárias e seguradoras, mesmo com pendências no nome do interessado, fecham negócio após a contratação do seguro fiança.

Quem pode contratar o seguro residencial?

Qualquer pessoa física ou jurídica que pretenda alugar um imóvel e tenha meios de comprovar os rendimentos. Não é necessário residir no imóvel. O interessado pode compor renda com familiares ou terceiros. Para saber como fazer isso acesse nosso conteúdo Como funciona a composição de renda do aluguel?.

Seguro fiança na Terraz

A Terraz, além de oferecer os melhores imóveis para alugar em Floripa e região, ainda te ajuda a identificar a garantia que mais se encaixa à sua realidade. E se você optar pelo seguro fiança, tem a tranquilidade de fazer todo o processo com a ImobSeguros, empresa que atua com foco em oferecer soluções para você, priorizando a segurança e transparência nos negócios, tornando a contratação algo simples, fácil e rápido.

Ao contratar seguro fiança com a Imobseguros você tem as seguintes vantagens:

  • Pagamento à vista ou parcelado no boleto de aluguel ou no cartão de crédito;
  • Consertos emergenciais 24h e instalações gratuitas para ajudar a manter o imóvel em ordem;
  • Descontos em transportadoras conveniadas para fazer a mudança;
  • Validade anual;
  • Valor médio de dois aluguéis e encargos.

Descomplicado, não é mesmo?

Se você procura imóvel para locação, basta alguns cliques para entrar no novo lar. Acesse o site da Terraz e encontre o imóvel ideal sem sair de casa. E se optar pelo seguro fiança, a ImobSeguros vai tornar o seu aluguel ainda mais fácil, rápido, sem burocracia e com toda a garantia.