Volta às aulas: 5 motivos para morar perto da Universidade

Já faz mais de um ano que a volta às aulas está diferente. Boa parte das universidades ainda permanece com as salas vazias e com as atividades acadêmicas apenas no formato virtual. Mas agora, com o avanço da vacinação, evoluíram também as tratativas para o retorno das aulas presenciais.

As universidades já estão considerando voltar aos poucos às aulas presenciais. No último dia 17, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou o retorno das aulas presenciais do Colégio de Aplicação da UFSC para o dia 20 de setembro e das atividades administrativas de forma gradual. Porém, o retorno das aulas para os alunos da graduação está previsto somente para o primeiro semestre de 2022, após a imunização completa dos alunos. Na UDESC, as aulas acontecem no formato híbrido, e o retorno para as aulas presenciais para alunos e professores será facultativo. 

De qualquer maneira, é hora de começar a planejar a rotina universitária que, geralmente, é bastante agitada, seja pelos estudos, estágio ou trabalho e, claro, pela vida social. 

Esse é o momento de planejar-se!

Por isso, uma das decisões mais acertadas é morar perto da universidade porque, além de facilitar o acesso, de estar sempre próximo ao campus, o estudante evita gastos e estresses com o transporte e com o trânsito. 

Para quem pretende se mudar para perto da instituição em que estuda ou para aqueles que já moram perto, mas querem trocar de imóvel, o ideal é se adiantar e encontrar sua nova casa o quanto antes. 

Até porque quando a volta às aulas presenciais for confirmada, a correria e disputa por imóveis próximos a instituições de ensino superior serão acirradas e aí pode ser que você não encontre mais aquele imóvel que é a sua cara e que cabe no bolso. 

Então não perca tempo. Comece agora mesmo a pesquisar imóveis, analise e compare valores, verifique a situação dos imóveis e condomínios, escolha o local que mais deseja morar e busque apartamentos ou kitnets que ficam dentro do seu orçamento. Se precisar dividir, já converse com os colegas e juntos façam essa busca, antes da volta às aulas. 

Quanto mais cedo você definir estas questões, mais fácil será encontrar o imóvel ideal e mais tranquila será a volta às aulas e o retorno ao novo normal.

Por que se mudar para perto da Universidade no período de volta às aulas

Para quem vai para fora da cidade em que mora, nada mais adequado do que residir perto de onde vai estudar. Não faz sentido ficar afastado. Um dos motivos talvez seja financeiro. Mas mesmo assim não compensa. Afinal, o estudante ainda terá gastos com o transporte, além de não estar totalmente integrado ao universo acadêmico que vai muito além das salas de aula.

Para quem estuda em instituições públicas, por exemplo, como a Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, nem sempre as aulas são no mesmo período ao longo da semana. 

Há vários cursos com disciplinas que variam entre manhã, tarde e noite, o que faz com que muitos alunos passem dias inteiros no campus. Fora isso, ainda há várias atividades acadêmicas que fazem o estudante ficar mais tempo na universidade.

Mesmo que nem precise mudar de cidade, ainda assim muitos universitários optam por sair da casa dos pais e morar mais perto da universidade. Para muitos essa escolha pode parecer um luxo, mas na verdade é uma opção por mais qualidade de vida. 

Para que você não tenha dúvidas vamos listar aqui as principais vantagens em morar perto de onde estuda.

Sem trânsito

Já pensou não ter que enfrentar trânsito todos os dias e perder um tempo precioso parado em filas? É isso mesmo que acontece com quem mora nos arredores da universidade. 

Perto da UFSC, por exemplo, nos horários de início e término das aulas o fluxo de veículos é muito intenso e é recorrente a dificuldade de deslocamento na região.

Não para quem já mora por lá que pode ir caminhando ou de bike e, simplesmente, fugir do estresse. Você não apenas terá mais facilidade para chegar às aulas como também levará menos tempo para isso. 

Menos gastos

Sem precisar de carro ou ônibus para ir à aula você tem menos gastos, ainda mais com o valor dos combustíveis tão alto. Mas não é apenas com transporte que você economiza. Ao morar perto de onde estuda, você tem mais qualidade de vida, não perdendo tempo com longos deslocamentos e estando a poucos passos da sua casa. 

Mais tempo livre

Menos tempo parado no trânsito e maior proximidade com a universidade te dá mais tempo para você e para focar nos estudos. Por exemplo, se em determinado dia você decide estudar na biblioteca ou se precisa se reunir com colegas para elaborar algum trabalho, você está bem perto de casa, e pode ir e voltar facilmente.

Mais integração

Mais perto da faculdade te faz ter mais tempo também para viver e estar integrado à vida universitária, aos incontáveis eventos, às festas, aos barzinhos que também estão localizados no entorno da universidade.

Se você morar longe nem sempre vai conseguir participar de tudo ou nem sempre vai estar com disposição para enfrentar todos os perrengues para ir e voltar.

Mais qualidade de vida

Morar perto da universidade significa fazer mais exercícios, já que você pode ir caminhando ou de bike. As instituições também oferecem diversas atividades como práticas esportivas, aulas diversas, e serviços como terapias, massagem, cursos, entre outros. E quem mora perto, geralmente tem mais facilidade para participar. Ou seja, as vantagens são imensuráveis.

Morar perto da Universidade em Florianópolis

A capital catarinense é o endereço dos maiores campus das duas universidades públicas de Santa Catarina: a UFSC, que fica na Trindade, e a Udesc, localizada no Itacorubi.

Em tempos normais, ou seja, antes da pandemia, por dia circulavam na UFSC cerca de 50 mil pessoas. Atualmente, a instituição tem mais de 40 mil estudantes. A Udesc tem aproximadamente 15 mil alunos nas 12 unidades distribuídas em nove cidades do estado. Então não surpreende que a região em que essas instituições estão instaladas seja de grande expansão imobiliária.

No bairro Trindade, onde fica a UFSC, há inúmeros imóveis de todos os tipos e para todos os bolsos. No local muitos dos apartamentos e kitnets são voltados para locação e para os jovens. Mesmo que você tenha o orçamento apertado, ainda assim vai conseguir um lugar para ser seu. E se precisar, opte por dividir, o que também é muito normal na região.

Se ainda assim ficar pesado, você pode optar por outros bairros que também ficam coladinhos na UFSC como Carvoeira, Serrinha, Pantanal. Pesquisando bem você vai encontrar o lugar ideal para começar essa vida nova.

Para quem vai estudar na Udesc, em Florianópolis, as dicas são muito semelhantes. Na região há muitos imóveis para aluguel voltados a estudantes e os preços variam, mas certamente algum vai caber no seu bolso. De toda a forma, antes mesmo de se mudar, faça as contas, planeje tudo certinho, saiba exatamente o quanto vai precisar para viver na casa nova.

E para ter certeza que a volta às aulas será nota 10, conte ainda com todo o conhecimento e experiência da Terraz Aluguel Digital, a maior imobiliária de Florianópolis. Encontre a sua casa para esta vida nova, mais normal e totalmente universitária.