Estudar em outra cidade: tudo o que você precisa saber

Depois de estudar tanto, nada é mais emocionante do que ver o seu nome na lista de aprovados. E quando a aprovação é para estudar em outra cidade, a alegria vem misturada com frio na barriga.  A partir de agora você vai dar o passo mais importante da sua vida, longe da família, dos amigos de sempre, em uma cidade nova.

Ao mesmo tempo que este desconhecido assusta, também é recebido com muita expectativa, ansiedade e um certo nervosismo. Você sabe que sua vida vai mudar para sempre. E se a primeira coisa a fazer nesta nova etapa é a matrícula na universidade, a segunda é saber onde será sua casa nova.

É aí que surge o primeiro desafio. Se até então você não precisava pensar muito nas finanças, vai ter que se preocupar com isso. Seus pais podem ajudar. Mas entenda que as responsabilidades de estudar e morar em outra cidade serão principalmente suas. Fazer as contas é apenas uma das lições que você terá a partir de agora.

Colocar tudo na ponta do lápis é fundamental para saber onde o seu orçamento pode te deixar morar. Perto das universidades há diversas moradias, com valor de aluguel para todos os bolsos. Se ficar pesado morar sozinho, tente encontrar algum colega para dividir. Compartilhar casa com alguém nem sempre é fácil, mas pode ser a única maneira para conseguir morar e estudar em outra cidade.

Apesar dos desafios e das dificuldades que você vai enfrentar, terão muitas alegrias, descobertas, encontros e, claro, muito aprendizado dentro e fora da sala de aula. Acima de tudo, coloque na bagagem o seu sonho e siga. Se você tiver certeza do que quer, qualquer problema será pequeno diante da tua determinação e da força de vontade de fazer com que essa mudança seja a melhor escolha da sua vida.

 

Onde morar ao estudar em outra cidade

Morar e estudar em outra cidade é sempre excitante. Mas se você for ainda mais sortudo e se mudar para um lugar como Florianópolis, com certeza a expectativa para a mudança deve estar ainda mais alta. E não é para menos.

Florianópolis é uma das cidades brasileiras mais lindas, recheada de belezas naturais, com mais de 100 praias pela região e com diversidade de atrações. Para os jovens então, atrações não faltam. 

A maioria dos alunos que se muda para Florianópolis é para estudar em uma das duas universidades públicas localizadas na capital, a UFSC ou a Udesc. Na proximidade de ambas as instituições há grande oferta de imóveis para alugar. Por estarem em regiões valorizadas, o valor da locação nem sempre é barato. Mas se pesquisar bem vai encontrar o imóvel ideal para você.

Opte por morar perto de onde vai estudar. Mesmo que pague um pouco mais caro no aluguel, ainda assim compensa residir próximo à universidade. Quanto mais afastado, mais você terá despesas e tempo com transporte e deslocamento, mais vai gastar com alimentação por não poder voltar para casa para comer e menos participará de eventos acadêmicos.

Nas universidades públicas, por exemplo, os horários de aula nem sempre são no mesmo período. Em muitos cursos, há disciplinas pela manhã, tarde e noite. E é muito comum os estudantes passarem dias inteiros no campus. Por isso, quanto mais perto morar da universidade mais fácil será o ir e vir e mais tempo livre você terá para focar nos estudos e em você mesmo.

Ao chegar na capital catarinense você vai perceber que há um preço a se pagar por viver em um lugar assim. Serviços como transporte público e itens essenciais como alimentação não são os mais acessíveis e podem pesar no bolso.

É ao somar tudo que muitos estudantes optam por dividir apartamento para economizar e para ter condições de realizar o sonho de morar e estudar em outra cidade e cursar uma universidade. 

 

Morar junto. Será?

Quando você sai da casa dos pais é provável que o desejo seja morar sozinho. Mas nem sempre é possível. De toda forma, morar com alguém pode ser um período de muito aprendizado.

É claro que requer paciência, bom senso de ambas as partes e algumas regrinhas para que a convivência dê certo. Se você vai dividir apartamento leia o nosso texto e saiba as vantagens e desvantagens, o que fazer e o que não fazer ao morar com amigos.

 

A Mudança para uma cidade nova

Você não vai levar a casa inteira de uma cidade para outra. Faça uma limpeza no seu armário, selecione as peças que realmente você usa e doe as que não utiliza mais.

Leve para a nova cidade as roupas que você mais gosta e também para diferentes estações e ocasiões. Assim, no frio ou calor você vai estar preparado. No dia a dia ou para um momento especial você vai estar arrumado.

De objetos pessoais e de decoração, leve o básico. A mudança de uma cidade para outra, geralmente, tem que caber toda no carro. Escolha o mínimo de coisas, mas itens como roupa de cama e banho são necessárias. Tenha, pelo menos, dois conjuntos de fronhas e lençol e umas três toalhas para não ter que lavar todo dia. Até porque lavar roupa, dificilmente, vai ser sua tarefa preferida.

Não esqueça dos itens pessoais e de higiene. Sobre os utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos, se a nova casa não tiver, você pode ir comprando aos poucos. Em um primeiro momento, adquira o essencial como cama, fogão e geladeira. 

Se dividir apartamento, vá dialogando com o parceiro para comprarem os itens de acordo com a situação financeira de cada um, sem dar o passo maior do que a perna ou do que o bolso.

 

Os Desafios

Morar e estudar em outra cidade é ao mesmo tempo animador e assustador. Além dos desafios da universidade que acaba sendo mais puxada do que o ensino médio, você vai se deparar com várias outras situações. Fazer comida, arrumar a casa, lavar e passar a roupa, manter tudo organizado, pagar as contas, enfim, tudo em uma cidade que você pouco conhece, com pessoas que acabou de conhecer.

Mas não desanime. Este período de adaptação passa voando e logo você já aprendeu a fazer tudo, domina a cidade, tem amigos. Esteja disposto a conhecer, a descobrir, a aprender. Permita-se viver este novo com tudo que tem direito, mas com moderação e responsabilidade.

Uma das maiores dificuldades é ficar longe da família. A saudade aperta sim. Mas a tecnologia está aí para diminuir qualquer distância. Ligue, faça chamada de vídeo, esteja presente na vida dos seus familiares e amigos mesmo de longe. 

 

As Vantagens de estudar em uma nova cidade

Há muitas vantagens em estudar em outra cidade, ainda mais Florianópolis. Você não terá apenas um município novo, mas um universo inteiro para desvendar. São novos lugares, novas pessoas, novas histórias, novas memórias, novos aprendizados. Vai descobrir muita coisa nova em você mesmo. 

Aproveite cada momento porque eles passam rápido. Logo a cidade nova já se tornou sua, parte da sua história. Os colegas são amigos. Os primeiros semestres viraram formatura. E o que era sonho é realização.

 

Para não perder nenhum momento e ter certeza que a vida nova será vivida em um lugar especial, conte com a ajuda da Terraz Aluguel Digital, a maior imobiliária da Grande Florianópolis. A um clique, de onde você está, mesmo que longe de Floripa, você pode buscar imóveis. Acesse terraz.com.br e encontre a sua casa nova para esta vida nova!