Volta às aulas: como organizar a sua rotina e o seu apartamento

Se você já voltou às aulas ou está prestes a voltar é comum ter dificuldades para retornar à rotina. Férias é bom demais, mas o merecido descanso, por vezes, também nos faz desacostumar, perder o ritmo e nos desorganiza. Por isso, confira essas dicas da Terraz Aluguel Digital para organizar o apartamento.

Saiba que morar próximo da Universidade facilita muito a rotina de quem ainda está estudando. Para encontrar o imóvel ideal em Floripa, próximo à UFSC, conte com a ajuda da Terraz Aluguel Digital. Neste conteúdo Volta às Aulas: 5 motivos para morar perto da Universidade explicamos melhor sobre as vantagens.

Para ter um bom desempenho e não reprovar em organização, reunimos dicas preciosas que vão te ajudar a organizar o apartamento e ter uma rotina de estudos tranquila e produtiva.

Limpeza física para organizar o apartamento

Separe um dia para organizar o seu cantinho de estudos que, na maioria das vezes, é o seu quarto. Confira os materiais, analise os documentos. Retire aquilo que não for usar mais. No caso de papéis, recicle.

Verifique também os livros. Eles são ótimas companhias, mas se você já leu ou se sabe que não vai mais utilizar, doe. Você pode entregar na biblioteca da sua própria instituição de ensino, para organizações que realizam trabalhos sociais, principalmente com crianças,ou para quem você conhece e tem certeza que fará bom uso. 

Depois de analisar tudo o que não será mais utilizado, incluindo objetos como canetas, mochilas, pastas, recicle, reutilize, doe e jogue fora apenas o que não tiver mais utilidade para outra pessoa. De qualquer forma, retire o que você não precisa mais.

Organize os materiais. Uma das formas mais adequadas para isso é utilizando caixas organizadoras. Nelas, coloque os itens de acordo com os semestres, disciplinas ou temas, como for mais fácil para você encontrar mais tarde.

Arrume tudo no seu devido lugar. Se tiver espaço no armário, guarde os materiais dos semestres ou períodos anteriores. Caso não tenha, encontre um local no seu quarto para deixar as caixas organizadoras. Por mais que não seja o ideal, mesmo expostas as caixas dão um ar de organização ao ambiente.

Coloque-as onde não vá te atrapalhar no dia a dia e, se possível, onde esteja menos visível para que seu espaço fique limpo e organizado, sem nenhuma poluição visual. Pode parecer besteira, mas na agitação diária, muita coisa à mostra pode te gerar irritação e até falta de concentração.

Limpeza digital

Essa organização deve ser feita também nos equipamentos que você mais utiliza como computadores. No decorrer dos estudos, o ideal é organizar tudo em pastas. Se você não tem esse costume, faça um esforço para adotá-lo. Rapidamente você vai perceber como esse simples cuidado vai facilitar tua vida.

Abra o computador, selecione os materiais de estudo, organize por pastas de acordo com as disciplinas, semestres ou temas, assim como fez com as caixas organizadoras. Adote uma espécie de sistema próprio que ficará mais fácil e prático para você. Elimine os documentos e arquivos que não serão mais necessários. 

Faça o mesmo para as disciplinas que você terá à frente. Crie pastas para cada uma e tudo relacionado a elas vá incluindo nestes espaços. 

Tenha lembretes

Outra dica importante para organizar a vida de estudante e para que você não perca  nenhuma data importante é usar post-its. A gente tem muita informação na cabeça, é tanto compromisso e responsabilidade que é possível esquecer algo.

Evite isso e anote tudo nestes mínimos cartões que, por serem tão coloridos e colocados em locais estratégicos, servem como ótimos lembretes para não esquecermos nada. 

Tenha uma agenda ou planner

Mais tradicional como a agenda ou mais atual como o planner, ambos têm como função ser uma espécie de auxiliar para não deixar esquecer nenhum compromisso. Se você não quiser gastar, a solução está na palma da mão. Utilize a agenda do seu celular, crie lembretes. 

Não conte apenas com a sua memória, ela pode falhar e você ficar com sérios problemas. A tecnologia está aí para te ajudar. Lembre-se de usá-la e não esqueça nada.

Tenha rotina de horários

A organização não significa apenas ter o espaço limpo ou deixar tudo registrado. Ela passa também pela rotina que você desenvolve para que tudo se torne mais fácil. 

Mantenha horário fixo para suas atividades. Assim, se sua aula é pela manhã, escolha qual o melhor horário para fazer seus trabalhos, para focar nos estudos. E deixe os demais períodos para as outras tarefas do dia a dia.

Siga este planejamento. Tenha disciplina e evite adiar responsabilidades ou perder prazos por não ter uma organização.

Tenha metas

Você sabe onde quer chegar: concluir os estudos com o melhor desempenho. Tenha metas para isso. Se você precisa desenvolver um artigo, defina quantas páginas deve escrever por dia. 

Se tem uma prova na semana que vem, estabeleça o que vai ser estudado diariamente para que toda a matéria seja repassada até a data do exame.

Metas fazem parte do seu planejamento como estudante e te conduzirão a ser um aluno nota 10.

Antecipe o que puder

Certamente você já teve que adiar algo ou ficou em apuros porque teve algum imprevisto, não é mesmo? Isso é normal e acontece com todo mundo. Não tem como fugir do imprevisível, mas você pode se prevenir. Uma das formas é antecipar o que puder.

Nos dias em que estiver mais tranquilo vá elaborando aquele trabalho, estudando para a prova ou adiantando quaisquer atividades. Além de fazer com tranquilidade, sem correria, você terá mais tempo para revisar e para ter certeza que está dando o seu melhor.

Não deixe para a última hora o que você pode adiantar.

Tenha um espaço para os estudos

Por fim, mas não menos importante, tenha um cantinho na sua casa ou no seu quarto para estudar. O local adequado deve ter, de preferência, uma escrivaninha ou móvel que gere conforto e bem-estar, deve ser silencioso, ter boa iluminação, ter conexão com a internet e ter à sua disposição, de fácil acesso, todos os materiais necessários. 

Mantenha este espaço, assim como sua casa, sempre organizado e limpo para evitar distrações e preocupações com outras responsabilidades. 

Se quiser saber como organizar apartamento, acesse nosso blog e leia Canais de conteúdo para quem está saindo da casa dos pais. Ali você encontra várias dicas super úteis para esse momento de organização. 

E se você está buscando um imóvel perto de universidade em Florianópolis, encontre agora mesmo a sua casa nova. 

Acesse o site da Terraz Aluguel Digital que tem diversos imóveis no Trindade, Centro e muitas outras regiões da cidade, e escolha aquele que é o ideal para você. Depois é só planejar a mudança, organizar apartamento e passar direto para a vida nova.