Essa é uma das principais dúvidas na hora de buscar uma casa nova. Como qualquer escolha, essa também tem prós e contras. Afinal, se você optar por um imóvel mobiliado terá a facilidade de entrar e morar de forma imediata e com comodidade. 

Porém, possivelmente a mensalidade deverá sair mais alta. Já se escolher um imóvel vazio, mesmo com a mensalidade mais baixa, em algum momento terá que investir na aquisição de móveis e eletrodomésticos. 

Se a principal questão é a financeira, a curto prazo não há muita diferença. No entanto, se considerarmos um prazo maior, o imóvel mobiliado pode pesar um pouco mais no orçamento, já que o contrato de aluguel dura no mínimo um ano. 

Além da questão financeira, há outros fatores que devem ser levados em conta. Confira as dicas que a Terraz Aluguel Digital separou para te ajudar a saber se vale mais a pena alugar imóvel mobiliado ou não.

Por que alugar um imóvel mobiliado?

A expressão “pronto para morar” resume bem os benefícios de alugar mobiliado. Você vai precisar levar apenas os itens pessoais e a casa estará completa. A praticidade do imóvel com mobília vai além da mudança. Está no dia a dia e na tranquilidade em não ter que se preocupar em escolher e desembolsar com equipamentos domésticos. Facilidade e economia fazem com que essa seja a melhor opção para muita gente. 

Para quem é mais vantajoso escolher um imóvel mobiliado? 

Esta alternativa é interessante para quem vai alugar imóvel pela primeira vez e ainda não tem nenhum móvel ou eletrodoméstico ou para quem, por exemplo, dividia apartamento e a maior parte dos itens era de outra pessoa.  

Também torna-se uma opção a ser considerada para quem precisa se mudar rápido porque o contrato atual está se encerrando e precisa de agilidade ou, ainda, para quem pretende ficar pouco tempo no imóvel, no caso de pessoas que moram em uma cidade e trabalham em outra. 

Para não ter problemas, analise o laudo de vistoria enviado pela imobiliária minuciosamente. Leve em consideração se os móveis e demais objetos atendem às suas necessidades. Se identificar algum defeito isso deve ser comunicado para a imobiliária e registrado, para garantir que você não seja responsabilizado por eventuais defeitos nos móveis. 

Cuidado dobrado 

Além disso, tenha em mente que em casa ou apartamento já mobiliado é preciso redobrar os cuidados para não danificar nada. Segundo o artigo 23 da Lei do Inquilinato, o locatário deve “realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos”. 

Além disso, qualquer modificação na forma interna ou externa do imóvel deve ter o consentimento prévio e por escrito do locador. Mesmo alterações mais simples como a pintura de paredes demandam consulta ao proprietário. 

A lei também observa que obras para reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel como pintura das fachadas, poços de aeração e iluminação; instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer; despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum, entre outros, são de responsabilidade do proprietário.

De toda forma, em todos os casos mantenha sempre o diálogo com o locador para evitar imprevistos futuros. 

E por que alugar um imóvel vazio?

Há situações que favorecem o aluguel ou compra de imóvel vazio. Se você estiver saindo de um local e já tiver os móveis, não vale gastar mais para ir morar em um local mobiliado, a não ser que o investimento caiba no seu bolso e a estrutura do novo ambiente seja melhor e mais adequada ao que você busca. 

Nesse caso, você pode tentar encaixar os móveis antigos ou buscar formas de se desfazer destes bens, colocando-os à venda ou até doando. Porém, isso pode levar tempo. Procure priorizar o que você já tem!

Dessa forma, dar personalidade ao novo lar, com a aquisição dos próprios móveis e decoração e com a liberdade para construir o ambiente ao seu estilo é outra das vantagens de quem opta por apartamento sem mobília. 

Se você pretende ficar bastante tempo no imóvel também vale a pena adquirir seus próprios móveis e eletrodomésticos, o que te dá maior segurança com relação à manutenção dos mesmos e flexibilidade para consertar se algo for danificado.

Qual a conclusão?

Se você está procurando por um apartamento com uma mensalidade mais baixa, nem pense duas vezes: procure direto um imóvel vazio. É comum que os mobiliados sejam mais caros, por estarem completos, e isso ao final do contrato pode representar uma diferença significativa no orçamento.

A decisão se vale a pena ou não alugar um imóvel mobiliado depende muito do seu perfil, das suas necessidades e da sua realidade financeira.

Analise todas as questões e se precisar de ajuda para alugar um imóvel na Grande Florianópolis, conte com a Terraz Aluguel Digital. Aluguel rápido, sem burocracia e sem a necessidade de fiador. Para entender melhor como funciona essa modalidade, acesse o conteúdo Aluguel sem fiador: como funciona, publicado recentemente no nosso blog.

Acesse o site e busque o imóvel perfeito para você, seja ele mobiliado ou não.